terça-feira, 24 de abril de 2018

Temer desmonta o Sistema Único de Saúde

Ilustração: Marcio Baraldi
Por Aristóteles Cardona Júnior, no jornal Brasil de Fato:

Há pouco menos de um ano, escrevi aqui no Brasil de Fato sobre o processo de fechamento da rede própria do Programa Farmácia Popular. Na ocasião, denunciava o golpe no programa que levaria ao fechamento de mais de 400 farmácias instaladas estrategicamente em locais de maior necessidade no país. Menos de um ano depois, o assunto volta à tona. Não satisfeitos com estes fechamentos, o governo de Temer agora põe em risco o convênio que sustenta o Programa Aqui Tem Farmácia Popular, que beneficia milhões de pessoas, fornecendo medicamentos através de parceria com farmácias da rede privada.

Apesar de apresentar um leque de medicamentos bem inferior ao que estava presente na rede própria, o convênio em questão possui um amplo alcance, estando presente em mais 30 mil farmácias espalhadas em todo o Brasil. Através dele, a população consegue ter acesso a tratamentos importantes, como medicamentos para hipertensão arterial sistêmica, asma e a diabetes.

Não é à toa que Temer e seus apoiadores possuem tanta rejeição na população. Ações como estas escancaram, dia-a-dia, a falta de compromisso com a nossa realidade. E enquanto fazem isso, a população brasileira continuará pagando pelo golpe. Para isso, basta saber que a família brasileira já gasta, em média, metade do seu orçamento com saúde na compra de remédios. E, ao que parece agora, é uma situação que deve piorar.

Vale ressaltar que o contínuo desmonte do Programa Farmácia Popular está dentro de um grande projeto. Infelizmente, um projeto de enforcamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Acontece hoje uma grande articulação entre empresários da saúde e o governo para que o SUS funcione de acordo com os interesses do setor privado e não de acordo com a necessidade do país e de nosso povo. Por conta do espaço, voltarei a tratar deste tema brevemente em futuras colunas.

Sabemos que nosso sistema de saúde tem muito o que melhorar. Mas muito já conquistamos e precisamos lutar por estas conquistas. Como costumo escrever aqui, precisamos cada vez mais de um SUS do tamanho do povo brasileiro. Do tamanho da nossa necessidade. Se de um lado estão governo e empresários querendo enfraquece-lo, sejamos nós a lutar por ele. Resistir no que já conquistamos e seguir brigando por um SUS cada vez maior, do tamanho do povo brasileiro.

0 comentários: