sábado, 3 de fevereiro de 2018

O trabalhador está vivendo de "bico"


A dilapidação dos empregos com carteira assinada está mais célere do que se esperava: menos de um ano após a “reforma” trabalhista ser aprovada pelo consórcio PMDB-PSDB, o número de brasileiros na informalidade disparou e superou pela primeira vez os que têm CLT. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, no último trimestre do ano passado o país tinha 34,31 milhões de trabalhadores atuando como autônomos ou na informalidade, contra 33,32 com carteira assinada e direitos garantidos, como férias anuais, FGTS e 13º salário. Houve uma queda de quase 1 milhão no número de trabalhadores com carteira em relação ao mesmo período de 2016.

Em 2016, antes de a “reforma” ser aprovada por Temer com a promessa de que geraria mais empregos, cerca de 34 milhões de trabalhadores estavam sob o regime de CLT no quarto trimestre do ano, contra 32,6 milhões ocupados em vagas sem carteira assinada ou por conta própria. Enquanto isso, o desemprego continua em alta: 12,7%. O índice de desempregados também o maior desde 2012. Em 2016, a taxa havia ficado em 11,5%.



O desemprego disparou desde o golpe

“O número de trabalhadores com carteira assinada, que já chegou a 36,6 milhões em 2014, agora ficou em 33,3 milhões. Em três anos, perdemos 3,3 milhões de postos de trabalho com carteira”, disse o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. Agricultura, indústria e construção foram os que mais perderam trabalhadores. “Nesses 3 anos, a queda na agricultura foi de 10,4%, na indústria, -11,5%, e na construção, -12,3%. Parte desses postos foram compensados em grupamentos que têm um processo de inserção mais voltado para a informalidade, como comércio, outros serviços e alojamento e alimentação”, explicou Cimar.

Os últimos três anos foram justamente os anos em que se intensificou a campanha jurídico-midiática contra o PT, a partir da reeleição de Dilma Rousseff, quando o tucano Aécio Neves ficou inconformado com a derrota. Para quem insiste em dizer que “a culpa é da Dilma”, lembramos como estava o país antes de os paneleiros e a mídia lançarem o nosso país no caos [assista o vídeo].

0 comentários: