domingo, 22 de janeiro de 2017

Cunha vai detonar o palanque de Bolsonaro?

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o jornal Estadão noticiou que o lobista suíço Eduardo Cunha, que está preso desde outubro passado, já teria definido uma contagem regressiva para iniciar a negociação da sua delação premiada no bojo da midiática Operação Lava-Jato. Ele estaria insatisfeito com a possiblidade da prisão de sua esposa e com a “traição” dos seus comparsas no Congresso Nacional e no covil golpista de Michel Temer, que o abandonaram por completo. Ainda segundo o jornal, ele já teria “mandado recados” aos seus antigos aliados e deu um prazo até final de janeiro para abrir o bico. Um dos alvos da sua irritação é o PSC, legenda presidida pelo “pastor” Everaldo que pretende dar voos mais altos com o lançamento da candidatura presidencial do fascista Jair Bolsonaro.

Nem Temer salva o jornal O Globo

Por Altamiro Borges

O usurpador Michel Temer bem que se esforça para recompensar os mercenários da mídia que protagonizaram o “golpe dos corruptos”. Distribui verbas publicitárias – só para as revistonas o aumento da grana foi de 900% nestes oito meses – e garante outras benesses na alcova. Mas apesar deste socorro, a situação dos veículos de comunicação, principalmente da mídia impressa, é cada dia mais grave. Quem sofre são os profissionais destas empresas que são tratados como escravos – inclusive alguns jornalistas, mais realistas do que o rei, que teimam em chamar o patrão de companheiro. Nesta semana, a famiglia Marinho promoveu a fusão das redações dos jornais O Globo e Extra. Resultado: mais de 30 profissionais demitidos!

O que o Moro foi fazer no velório?​

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O cachalote, aquele em quem o professor Belluzzo identificou traços do "sábio idiota", foi a Porto Alegre para o velório do Ministro Teori.

"Nem tudo está perdido", disse Moro, de forma enigmática.

"Tudo", o que?

A prisao do Lula para que não seja candidato em 2017 ou 18?
Ou a jurisprudência do "não vem ao caso", no caso de tucanos gordos?

O velório de Teori e o sorriso de Serra

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Às vezes, quase sempre, em política e judiciário, o criminoso está presente no velório”. Teori Albino Zavascki

José Serra dando risada e a gangue de Temer reunida em torno do caixão no velório de Teori Zavascki.

Poucas imagens são tão emblemáticas da tragédia brasileira quanto essas.

Serra, citado na Lava Jato como destinatário de 23 milhões de reais que teriam sido pagos por meio de caixa dois em contas no exterior, tenta influenciar a escolha do novo ministro do STF.

Trump, Lava-Jato e a era das incertezas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

O que tem a ver a posse do bufão Donald Trump na presidência dos Estados Unidos e o futuro da Lava Jato no Brasil após a morte trágica de Teori Zavascki?

Estes dois fatos sem nenhuma ligação entre si têm um ponto em comum: jogam o Brasil e o mundo na era da incerteza.

Incerteza é a palavra mágica para definir o que está acontecendo neste começo de 2017 no momento em que ninguém pode prever o que vai acontecer amanhã, na semana que vem ou no próximo ano.

Temer e companhia no velório de Teori

Foto: Beto Barata/PR
Por Henrique Cartaxo, no site Jornalistas Livres:

A presença Temer e seus homens no velório de Teori Zavascki foi fotografada com empenho especial pela imprensa ali presente. O evento prometia as tais imagens de mil palavras.

Cumpriu a promessa, como era inevitável. E o Brasil já vê, e bem lê, o grupo de engravatados, Michel Temer, Alexandre de Moraes, Eliseu Padilha, Geraldo Alckmin, Rodrigo Maia, José Serra, velando um caixão coberto com a bandeira do Brasil. A foto não é a coisa fotografada: a imagem se descola da sua realidade e dá espaço para abstrações do simbolismo da cena.

Morte de Teori exige distância de Temer

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Glenn Greenwald, no site The Intercept-Brasil:

O ministro do Supremo Tribunal Federal responsável pela Operação Lava Jato morreu após o avião particular de pequeno porte em que ele era tripulante cair no mar na tarde de ontem. Embora não haja provas de que a queda não tenha passado de um acidente causado pelas condições meteorológicas, as circunstâncias políticas levaram a pedidos e, evidentemente, exigem uma investigação rigorosa e independente, assim como uma proteção robusta para que a investigação de corrupção possa prosseguir com integridade.

Meirelles foi a Davos leiloar o Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

Henrique Meirelles, o Ministro da Fazenda do governo golpista de Michel Temer foi a Davos, no Fórum Econômico Mundial, oferecer aos investidores facilidades para ingressar no Brasil, em uma verdadeira "doação" de nossas riquezas nacionais. Na verdade, embora a mídia comercial conservadora não tenha informado a respeito, Meirelles foi a Davos mostrar que o governo Temer está fazendo tudo o que manda o figurino neoliberal.

Previdência e a "revolução demográfica"

Por Osvaldo Bertolino, no site da Fundação Maurício Grabois:

Sua vida será pior quando você se aposentar? Essa pergunta foi feita a 5.500 pessoas em 11 países. Os entrevistados tinham mais de 25 anos, estavam empregados e nos melhores níveis de renda. Céticos, 56% dos franceses disseram que sim. Temerosos da crise, 53% dos japoneses concordaram. Desesperançados, 38% dos brasileiros assinaram embaixo. “O Brasil registrou o pior nível entre os países emergentes”, disse Norman Sorensen, responsável pelas operações internacionais da seguradora norte-americana “Principal”, que promoveu a pesquisa. “Os brasileiros estão profundamente desconfiados de que não vão receber seu dinheiro quando se aposentarem”, afirmou.