quinta-feira, 24 de maio de 2018

Petrobras e Eletrobras derrotam Temer

Por Altamiro Borges

Politicamente, o golpista Michel Temer está morto. Odiado pela sociedade, como atestam todas as pesquisas, ele até já desistiu da maluquice da sua candidatura à “reeleição” – como se algum dia ele tivesse sido eleito presidente. “Humilde”, passou o bastão ao rentista Henrique Meirelles, que deve afundar ainda mais com o agravamento da crise econômica. Isolado, o Judas reza agora pela vitória de um “aliado” nas urnas e para conseguir um carguinho no próximo governo. Do contrário, com a coleção de denúncias que pesam contra ele por roubalheira, pode terminar os seus dias na cadeia. Neste final de “xepa”, Michel Temer sofre derrotas seguidas. A primeira foi com o enterro da contrarreforma da Previdência. Nesta semana, mais dois revezes graves.

Parente devia ser chutado da Petrobras

Por Altamiro Borges

Pedro Parente, presidente da Petrobras imposto pela quadrilha de Michel Temer, até outro dia era bajulado pela mídia privatista. Ele chegou inclusive a ser cogitado como possível presidenciável do covil golpista. Os adoradores do deus-mercado aplaudiram sua política criminosa de liberação geral dos preços dos combustíveis, que ficaram ao sabor das flutuações internacionais do produto, e sua ação destrutiva de desativação das refinarias, que serviu apenas aos interesses das multinacionais do petróleo. Agora, com a greve dos caminhoneiros e o risco de desabastecimento em vários cantos do país, já há quem peça a cabeça do responsável pelo apagão nos transportes – inclusive caciques neoliberais do MDB, do DEM e do PSDB.

Crise política e as sombras sobre o Brasil

Por Rodrigo Vianna, no blog Viomundo:

Começa a faltar gasolina no aeroporto de Brasília.

Ceagesp desabastecida por causa da paralisação dos caminhões.

Motoqueiros, de forma caótica (em São Paulo são milhares), se rebelam.

Escolas particulares pararam hoje e podem ter greve a partir de segunda.

Portuários e petroleiros ameaçam parar.

Seria o quadro perfeito para a esquerda dar a contra ofensiva.

Porto de Santos deixa Temer em apuros

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Que semana para Michel Temer. Ele lançou Henrique Meirelles à Presidência por não ter nenhuma chance de ser o candidato do MDB. Disse que quem não apoiasse Meirelles deveria sair do partido, mas teve de engolir o presidente do Senado, Eunicio Oliveira, reagir: “Não vou sair e ninguém me tira”. Pediu “trégua” a caminhoneiros grevistas e ouviu um sonoro “não”. Viu o Congresso enterrar de vez sua tentativa de privatizar a Eletrobras.

Não bastasse tudo isso, o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão auxiliar dos parlamentares, mandou o governo desfazer um contrato assinado, em 2015, pelo ministério dos Portos com uma empresa atuante no Porto de Santos, Libra, cujos donos são financiadores eleitorais de Temer. Dele e de seu velho parceiro Eduardo Cunha, ex-deputado preso por corrupção.

Para entender a greve dos caminhoneiros

Por Juliane Furno, no jornal Brasil de Fato:

Um grande protesto de caminhoneiros rompeu nas principais rodovias do país no dia 21 desse mês e está mobilizando discussões Brasil afora. O motivo do protesto são as sistemáticas altas no preço do combustível nos postos de gasolina, principalmente o Diesel, que, no acúmulo de 12 meses, teve um aumento de 12% ao consumidor.

O movimento dos caminhoneiros autônomos reivindica que alíquota do PIS/Pasep e o Cofins seja zerada e que haja a isenção do imposto que incide sobre combustíveis, o CIDE.

Fundo Soberano e o Brasil de joelhos

Por Marcelo Manzano, no site da Fundação Perseu Abramo:

Michel Temer segue firme em seu propósito de fazer o país retroceder. Não satisfeito com o desmonte dos pilares de nossa Constituição, com a regressão econômica e social que produziu nos últimos dois anos, agora se volta contra o Fundo Soberano do Brasil (FSB), de olho nos 23 bilhões de reais que poderá arrastar para o caixa do governo federal e assim evitar o descumprimento da chamada Regra de Ouro (que proíbe o endividamento do governo para cobrir despesas correntes).

Globo estimula clima de caos no país

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A cobertura da Globo – a Globonews mal toca em qualquer outro assunto – mostra como o poder da mídia se exerce sem qualquer pudor.

É claro que há problemas com a greve dos caminhoneiros, mas são menores que a sensação de caos que está sendo incutida na população.

Incutida, mais que mostrada.

Dez ações golpistas contra a Venezuela

Do blog Resistência:

O jornal cubano Granma descreve dez ações desestabilizadoras que se tornaram públicas, nas últimas 48 horas, contra o governo legítimo de Nicolás Maduro.

Enquanto milhares de pessoas foram até as proximidades do Palácio de Miraflores para celebrar a reeleição do presidente Nicolás Maduro, a oposição, os Estados Unidos, a União Europeia e a direita latino-americana apresentaram um plano de desestabilização – já há muito previsto – contra o novo processo democrático que aconteceu no domingo (20) na Venezuela.

Crise pode levar a golpe dentro do golpe

Por Renato Rovai e Ivan Longo, na revista Fórum:

O pais está em alerta não mais com a greve dos caminhoneiros, mas com o que ela pode gerar. As consequências com a possível paralisação de aeroportos e desabastecimento a partir de amanhã podem criar um ambiente mais do que propício para intervenções radicais.

A paralisação dos caminhoneiros por conta dos sucessivos aumentos no preço do diesel já fazem postos de combustível vender gasolina a quase R$9,00 o litro, como acontece em um posto de Recife. Além disso, temendo mais aumentos, a população faz filas e lota postos de combustível em todo o país. Assim como os supermercados, que são afetados com a paralisação por conta do abastecimento de alimentos.

Alckmin deixa de lado o "picolé de chuchu"

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Empacado nas pesquisas com um dígito, contestado dentro do próprio PSDB e com dificuldade para fazer alianças, o presidenciável tucano Geraldo Alckmin resolveu deixar de lado a imagem de “Picolé de Chuchu” e foi à guerra nesta nesta quarta-feira.

Em sabatina promovida por UOL, Folha e SBT, o ex-governador paulista partiu para cima de Lula e Jair Bolsonaro, que lideram todas as pesquisas.

“O Bolsonaro e o PT são a mesma coisa, é o corporativismo puro. Se você pegar os votos do Bolsonaro, é muito junto com o PT, é uma coisa atrasada”, disse o candidato do PSDB, sem explicar em que estudo ou pesquisa baseou a sua nova teoria.

Petrobras e Brasil: Má Gestão e Miopia

Por Marcelo Zero

A Petrobras e o Brasil são vítimas de uma péssima gestão. Os neoliberais, chamados jocosamente de “cabeças-de-planilha”, consideram-se gestores eficientes, que cortam gastos e aumentam lucros. Mas, realidade, são administradores míopes e irracionais, sem nenhuma visão estratégica.

O caso da atual administração da Petrobras é típico.

Ela assumiu a empresa com a intenção clara de aumentar, no curto prazo, o lucro da Petrobras, amortizar celeremente as dívidas e realizar um “plano de desinvestimentos” que, significa, na prática, a privatização fatiada da empresa.

As reservas internacionais e a democracia

Por Marco Aurélio Cabral Pinto, no site Brasil Debate:

O Brasil conquistou em 2006, pela primeira vez desde 1822, a condição de Estado soberano credor em moeda internacional. As reservas brasileiras, que hoje somam cerca de US$ 400 bilhões, são tratadas como muralha intransponível frente a ataques especulativos contra o Real.

É sabido que candidatos à Presidência da República em 2018, que apoiem medidas que se distanciem do receituário neoliberal, encontrar-se-ão fadados a atrair a desconfiança dos “investidores estrangeiros”. No caso brasileiro, desprovido de barreiras à fuga de capitais (os juros obedecem estritamente o combate à inflação), as reservas brasileiras tornam-se instrumento garantidor da democracia no Brasil.

Petrobras cada vez mais dos EUA

Por Jeferson Miola, em seu blog:

A nota da AEPET, Associação dos Engenheiros da Petrobrás, joga luz sobre a política [criminosa] de preços de combustíveis praticada pelos golpistas na petrolífera brasileira, com o claro objetivo de transferir a renda nacional à sede da metrópole imperial.

Parente e Temer querem ser mais realistas que o rei. Eles entregam a Petrobrás aos EUA e proclamam: “American first!”.

Nem Donald Trump seria capaz de tanto.

Alckmin, o candidato-sabonete

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Quem pensa que Geraldo Alckmin não está se preparando para atravessar um corredor polonês de perguntas sobre corrupção precisa conferir o desempenho do candidato na primeira sabatina do SBT, UOL e Folha. O tucano já é o tipo que transforma uma questão objetiva sobre propina ao PSDB, com envolvimento pessoal de seu cunhado, numa propaganda sobre como "contrariou" os interesses de poderosos e articulou a redução do valor dos pedágios em São Paulo, pensando na economia do povo.

Lula tem todo direito a ser candidato

Por Joaquim Ernesto Palhares, no site Carta Maior:

As eleições se aproximam e com elas acirra-se o debate em torno de apoiar os candidatos que já manifestaram que irão concorrer ao principal cargo da República, ou aguardar os desdobramentos em torno da candidatura do ex-presidente Lula.

Preso político e somente porque seria eleito presidente do Brasil, Lula não só conta com maioria das intenções de voto da sociedade brasileira que, notadamente, manifesta a consciência sobre a farsa criada pelos golpistas; como conta com imenso poder de transferência de votos. Foi assim com Dilma Rousseff e, prospecta-se, assim será com o candidato escolhido pelo líder político.

O golpe da extinção do Fundo Soberano

Editorial do site Vermelho:

O mais recente atentado contra a integridade do Estado brasileiro, cometido por Michel Temer, tornou-se público nesta terça feira (22): a extinção do Fundo Soberano do Brasil (FSB). A Medida Provisória (MP) 830/2018 comete esta insânia e transfere os recursos do Fundo (calculados em R$ 26,5 bilhões) para o Tesouro Nacional, de onde serão usados para o pagamento da dívida pública federal. Dívida que supera R$ 3,6 trilhões, total que os recursos pilhados do FSB mal arranham, sendo calculados em cerca de 7% dele. Isto é, o dinheiro que deveria servir ao desenvolvimento do país será entregue aos grandes financistas que abocanham os recursos públicos brasileiros.

'Reforma' compromete emprego e economia

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

Sem visualizar perspectiva de o mercado de trabalho apresentar melhora significativa no curto prazo, o professor José Dari Krein, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Cesit-Unicamp), avalia que a recente "reforma" da legislação compromete não só o próprio mercado como a economia brasileira. "Essa desestruturação do mercado de trabalho está sendo uma explicação para o baixo desempenho recente da economia. A reforma não resolve os nossos problemas para pensar em um projeto de desenvolvimento para o nosso país", afirmou o pesquisador, durante evento na manhã desta terça-feira (22) na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Temer e Parente são os culpados pelo caos

Do site da Federação Única dos Petroleiros (FUP):

Em comunicado aos trabalhadores e à sociedade brasileira, o coordenador da FUP, José Maria Rangel, nomeia os dois grandes culpados pelos preços abusivos dos combustíveis no Brasil: o golpista Michel Temer e Pedro Parente, a quem ele deu o comando da Petrobrás.

Em julho do ano passado, o governo Temer dobrou a tributação sobre os combustíveis, aumentando em cerca de 100% a incidência do PIS/Cofins, fato que agora a mídia encobre. Já Pedro Parente, desde que assumiu a Petrobrás, trata a companhia como uma empresa privada, sem compromisso algum com a sociedade brasileira.