segunda-feira, 12 de março de 2018

Doria avisou: cunhado pode afundar Alckmin

Por Altamiro Borges

Em agosto do ano passado, o “prefake” João Doria, que bicou seu padrinho político na disputa pela vaga do PSDB nas eleições presidenciais, insinuou que um sinistro cunhado ainda poderia detonar as pretensões de Geraldo Alckmin. Matéria do jornal Valor, assinada por Rosangela Bittar, detalhou a fritura na ocasião. “Não é segredo. Doria está fazendo gato e sapato de Alckmin. Não há um tucano paulista, dos bem autênticos, que não tenha uma história para contar sobre o bombardeio do prefeito contra quem imagina ser seu adversário interno. Os interlocutores estão saindo horrorizados com a má propaganda e a baixa perspectiva que se cria para Alckmin: Doria não perde oportunidade de dizer que vem aí uma bomba, uma delação irrespondível, que esse ‘negócio de cunhado é difícil’”.

O bizarro encontro entre Temer e Lúcia

Por Tadeu Porto, no blog Cafezinho:

Que a República Nova ruiu em 2016 eu já suspeitava, só não sabia que o velório ia ser tão vergonhoso e aterrorizante.

[Pelo menos não podemos condenar a história ou o acaso, afinal, nesse período horripilante da nossa trajetória, cada figura que se destaca parece ter saído direto de um filme de terror.]

Com ou sem a direção do Zé do Caixão, as instituições estão funcionando normalmente, dizem os golpistas no primeiro microfone que aparece na sua frente.

Ameaça a Alckmin se chama Álvaro Dias

Por Renato Rovai, em seu blog:

Mesmo sem ter conseguido emplacar dois dígitos nas pesquisas eleitorais até o momento, após governar o maior estado da federação por quase quatro mandatos, Alckmin parecia estar conseguindo empinar sua candidatura para uma ida segura ao segundo turno por alguns motivos. Não teve adversários internos no PSDB e por absoluta necessidade Serra e Aécio terão de apoiá-lo, mesmo que de forma discreta. O plano Huck parece ter sido deixado de lado. E Lula deve ter sua candidatura impedida. Se é que não estará preso durante o processo eleitoral.

A prisão de Lula e o fim das ilusões

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Ilusão 1 – o fim do Estado de Exceção

Alguns sonhadores acreditavam que, consumado o objetivo do golpe – o impeachment e a inabilitação de Lula como candidato – haveria um refluxo do Estado de Exceção. Hoje em dia, apenas Fernando Henrique Cardoso sustenta essa falácia – sabendo que as pessoas acreditam que ele não acredita em uma vírgula do que fala.

Hoje em dia, qualquer pessoa contrária ao sistema está sob ameaça. Os exemplos são diários:

A agonia de Aécio, vítima de si mesmo

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A história de Aécio Neves é uma fábula moral sobre aonde levam os baixos instintos na política - e, por que não, na vida.

Com todos os sinais à frente de si e o exemplo de Carlos Lacerda no passado, Aécio se atirou numa aventura golpista que acabou por engoli-lo.

Ainda vamos ouvir falar muito dele neste ano. Dificilmente sob um aspecto positivo.

Juca estava certo: "Com Supremo, com tudo"

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Uma das figuras mais abomináveis da política brasileira, o senador Romero Jucá, do MDB de Roraima, presidente do partido no poder, estava certo.

“Com o Supremo, com tudo”, como ele anunciou ao delator Sérgio Machado, a estratégia para derrubar Dilma Rousseff e colocar Michel Temer em seu lugar já é uma realidade num caminho sem volta.

Menos de dois anos após o golpe parlamentar, tudo o que está acontecendo confirma as previsões de Jucá.

Folha faz o necrológio eleitoral de Marina

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Um curioso editorial habita a edição deste domingo da Folha.

É o que se dedica a fazer o necrológio eleitoral de Marina Silva.

Uma pergunta mais uma vez se coloca face à disputa presidencial de 2018: por onde anda Marina Silva (Rede)?

Ora, todo mundo sabe por onde anda Marina Silva, o problema é que fica “feio” dizer.

Ameaças fascistas à autonomia universitária

Professor Carlos Zacarias. Foto: Fernando Duarte/ Bahia Notícias
Do site Vermelho:

O professor Carlos Zacarias, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conselheiro da revista Crítica Marxista, foi intimado a depor na justiça por ter organizado um curso intitulado "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", em protesto contra o intervencionismo do Ministério da Justiça na vida universitária, que atenta contra a liberdade de pensamento e de pesquisa e a autonomia universitária.

Fórum Social Mundial começa em Salvador

Da Rede Brasil Atual:

Com o tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”, o Fórum Social Mundial (FSM) deve ser um evento de resistência contra os retrocessos e os ataques à democracia no Brasil. Criado em 2001, em Porto Alegre, o FSM 2018 será realizado entre terça (13) e sábado (17), em Salvador.

Com programação vasta e diversificada, o evento terá como território principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de outros locais da capital baiana, como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade. Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, reunidas para debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes e genocídios que diversos países enfrentam na atualidade.

Basta impedir Lula nas eleições?

Foto: Ricardo Stuckert
Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

A rejeição pelo STJ do pedido de habeas corpus para o ex-presidente Lula não causa a mais pálida sombra de surpresa. Que esperar de uma pretensa Justiça pontual aliada no golpe dos outros dois Poderes da República? É do conhecimento até do mundo mineral que o estado de exceção precipitado pelo impeachment de Dilma Rousseff teve e tem como objetivo central alijar Lula das próximas eleições.

É a consagração paradoxal da liderança do ex-presidente, reconhecido como entrave fatal à sujeição do País às vontades “das multinacionais, dos setores financeiros e do mercado”, como sentencia Christophe Ventura, do Parti de Gauche, na entrevista a Leneide Duarte-Plon publicada nesta edição.

Temer, Cármen Lúcia e o caso de polícia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O advogado de Lula no STF pediu audiência à presidente da Corte, Cármen Lúcia, em 21 de fevereiro; até hoje não recebeu resposta. A pessoas próximas, “Carminha” diz que não pegaria bem se encontrar com o advogado de alguém que tem processo na Corte que preside. Porém, no sábado 10 de março ela recebe, reservadamente, alguém que também vai julgar, Michel Temer, de quem um colega de “Carminha” no STF acaba de pedir quebra do sigilo bancário. Esculhambação é isso, o resto é fichinha!