quarta-feira, 14 de junho de 2017

Homenagem ao aniversário de Che Guevara

Sem diretas, país está apodrecendo

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Amigo e homem de confiança de Michel Temer, o professor Gaudêncio Torquato encerra um artigo de hoje na Folha de S. Paulo com uma previsão sombria.

"Junho de 2017 parece monitorado pelos olhos do Big Brother de 1968," escreveu. A referência é direta. Na sequencia um ambiente de luta política pelo poder de Estado e mobilização social nas ruas, em 15 de dezembro de 1968 o país mergulhou na treva do AI-5, a pior fase da pior ditadura de nossa história.

Ninguém precisa confiar nas palavras de um cidadão que tomou parte ativa no golpe que derrubou Dilma e seguiu exercendo uma influencia reconhecida nos meses seguintes. É certo que se trata da visão de um observador interessado na defesa de Temer e em sua permanência no Planalto.

Greve geral contra a reforma trabalhista

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Já aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta de reforma trabalhista está em trâmite no Senado e pode ser consolidada no dia 28 de junho. Já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos e ainda passará por outras duas comissões antes de ir a plenário para votação.

Ao contrário do que pregam os favoráveis à reforma, a proposta não traz vantagens aos trabalhadores. No momento de crise econômica, o governo ilegítimo de Temer (PMDB) aposta em medidas que aumentam a rotatividade nos empregos e a jornada de trabalho, a diminuição de salários, além de dificultar o ajuizamento de ações na justiça trabalhista.

Os desafios da luta pelo socialismo

Do blog de Renato Rabelo:

O seminário sobre os 100 anos da Revolução Russa, promovido pela Fundação Maurício Grabois (FMG), encerrou seu ciclo com palestrantes de peso na noite desta segunda-feira, 12, no auditório da Federação dos Trabalhadores no Sistema Financeiro do RS (Fetrafi- RS), com o tema”A luta pelo socialismo no Século 21″. Estiveram presentes na mesa o ex-governador do RS, Tarso Genro (PT); o ex-ministro Roberto Amaral; e o presidente da FMG e ex-presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, atual presidente da Fundação Maurício Grabois.

O adversário de Lula é o tapete

Por Miguel Martins e Rodrigo Marins, na revista CartaCapital:

A resiliência de Lula impressiona. Alvo preferencial da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o ex-presidente continua a subir nas pesquisas, ao contrário de seus adversários citados em escândalos.

Encomendada pela Central Única dos Trabalhadores, a mais recente sondagem do instituto Vox Populi, divulgada na terça-feira, 6, revela um candidato imbatível tanto no primeiro quanto no segundo turno.

O petista ostenta impressionantes 40% das intenções de voto espontâneo, quando não são apresentados aos entrevistados os nomes dos prováveis postulantes, seguido à larguíssima distância pelo ultradireitista Jair Bolsonaro (8%), pela ex-senadora Marina Silva (2%) e pelo juiz federal Sergio Moro (2%), mais um delírio da casa-grande em busca desesperada por um oponente viável.

Aécio Neves fica sem salário e sem placar

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O presidente do Senado, finalmente, resolveu dar cumprimento à ordem judicial e suspender o mandato de Aécio Neves.

Que ficou sem salário, sem verba de representação, sem carro oficial e sem o nome no placar de votação dos senadores.

Claro que houve uma tentativa de recusar o cumprimento da ordem, que acabou sendo acatada porque o afastado senador primeiro está numa posição indefensável.

Trajano, Kfouri e o jornalismo esportivo

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

José Trajano e Juca Kfouri estarão na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, no dia 29 de junho, para discutir o jornalismo esportivo praticado no país atualmente. O debate terá como eixo o livro Ataque e Contra-Ataque: O jornalismo esportivo na perspectiva de duas trajetórias profissionais (Hucitec Ed.), de Edney Mota, que mediará a mesa.

PSDB deu o golpe para o PMDB governar!

A bolinha de papel de Miriam Leitão

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Não gosto de me meter em brigas de jornalistas. Mas o episódio abaixo teve intenções políticas óbvias, que transcendem as meras quizílias corporativas.

Estamos em plena era das redes sociais. Hoje em dia, celulares captam PMs assassinando pessoas em ruelas escuras, políticos sendo escrachados na rua, em casa, em aviões. Um funcionário da United foi filmado retirando um passageiro do avião.

Segundo a jornalista Miriam Leitão, no dia 3 de junho, ou seja, dez dias atrás, ela foi escrachada em um avião da Avianca por um grupo do PT. Segundo Miriam, não foi uma manifestação qualquer, foram duas horas (!) de ofensas.

PSDB mostra sua face: corrupto como Temer

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Com a saída de acadêmicos respeitáveis como Miguel Reale - ele é o autor do anteprojeto da Constituição de 1988 - e de lideranças empresariais progressistas como Ricardo Semler, o PSDB perde a última camada de verniz que poderia associá-lo a algo que lembrasse, ainda que remotamente, a social democracia.

O que sobra é a face de Michel Temer, que entrou na política pelas mãos de Fernando Henrique Cardoso.

No final da ditadura militar, a jornalista Sílvia Luandos era presidente do Diretório do PMDB em Indianópolis (bairro de São Paulo) quando apresentou Temer a Fernando Henrique, que se preparava para assumir o Senado no lugar de Franco Montoro.

Sobre o lugar histórico de Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Por Breno Altman, em seu blog:

A esquerda brasileira, em cem anos, desde a greve geral de 1917, produziu somente três grandes lideranças nacionais, capazes de ter suficiente apoio para assumir protagonismo e comandar o país.

A primeira delas, a mais heroica, foi Luiz Carlos Prestes, principal figura dos levantes tenentistas. Seu período de real influência foi dos anos 20 até os 60. Chefiou a coluna que levaria seu nome, conduziu a insurreição de 1935, passou quase dez anos preso e, apesar da clandestinidade e do clima anticomunista da guerra fria, além dos graves erros cometidos por seu partido e por si mesmo, desempenhou papel de relevo até o golpe de 1964. Não é à toa que encabeçava a primeira lista de cassação da ditadura.

Golpe trabalhista avança no Senado

Por Altamiro Borges

O Judas Michel Temer não sabe se dura até o final do mandato ilegítimo e nem se vai direto para a cadeia. A base aliada está afundando, com várias siglas ameaçando desembarcar do covil golpista. O PSDB decidiu manter o apoio à quadrilha do PMDB para salvar o cambaleante Aécio Neves, mas está sangrando. Mesmo assim, a cloaca empresarial, que financiou o “golpe dos corruptos”, segue impondo sua pauta regressiva no parlamento. Nesta terça-feira (13), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou a proposta de “reforma” trabalhista do tucano Ricardo Ferraço. Desta forma, a “assembleia dos bandidos”, conforme definição de um renomado jornalista português, deu mais um passo para extinguir a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Rocha Loures e a queima de arquivo

Por Altamiro Borges

Sem dar maiores detalhes sobre sua decisão, o ministro Edson Fachin, relator da midiática Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (13) a transferência do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures do presídio da Papuda para a carceragem da Polícia Federal em Brasília. A decisão foi motivada pela informação sobre a suposta ameaça de morte do ex-deputado e assessor especial do Judas Michel Temer. Em petição enviada ao STF, a defesa do homem-bomba, que pode devastar o covil golpista, disse que o pai de Rocha Loures recebeu ligação telefônica de um conhecido que alertou a família sobre a possibilidade do presidiário estar correndo “risco de vida”.

Temer castra até o Dia dos Namorados

Por Altamiro Borges

A mídia chapa-branca bem que tentou criar um clima de otimismo para o Dia dos Namorados – uma data comercial criada pelo publicitário João Doria, pai do atual "prefake" de São Paulo. Na véspera do 12 de junho, os jornalões e as emissoras de televisão divulgaram que o comércio teria uma alta nas vendas como decorrência da tão alardeada – e falsa – "recuperação da economia". A realidade, porém, mais uma vez jogou a credibilidade da imprensa no lixo. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (13) pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC-Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), as vendas caíram 9,61% na comparação com a mesma data do ano passado.