sexta-feira, 4 de maio de 2018

A PF e a "Veja" da porta de cadeia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

É claro que a revista Veja e o pena de aluguel que se prestou ao papel de escrever a “reporcagem” da edição que estará amanhã nas bancas, sobre a suposta vida de Lula na cadeia se prestaram ao papel de canalhas que, afinal, nem lhes seria novidade.

Afinal, não é possível imaginar que o dito “repórter” tenha entrado clandestinamente numa ala onde, por todas as razões, ninguém tem acesso não-autorizado, onde nem mesmo um Prêmio Nobel da Paz, como Adolfo Perez Esquivel ou governadores de Estado não podem entrar.

Se entrou, foi com a cumplicidade da alta direção da PF, ilegalmente.

Se não entrou e não passou da portaria, onde a imprensa pode chegar, todo o texto é mentira. Aliás, é evidente que é, porque é inimaginável que Lula vá discutir questões internas do PT com os dois guardinhas da porta.

Mas a nota, hipócrita, divulgada pela PF, dizendo que “grande parte das informações constantes na reportagem são equivocadas e imprecisas” é ridícula e hipócrita, porque resulta da promiscuidade, de longa data, entre Veja e a Polícia Federal, que ficou patente na capa do “Eles sabiam de de tudo” de 2014, à véspera da eleição.

Aliás, é de doer que a PF vá “apurar” a circulação do jornalista por suas instalações, como se alguém pudesse perambular pelo cárcere de Lula sem autorização.

A menos que a Veja tenha cúmplices na hierarquia da PF, o que ajuda a explicar a “nota de esclarecimento” da Federal.

Se houvesse imprensa no Brasil, este escândalo seria apurado com ganas pelo restante da mídia. Como não há, vai passar ignorado.

Mas a Polícia Federal está com a bunda de fora.

A defesa de Lula, com quase certeza, pedirá à juíza responsável pela execução penal (penal, por enquanto) de Lula a abertura de uma investigação sobre a eventual cumplicidade entre a PF e a revista.

Que tem muito pouco a ver com a preservação do sigilo da fonte a que o jornalismo tem direito.

Tem a ver com o suposto “acesso” a áreas restritas, o que não é coberto por isso.

O que é meio caminho andado para a revelação da promiscuidade entre o pasquim colorido e os meganhas politizados.

Que formaram, juntas , uma verdadeira organização criminosa, termo que gostam tanto de usar.

1 comentários:

João Custódio Vieira Filho disse...

Que não se duvide das sacanagens da PF. Lembremos do episódio da canalha mara gabrilli/psdb que entrou com uma câmera na cela do Dirceu e saiu dizendo que a cela era um loft. Certo que a pf fez vista grossa. No caso da reporcagem da veja, no ajuntamento com a pf,é formação de gangue.