sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

As verdadeiras provas contra Lula

Por Adriana Dias, na revista Fórum:

O Brasil passa por um momento extremamente difícil. Estamos não diante de um julgamento de um ex-presidente, mas diante de uma escolha pelo futuro de uma nação. De um lado, há os que temem Lula. Do outro, os que o sabem como a possibilidade concreta da volta do PT ao poder. Talvez os dois lados saibam disso, aliás. Os que temem Lula têm verdadeiras provas contra ele: Lula transformou a paisagem da fome, quase um panorama tido como “natural” no Brasil, de forma nunca vista. O impossível se transformou em uma década, mais de 50 milhões de pessoas saíram da miséria e da pobreza – e o Brasil, do Mapa da Fome.

O Programa Bolsa Família aqueceu a economia brasileira, o pobre podia comprar e as grandes redes podiam vender, a indústria se aqueceu. Consumo é a chave de uma economia vibrante. Não é apenas redistribuição de renda, mas investimento em circulação econômica. Mas a elite não entendeu isso. Prefere o pobre escravizado. A elite brasileira admira a Noruega, mas quer viver com mão de obra escrava. Não consegue aceitar vencer a desigualdade, o que é essencial para criar um Brasil Noruega…

Outra prova que pesa contra o Lula foi o efetivo aumento do salário mínimo. Houve tempo que um só produto pagava todos os trabalhadores de uma fábrica, e os escravagistas de plantão não aceitam que novos tempos tenham chegado. Além disso, Lula investiu em educação e saúde, e com a ascensão da pobreza ao mundo que era apenas da classe média, a classe D e C chegou aos aeroportos e a universidade. Não sei o que incomodou mais a elite, ver a doméstica no avião ou a filha dela na USP ou estudando medicina com ProUni. Sobre esse ponto tenho dúvidas.

Essas são as verdadeiras provas contra Lula, as que causam a convicção dos promotores e juízes a serviço da elite. O povo sabe, no entanto, que o julgamento que se aproxima decidirá entre todos com Lula, contra a elite. Simples assim. Lula está do lado do povo, sempre esteve. E o povo, quer nas ruas, nos shows de Chico, ou nos bares tem gritado por Lula. Justiça para Lula e para todos. Precisamos de Lula, livre. Precisamos de Lula presidente. Afinal, as verdadeiras provas criminais apontam para outros presidentes e presidenciáveis, mas esses parecem intocáveis. Contra Lula, apenas há a raiva da elite, hidrofóbica, colonial, e essa venceremos de mãos dadas, porque a esperança não se calará: com sinceridade, com toda certeza, Lula lá, brilha nossa estrela.

*Adriana Dias é formada em Ciências Sociais e mestre e doutoranda em Antropologia Social pela Unicamp. Coordena o Comitê “Deficiência e Acessibilidade, da Associação Brasileira de Antropologia. Também é membro da American Anthropological Association.

0 comentários: