segunda-feira, 7 de agosto de 2017

As saídas para a crise no Brasil

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Durante a realização do 17º Congresso da FUP, Federação Única dos Petroleiros, em Salvador, no estado da Bahia, participei de uma mesa de debates na última sexta-feira, dia 4, sobre a atual conjuntura política e econômica, juntamente com João Pedro Stédile e Guilherme Boulos. Naquela ocasião tive a oportunidade de desenhar alguns traços que considero importantes da situação nacional em que estamos vivendo.

O Brasil está sendo governado por um presidente ilegítimo que se coloca de costas para o povo e contra o povo, ou seja a grande maioria da Nação. A classe dominante burguesa tomou de assalto o poder central do país, através de um golpe de Estado, pactuado entre eles.

Temer fechará 360 Farmácias Populares

Não houve qualquer fraude na Venezuela

Por Marco Weissheimer, no site Sul-21:

Há um consenso tanto no Direito quanto na Ciência Política que os impasses profundos das sociedades modernas são resolvidos com a convocação pelo poder político originário de uma Assembleia Constituinte. Na Constituição da Venezuela há expressa previsão que permite ao presidente da República convocar, via eleições, o poder constituinte. Então, não há que falar em fraude nem em ilegitimidade do processo constituinte.

A avaliação é do professor universitário, doutor em Direito Constitucional e integrante do Conselho Nacional do Ministério Público entre 2009 e 2015, Luiz Moreira, que foi um dos 47 observadores internacionais que acompanharam a eleição constituinte realizada no dia 30 de julho, quando os venezuelanos foram às urnas para escolher 545 membros de uma Assembléia Constituinte, que serão encarregados de formular uma nova Constituição para o país.

Mais uma etapa da Operação Estanca Sangria

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

O Congresso mais conservador desde 1964 cumpriu o papel que lhe cabia na Operação Estanca Sangria e enterrou a primeira denúncia por corrupção passiva da história do país contra um presidente da República. A cova é a mesma onde foi enterrada a democracia no ano passado, quando uma presidenta eleita foi deposta não por tentar comprar o silêncio de um criminoso ou por ter assessor flagrado carregando mala com propina, mas pelo hediondo crime das pedaladas fiscais.

Temer e a conciliação das máfias

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Com o seu tradicional alheamento, o Brasil assiste ao enésimo capítulo da chamada conciliação das elites. A palavra elite soa-me inadequada, por presumir, entre outras, qualidades intelectuais, primazia cultural, saber. No caso, aludo à conciliação das máfias que mandam neste país infeliz, cada vez mais insignificante e tragicamente ridículo.

Honra a quantos votaram “não” na noite de 2 de agosto, mas o espetáculo oferecido pela Câmara de Brasília com os sorrisos da apresentadora da Globo é altamente representativo das penosas condições em que o Brasil precipita.

Oração fúnebre para o Brasil

Por Aldo Fornazieri, no Jornal GGN:

No último dia dois de agosto de 2017 assistimos, paralisados, a morte moral do Brasil. Pela primeira vez na história, um presidente da República foi flagrado cometendo crimes e os falsos representantes do povo decidiram dar-lhe aval para que ele siga impune no exercício da mas alta magistratura do país sem que a tenha recebido da vontade do povo. Pelo contrário, deixaram-no no cargo contra a vontade da esmagadora maioria do povo. De lá para cá, o país sangra sem dignidade e o pavilhão auriverde tremula com as manchas cinzentas da vergonha.

Google está a caminho da ‘censura política’?

Do blog Diário do Centro do Mundo:

Nos últimos três meses, desde que o Google anunciou seus planos de não deixar que usuários acessem “fake news” (notícias falsas), o tráfego global de um amplo leque de organizações de esquerda, progressistas, contra a guerra ou em favor dos direitos democráticos teve queda significativa.

Em 25 de abril, o Google anunciou que havia implementado mudanças em seu serviço de busca para tornar mais difícil acessar o que chamou de informação de “baixa qualidade”, um conceito que inclui as chamadas “teorias de conspiração” e “fake news”. A empresa afirmou, num post de seu blog, que o propósito central da mudança em seu algoritmo de busca era obter maior controle na identificação de conteúdo considerado duvidoso em seus manuais. Declarou que havia “melhorado nossos métodos de avaliação e atualizado os algoritmos” de modo a “evidenciar conteúdos mais autoritários”.

O novo poder do Centrão rural

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Está na hora de encararmos certos fatos. Que milagre fará com que o eleitor que votou neste Congresso não eleja um outro pior ainda? Qual a chance de alguma coisa mudar para melhor com legislaturas cada vez piores? Fica todo mundo debatendo eleição de presidente. O problema e a solução estão no Congresso (Eduardo O. Cavalcanti, de Campo Grande, MS, no Painel do Leitor da Folha).

*****

Placar final na Câmara: 263 a 227 para o governo. Vitória do presidente Michel Temer e da sua nova base aliada em que o Centrão rural do baixo clero tomou o lugar dos cardeais do PSDB urbano na aliança comandada pelo PMDB.

Socialite golpista presa com mala de dólares

Da revista Fórum:

Proprietária da CVC Manaus, a socialite e empresária Isabel Christine de Mello Távora, foi presa pela Polícia Federal quando tentava embarcar para Miami (EUA) com uma grande quantia de dólares em uma mala, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste de Manaus. Ironicamente, Isabel, que postou uma foto ao lado de uma placa de sinalização, insinuando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “marginal”, foi presa por evasão de divisas.

A destruição neoliberal da indústria

Editorial do site Vermelho:

A indústria brasileira está parando e quem pisa no freio, com força, é o governo ilegítimo e ultra-liberal de Michel Temer, que leva às últimas conseqüências sua ação anti-industrialista.

O Brasil já foi campeão mundial de crescimento, entre o final da Segunda Grande Guerra e a década de 1980. Quando se mede a riqueza nacional em termos per capita (com dados do IPEA, calculados com o valor do dólar de 2013), o Brasil de 2013 era quase seis vezes maior do que o de 1947; ou 1,5 vezes maior do que o da década de 1980; ou 1,3 vezes maior do que o de 2002. Este crescimento, florescente até a década de 1980, começou a desacelerar deste então, e o Brasil continua patinando no mesmo marasmo.

Uma chance para a paz na Venezuela

Por José Dirceu, no jornal El País:

O massivo comparecimento à eleição da Assembleia Nacional Constituinte, convocada pelo presidente Nicolás Maduro, abre um caminho institucional e democrático para resolver a crise venezuelana.

Não se pode desconhecer a urgência de um acordo nacional que impeça a marcha para uma guerra civil – na prática já iniciada pela oposição. A maioria dos meios de comunicação se cala, mas é inegável a escalada dos atos e ataques paramilitares, de forma sistemática e organizada, nas últimas semanas e meses, para além das manifestações de rua e das decisões da maioria oposicionista na Assembleia Nacional que visam apenas derrubar um governo constitucional.