quinta-feira, 8 de junho de 2017

Mídia não consegue animar o consumidor

Por Altamiro Borges

A mídia chapa-branca, cevada com o aumento das verbas publicitárias, até que tentou convencer a sociedade de que o país estaria superando a crise econômica e voltando a crescer. Antigos urubólogos, como Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg – da Rede Globo – viraram os otimistas de plantão. Antes, durante os governos Lula e Dilma, até as notícias positivas eram acompanhadas do alerta: “mas vai piorar”. Agora é o contrário. O desemprego cresce, as empresas falem, a renda das famílias despenca, mas “o Brasil vai melhorar” – juram os mercenários da imprensa. Toda esta propaganda, porém, não está conseguido ludibriar a sociedade. Até parece que o covil golpista de Michel Temer está desperdiçando dinheiro público com os seus anúncios milionários!

Sheherazade e a retratação do SBT

Por Altamiro Borges

Silvio Santos, o bilionário proprietário do SBT, adora contratar fascistoides e outras figuras exóticas para trabalhar na sua emissora de televisão. Esta opção, porém, começa a dar dores de cabeça ao patrão e pode até resultar no questionamento legal sobre a concessão pública para as suas empresas. Na semana passada, o pseudo-humorista Danilo Gentili, que exibe o programa "The Noite", sofreu duas surras na Justiça em decorrência dos seus comentários que estimulam o ódio e o preconceito. Já nesta semana, a jornalista Rachel Sheherazade, âncora do principal telejornal da emissora, finalmente foi punida por suas declarações racistas. Vale conferir a informação postada no site "Notícias da TV" nesta quinta-feira (8):

Ações em defesa da democratização da mídia

Do site do FNDC:

Realizada no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), no dia 28 de maio, a 20ª Plenária Nacional do FNDC aprovou a agenda prioritária da entidade contendo seis principais pontos: fortalecer a Campanha Calar Jamais!, denunciar o desmonte e lutar pelo fortalecimento da radiodifusão pública; monitorar as outorgas de rádio e televisão; combater a entrega da infraestrutura de telecomunicações, defender a universalização do acesso à internet e a privacidades nas redes; fortalecer a comunicação alternativa, comunitária, popular e as mídias livres e articular estratégias de diálogo com movimentos sociais e centrais sindicais.

Coalizão de 145 igrejas pede "Diretas-Já"

Por Norma Odara, no jornal Brasil de Fato:

A Aliança ACT, uma coalizão internacional composta por 145 igrejas, lançou uma carta em repúdio aos retrocessos no Brasil, pedindo a saída do presidente golpista, Michel Temer (PMDB), do poder e a convocação de eleições diretas.

O Conselho Diretivo da Aliança ACT Global se reuniu nos dias 1 e 2 de junho, em Genebra, e expressou"profunda preocupação com a crise política brasileira". Para os religiosos, "a situação no Brasil exige cuidadosa atenção, compromisso e solidariedade permanentes".

No texto, eles ressaltam ainda que "com a escalada da violência, diminuem os espaços de participação democrática, sendo que as populações de baixa renda e marginalizadas são as mais afetadas" e pedem a revogação das reformas constitucionais, como o congelamento de investimentos sociais por vinte anos, a terceirização total da mão-de-obra, a reforma trabalhista, que extingue a mediação dos sindicatos e vulnerabiliza os trabalhadores, bem como o fim da reforma da Previdência.

O que quer a Rede Globo?

Por Guilherme Boulos, na revista CartaCapital:

A delação dos donos da JBS precipitou o declínio do governo Temer. Poucos na bolsa de apostas de Brasília acreditam na possibilidade de mantê-lo até 2018, apesar dos esforços desesperados de salvação. Temer perdeu as condições políticas para governar o País. Pesam contra ele não apenas denúncias, mas provas, vistas e escutadas amplamente.

O peemedebista aposta na tática de arrastar a crise, ao rechaçar a opção de renúncia e criar um falso ambiente de normalidade. Não tem outra saída. Mesmo se decidir renunciar, não poderá fazê-lo sem a busca de um acordo que salve seu pescoço. Caso contrário, corre o risco de sair do Palácio do Planalto direto para a prisão, dado que perderia o foro especial.

A conversão para a direita no mundo

Por Reginaldo Moraes, no site Brasil Debate:

Este artigo é um convite ao leitor para especular sobre algumas desgraças contemporâneas. Para isso, utilizo provocações de um livro de Thomas Frank – Pity the Billionaire: The Hard-Times Swindle and the Unlikely Comeback of the Right., Metropolitan Books, New York, 2012.

Frank ressalta a grande quantidade de pequenos empresários entre os ativistas e manifestantes do Tea Party. Donos de lojas, de restaurantes e assim por diante. Para eles, “regulação” é a visita do inspetor sanitário ou do fiscal, “achando” o que multar. É a pequena burguesia como bucha de canhão dos grandes piratas. Algo assim como os trouxinhas da nossa Avenida Paulista, berrando contra a corrupção e liderados por grandes sonegadores e corruptos.

E se Lula conseguir se eleger presidente?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Entre o dia 6 e o dia 27 de outubro de 2002, tanto quem votou em Lula quanto quem não votou tinha dúvidas sobre se ele seria empossado, se não seria acometido por “doença misteriosa” que impedisse sua posse ou até se não haveria um golpe militar com esse fim.

O fato é que, entre 1989 e 2002, perdurou crença de que Lula jamais chegaria lá. Diziam que seu “teto” era de “trinta por cento” do eleitorado, o que era suficiente para colocá-lo em segundos turnos, mas insuficiente para elegê-lo.

A forma da direita endinheirada fazer valer seus desígnios sempre foi estabelecer certezas inquestionáveis sobre o que poderia ou não acontecer. Lula nunca conseguir chegar lá era uma delas.

Eu mesmo, antes da posse, no primeiro dia de 2003, dizia que só acreditaria que Lula tomaria posse após essa posse se consumar.

Temer mentiu sobre as flores de Joesley?

Os personagens da novela mexicana,
inclusive Flora, a das flores, mãe de Joesley
Do blog Viomundo:

Michel Temer e sua esposa Marcela voaram no avião PR-JBS até Comandatuba, na Bahia, para participar de um evento do lobista João Doria, em 2011. Temer era vice-presidente.

O vôo seguiu de São Paulo até Comandatuba, de lá para Brasília e, dois dias depois, fez a rota Brasília-São Paulo. Temer teria voado em outra oportunidade no mesmo avião, para Porto Alegre.

O Learjet, como sugere o prefixo, pertence a Joesley Batista, o dono da JBS, ao qual Temer se referiu como ‘falastrão’. Depois de revelada a gravação da conversa entre os dois, à noite, no porão do Palácio Jaburu, Temer sugeriu que não tinha intimidade com o empresário — embora, na ocasião, tenha ouvido sem reagir, à confissão de crimes cometidos pelo dono da JBS, como o pagamento de propinas.

Fascista perde cargo no PSC por enviar nudes

Caíque com os vereadores Gilberto Nascimento
e Fernando Holiday. Foto: reprodução Instagram
Do blog Socialista Morena:

O PSC (Partido Social Cristão) anunciou na segunda-feira, 5 de junho, que Caíque Marcatt, de 31 anos, atual presidente da ala jovem do partido, foi desligado do cargo por enviar uma foto de seus órgãos genitais a uma integrante do movimento Direita São Paulo com quem discutia nas redes sociais. Caíque, que é casado e tem filhos, não aparenta arrependimento e passou a fazer piada com o tema no Facebook, dizendo ter sido “uma grande sacada” o que fez. A direção do PSC divulgou comunicado no Facebook comunicando o desligamento do exibicionista.

A incógnita militar e o pós-Temer

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – Michel Temer, presidente que mente

Michel Temer mente tão desbragadamente, que transforma em pecado capital até mentiras desnecessárias.

Para pegá-lo em mentiras, não há necessidade de engenho, nem de arte. Basta apontar uma suspeita, esperar o desmentido e apresentar a prova ou testemunho.

Confira no que ele transformou um episódio de carona em jatinho:

1. Informa-se que ele e família viajaram para Comandatuba no jatinho da JBS, quando já era vice-presidente. Uma falta média.

2. O Palácio nega qualquer viagem. Sustenta que a única viagem na época foi em avião da FAB. Apresentado o plano de vôo da aeronave, volta atrás. Foi a primeira mentira.

Gilmar Mendes e o julgamento no TSE

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A única certeza no julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE é a de que um país com Gilmar Mendes não corre o menor risco de dar certo.

Somos uma piada institucional.

Os dois grandes momentos destes dias foram, em ordem de excrescência: os meritíssimos combinando como fariam para não faltar ao lançamento do livro de Luiz Fux, ali presente; e o suposto “embate” entre Gilmar e o relator Herman Benjamin.

Os ânimos se exaltaram principalmente na discussão em torno da validade do conteúdo de delações premiadas, como as de executivos da Odebrecht.

O texto do Haddad e o fator Serra

Por Renato Rovai, em seu blog:

Quase tudo já foi dito sobre o texto que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, publicou na revista Piauí, mas que foi lido por dezenas de milhares por conta da força das redes digitais. Como acontece nesses casos de textos que “bombam” teve para todos os gostos.

Gente que achou grande e vai esperar virar filme, gente que achou simplesmente sensacional, gente que considerou ter faltado auto-crítica, gente que o tratou como um depoimento histórico. E assim por diante.