quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Henrique Meirelles e Consenso de Washington

Por Samuel Pinheiro Guimarães

1. O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual Ministro da Fazenda; ex-Presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e do FleetBoston Financial; ex-Presidente do Banco Central de 2003 a 2010, e, entre 2012 e 2016, Presidente do Conselho de Administração da holding J&F, de Joesley Batista, é o Programa do Mercado.

2. É o programa desejado com ardor (e promovido com recursos) pelos banqueiros, rentistas, grandes empresários comerciais e industriais, grandes proprietários rurais, donos de grandes órgãos de comunicação, gestores de grandes fortunas, executivos de grandes empresas e seus representantes no Congresso.

Um ano de tragédias e mentiras

Por Gleisi Hoffmann

A farsa montada para o afastamento definitivo de Dilma Rousseff da presidência da República completa um ano hoje. Nesse período, assistimos horrorizados a um processo de desmonte do Estado sem precedentes em nossa história. Para cumprir à risca o que se propôs, o PMDB e o PSDB esforçam-se para aprovar uma agenda retrógrada conduzida pela banca nacional e de Wall Street, retomando assim a desastrosa política econômica que sufocou e quebrou o país três vezes nos mandatos de Fernando Henrique Cardoso. No Brasil dos golpistas, o poder político virou mero coadjuvante do poder financeiro.

Ato político-cultural pela paz na Venezuela

Do site Vermelho:

Como demonstração de solidariedade ao povo venezuelano, diversas organizações brasileiras realizam, nesta sexta-feira (1/9), o Ato Político-Cultural pela Paz na Venezuela. A atividade, que acontece na capital paulista, terá a participação de lideranças políticas nacionais, além da apresentação de músicos que trazem em seu repertório temas da luta revolucionária latino-americana.

A ação, que é organizada pelo Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela, pretende reunir militantes e entidades que se identificam com a luta anti-imperialista e a defesa da revolução na Venezuela, como explica Paola Estrada, representante da Alba Movimentos (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América): 

Avanços e regressões na comunicação pública

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Os avanços, retrocessos e desafios da comunicação pública e da radiodifusão comunitária no Brasil foram discutidos neste sábado (26), em São Luís, no Maranhão. A atividade, parte de seminário sobre comunicação nas administrações públicas organizados pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, refletiu sobre o estado de aniquilação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a histórica criminalização dos veículos comunitários.

Peleja estratégica: Palmas para o Barão!

Por Luciano Siqueira, em seu blog:

Refiro-me ao Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que realizou no último fim de semana, em São Luis, com pleno êxito, o seminário ‘Desafios da Comunicação nas Administrações Públicas’.

Rica agenda de debates, temática oportuna e certeira, debatedores qualificados. A democratização da mídia como pedra de toque vis a vis concepções e experiências vivenciadas a partir do desafio de governar contribuindo para a elevação do nível de aspiração e de consciência política do povo.

Vale dizer, tendo a luta de ideias como o fio condutor irrecusável.

A Eletrobrás e a arrogância ignorante

Por César Benjamim, no site Outras Palavras:

A privatização da Eletrobras, a holding do nosso sistema elétrico, está na ordem do dia. Vejo pessoas postando que ela nunca deveria ter sido criada, pois, como as demais estatais, só foi cabide de empregos e fonte de corrupção.

É um erro crasso, que demonstra completo desconhecimento da história e das especificidades brasileiras. Precisamos de instituições que garantem a operação coordenada do sistema presente e planejam os investimentos para sua expansão, sempre com uma visão de conjunto.

Brasil de Temer: Passa-se o ponto!

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

As faixas espalhadas pelas grandes cidades espelham de forma trágica a realidade dura e crua de nossa crise profunda. A recessão provocada de forma intencional pela política econômica do austericídio só poderia mesmo ter conduzido a esse quadro. A opção deliberada foi pela combinação explosiva de uma política monetária de arrocho com uma política fiscal de cortes draconianos nas despesas. Ou seja, juros campeões do mundo com redução de gastos sociais.

Cuidado, os alquimistas estão voltando

Por Reginaldo Moraes, no site Brasil Debate:

O tempo é cruel. Não apenas quando olhamos nossa imagem no espelho ou nas fotos de juventude. Contudo, paradoxalmente, esse exercício faz bem para a saúde. Exemplo claro dessa regra é uma brochura publicada pelo departamento de “pesquisa” da consultoria Merrill Lynch em abril de 1999. The Book of Knowledge. Título bíblico, mas o conteúdo não faz questão de sê-lo. Faz questão de selo, o da ML, que na época valia alguma coisa. O subtítulo esclarecia a quais crentes se dirigia: Investing in the Growing Educationand Training Industry.

Os aleijões da política mundial

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

A política, em escala mundial, virou um caso ortopédico: amputar é o estilo de momento vencedor.

Vejam o nosso minipresidente, Michel Temer. Vai à China, não mais como um presidente, mas como um camelô. Leva 57 empresas estatais na mochila para oferece-las aos chineses. No discurso, é para impulsionar a economia. Na verdade, é para obter fundos para manter-se no poder, comprando votos de deputados e talvez, na sequência, de senadores. É uma amputação? É.

Os entreguistas perderam a vergonha

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:



Mídia e governo estão realmente determinados a tomar todas as medidas necessárias para prejudicar a população, e beneficiar alguns poucos privilegiados.

Duas notícias de hoje (clique nas imagens para ir à fonte):

Temer e o fim da rotulagem de transgênicos

Do blog Socialista Morena:

Tudo pelos ruralistas: enquanto edita uma medida provisória, com força de lei, para liberar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil, o governo ilegítimo de Michel Temer prepara um decreto que altera a rotulagem de alimentos transgênicos. Um tuitaço com a hashtag #DeOlhoNoT, convocado por organizações da sociedade civil, aconteceu hoje como forma de denunciar e expor a proposta ruralista.

O objetivo do decreto é substituir o projeto de lei 34/2015, com o mesmo fim, mas que ainda não foi aprovado pelo Congresso. Além de deputados e senadores terem mostrado resistência, mais de 15 mil pessoas enviaram mensagens rejeitando o projeto aos membros das comissões que analisam o texto.

A esposa de Moro e o "amigo" Zucolotto

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Após a revelação de que pode ter existido tráfico de influência e possível pagamento de propina em uma negociação de acordo de delação na Lava Jato de Curitiba, o juiz Sergio Moro admitiu à imprensa que sua esposa, Rosangela, teve sim sociedade com o escritório de Carlos Zucolotto, seu "amigo pessoal". Mas reforçou que a parceria se deu "sem comunhão de trabalho ou de honorários", numa tentativa de preservar a mulher das denúncias que agora caem sobre os ombros de Zucolotto.

Temer apavorado com votação do rombo fiscal

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Como eu já disse, Temer viajou bem nervosinho para a China e por muitos motivos. Primeiro deles, a entrega da delação de Lúcio Funaro ao STF, primeiro passo para a apresentação da segunda denúncia contra ele. Outro, não menos grave, a completa desarticulação em sua base de apoio, que ficou exposta na noite desta terça-feira, na sessão do Congresso para remover os vetos da pauta, e promete outro desnudamento hoje, na votação destinada a legalizar o aumento do rombo fiscal para este ano e para 2018. O clima foi de barata-voa, com deputados governistas fazendo corpo mole, dificultando o quórum e impondo mais mudanças no Refis, o projeto que busca recursos aliviando multas e juros para devedores. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, quase apanhou fisicamente na sessão bicameral.