sexta-feira, 27 de abril de 2018

A comunicação nos governos progressistas

Boechat e a misoginia nossa de cada dia

Por Nathalí Macedo, no blog Diário do Centro do Mundo:

Em mais uma demonstração de seu jornalismo opinativo duvidoso, Ricardo Boechat não fez questão de esconder a misoginia ao comentar a proibição de visitas ao ex-presidente Lula, determinada pela juíza Carolina Moura Lebbos – que, aliás, concedeu liberdade condicional a Pedro Barusco, ex-executivo da Petrobras e condenado a 18 anos em regime fechado, dispensando até a tornozeleira eletrônica.

Rigidez seletiva: a gente vê por aqui.

A mais longeva ditadura de nossa história

Por Roberto Amaral, em seu blog:

Completaram-se, no último 1º de abril, 54 anos da implantação da mais longeva ditadura de nossa história, com todo o seu acervo de tragédias sociais e individuais, e profundo atraso político. Suas consequências ainda se fazem sentir, pois estão na raiz dos dramas de nossos dias, cujo desfecho não podemos divisar: em alguns momentos a ‘luz no fim do túnel’ nos enche de esperanças; noutros sugere um trem na contramão.

Clima de horror contra a Eletrobras

Editorial do site Vermelho:

A pressa do presidente usurpador Michel Temer em entregar a Eletrobras para o grande capital privado, sobretudo estrangeiro, move uma tentativa de negociata com ingredientes semelhantes àqueles que quase sempre foram cometidos em iguais atentados contra a economia brasileira, o Estado nacional e a soberania do país.

Metrô já registrou 57 falhas graves em 2018

Por Rodrigo Gomes, na Rede Brasil Atual:

No dia em que completou 50 anos, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) registou a 57ª falha grave – chamada oficialmente de "incidente notável', quando a circulação é afetada por mais de 5 minutos – ocorrida este ano. Em apenas quatro meses, esse tipo de falha já superou metade do número total de incidentes notáveis ocorridos em 2017, quando foram registradas 102 ocorrências do tipo. Na terça, a linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) chegou a ser totalmente fechada pela manhã, com reflexos e lentidão atingindo também as linhas 2-Verde (Vila Prudente/Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda).

Economia mexicana: lições para o Brasil?

Por Nathalie Marins, no site Brasil Debate:

Muitos economistas acreditam que políticas liberalizantes e de ampliação do grau de abertura comercial e financeira resultam, necessariamente, em maior crescimento econômico. No Brasil, por exemplo, esta visão respalda o argumento de que o excessivo intervencionismo estatal e o grau de abertura internacional (visto como insuficiente) são entraves ao crescimento e ao desenvolvimento econômico. Contudo, se assim fosse, o “modelo mexicano” estaria destinado a ser o garoto-propaganda desta visão.

Educação é direito e não mercadoria

Por Luiza Dulci, na revista Teoria e Debate:

No último dia 17 de abril o Senado aprovou um empréstimo do governo federal no valor de US$ 250 milhões do Banco Mundial para financiar ações do novo ensino médio brasileiro. A aplicação do recurso tem previsão de cinco anos e ele será destinado a fundações ligadas a empresas e bancos, que deverão coordenar a capacitação de gestores públicos para a implementação dos novos currículos – os itinerários formativos – atualmente em fase de discussão.

Os empréstimos não obtiveram grande repercussão, não viraram notícia, por assim dizer. Mas deveriam.

Os descaminhos da globalização

Por Luiz Gonzaga Belluzzo, na revista CartaCapital:

CartaCapital nasceu em 1994, ano do Plano Real, com o mundo e o Brasil em êxtase desde os 80 com as pregações da nova economia. Crises financeiras fustigaram o Japão em 1989, o México em 1994, iriam abalar a Ásia em 1997 e o Brasil em 1999, mas, na visão de muitos, a economia global vivia os confortos da “Grande Moderação”.

Essa senhora exibiu seus brilhos nos 90 e chegou ao narcisismo autocongratulatório na primeira década do Terceiro Milênio. A “Grande Moderação” alimentava certezas pacificadoras que garantiam o caráter benfazejo da globalização e de seus frutos sociais, bons para todos. Eram celebrados os benefícios da abertura comercial e da liberalização das contas de capital.

Lava-Jato e o jornalismo de guerra da Globo

Por Jeferson Miola, em seu blog:

A decisão do stf abre caminho para a nulidade não só do processo do sítio de Atibaia, como também para a anulação da farsa do tríplex armada por Moro, Dallagnol e Globo para perseguir, condenar e prender Lula.

As razões para isso são robustas: [1] se houvesse crime, a jurisdição para julgamento seria a justiça federal de São Paulo, nunca a de Curitiba; e, [2] em caso de processo penal, deveria ser observado o juiz natural do caso, princípio constitucional que excluiria Sérgio Moro da condução dos casos.

A “xepa” de Antonio Palocci

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Alguém acredita que a Procuradoria Geral da República teria recusado a delação de Antonio Palocci se esta contivesse indícios minimamente críveis contra o ex-presidente Lula?

Como, se Lula é a obsessão de nove entre dez procuradores que se acham designados por Deus para dar fim ao “lulopetismo que desgraça o Brasil”?

Palloci, rejeitado pelas “forças-tarefa” de Dallagnol e de Janot baixou a rebotalho de delegados e agentes policias para negociar uma delação que, a esta altura, só “vale” pelo que puder produzir com frases de efeito como aquela do “pacto de sangue” com Emílio Odebrecht.

Aécio fez Joesley pagar compra de jornal

Por Aloísio Morais, no site Jornalistas Livres:

Não há como negar, boleto para pagamento do IPTU obtido pelos Jornalistas Livres comprova que realmente a J&F, a holding de Joesley Batista, pagou a compra do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, por R$ 17 milhões, a pedido do senador Aécio Neves. Isso é mais uma prova de que o senador Romero Jucá, do MDB, sabia mesmo muito bem do que dizia quando se referiu ao colega mineiro como o “primeiro a ser comido”, durante diálogo telefônico com o ex-presidente do PSDB e ex-senador Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

Liberdade de Lula terá de ser obtida na luta

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O contra-ataque selvagem dos sentinelas da Lava Jato na mídia para condenar a decisão da 2a Turma do STF que retirou as delações premiadas de executivos da Odebrecht da guarda de Sérgio Moro para enviá-las a São Paulo é mais grave do parece.

Representa uma tentativa de definir um novo limite, ainda mais estreito, para o espaço de liberdade que pode ser usufruído por Lula - e, através dele, pelo PT, pelos movimentos sociais e dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras que se opõem ao projeto anti-nacional em curso desde o trágico abril de 2016.