sábado, 26 de maio de 2018

BlogProg discute como "barrar o golpe”

Foto: Tuane Fernandes
Por Anderson Bahia, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Em sua 6° edição, o Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais voltou às origens. Mais especificamente, ao auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, localizado no centro da capital paulista, onde foi realizado o primeiro evento. Oito anos depois, aproximadamente 135 pessoas compareceram ao local para conferir, nessa sexta (25), a abertura da atividade, que contou com a presença da líder indígena Sônia Guajajara, de Marcio Pochmann (Fundação Perseu Abramo) e de André Tokarski (PCdoB).

O Jornal Nacional ainda engana alguém?

Por Cesar Locatelli, no site Jornalistas Livres:

Fui tentar descobrir a razão da hashtag #JornalNacional estar entre as mais citadas no Brasil na noite de sexta-feira (25/05). Vejam o que encontrei:

Pedro V.
Nem a previsão do tempo do jornal nacional é verdadeira #JornalNacional

RBS:
Até ontem vivíamos no paraíso, mas hoje devido aos caminhoneiros vivemos no meio do caos, é isso que o Jornal Nacional mostrou hoje. Foi patético ver ônibus lotados, eu enfrento isso sempre e a culpa não é dos caminhoneiros. Levanto às 5 h para ir trabalhar e a culpa não é deles também

País cava o fundo do poço da depressão

Por João Sicsú, na revista CartaCapital:

O Brasil mergulhou em uma profunda recessão nos anos de 2015 e 2016, perdeu mais de 8% do tamanho do seu PIB. O desemprego disparou, são quase 14 milhões de desocupados. A falta de demanda por produtos e serviços é prolongada. A taxa de crescimento dos investimentos é negativa desde 2014. O país tem características semelhantes àquelas que a economia norte-americana enfrentou durante os anos 1930.

Justiça solta assassino de Dorothy Stang

Do jornal Brasil de Fato:

O fazendeiro Regivaldo Galvão, preso desde 2017 pelo assassinato da missionária Dorothy Stang, recebeu o benefício de um habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (24).

Stang foi morta a tiros no dia 12 de fevereiro de 2005 no município de Anapu, no Pará. A promotoria do Estado afirma que a missionária foi morta em retaliação por seu trabalho em defesa da criação de assentamentos para trabalhadores rurais em terras públicas, reivindicadas também por fazendeiros e empresas madeireiras da região.

Ação de Temer é o combustível para o caos

Por Luciana Santos

Estamos diante de um acontecimento desastroso para o país. Mais um grande apagão comandado por Pedro Parente, a mesma figura que foi responsável pelo apagão energético no início dos anos 2000, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, e que atualmente é o presidente da Petrobras.

Nós estamos vendo uma paralisia dos serviços no país. Em tudo quanto é cidade filas quilométricas nos postos de gasolina e os vários impactos disso na vida do cidadão, do trabalhador comum que está diretamente afetado no seu direito de ir e vir.

Globo agora pede “responsabilidade”?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Depois de três dias açulando a população com os efeitos do bloqueio de rodovias, provocando corridas aos postos de combustíveis, as Organizações Globo, assustada com o descontrole da situação, sai-se, agora, com editorial, na capa do site do jornal O Globo, dizendo que “agora a situação começa a ultrapassar limites perigosos“.

Dois anos de Temer e nada para celebrar

Por Eric Nepomuceno, no site Carta Maior:

No dia 12 de maio o Brasil viveu o dia em que o golpe institucional que instalou Michel Temer no escritório presidencial cumpriu dois anos.

Até agora, ele era uma figura um tanto obscura, cuja carreira de deputado se resumiu basicamente a um certo talento em articular alianças, e outro maior ainda para operar o balcão negócios no qual se baseia o sistema político brasileiro. Exatamente por sua habilidade em articular e controlar a maior parte do seu partido, o PMDB, ele foi indicado por Lula da Silva para ser o vice de Dilma Rousseff em duas eleições seguidas. Entretanto, em vez de usar essa experiência acumulada para assegurar maioria no Congresso, como fez no primeiro mandato da presidenta traída, optou por empregá-la na construção de um golpe institucional.

A comunicação em tempos de retrocesso

O cenário político e a blogosfera