sábado, 7 de junho de 2014

Momento de grandes decisões políticas

Por Renato Rabelo, em seu blog:

A dimensão continental do Brasil, o seu gigantesco potencial econômico e energético, as transformações dessa última década no país, o seu crescente papel no contexto geopolítico mundial tornou-o mais ainda alvo de disputa pelos grandes monopólios financeiros e detentores de cadeias de valor global. O Brasil é a sétima economia do mundo (“com viés para ser a quinta”, segundo o ex-presidente Lula), e está entre o 3º e o 4º país preferido pelo investimento direto estrangeiro.

Ley de Medios e a culpa do Lula

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

No empolgante discurso – “eles têm complexo de vira-lata” – que fez nesta sexta-feira, em Porto Alegre, em defesa das candidaturas de Dilma, Tarso Genro e Olivio Dutra (ao Senado – que boa notícia!), Lula voltou a tratar da Globo e do PiG.

Disse que vive uma angústia.

Angustia pela forma como o PiG e a Globo Overseas tratam a Dilma.

Imprensa e jornalismo, nada a ver


Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Por mais arriscado que seja fazer diagnósticos em situações de alta complexidade, pode-se afirmar que o motor da sucessão de tumultos que assola o Brasil desde o ano passado é a desinformação. Já se afirmou aqui que pior do que a mentira é a meia-verdade, e pode-se comprovar essa assertiva com a observação do processo pelo qual a imprensa brasileira tem contribuído para a construção do mau humor coletivo que vai se espalhando de forma avassaladora pela sociedade.

Os racistas não vão para a cadeia

Por Raíssa Lopes, no jornal Brasil de Fato:

Recentemente, o racismo se tornou um dos assuntos mais comentados pela mídia nacional. A repercussão se deu a partir de atos preconceituosos cometidos contra jogadores de futebol em campo, como o caso da banana atirada por um torcedor para o atleta Daniel Alves, durante jogo entre os times Barcelona e Villarreal, na Espanha.

Latifundiários da mídia, tremei!

Por Bruno Marinoni, no site do FNDC:

O Rio Grande do Sul sancionou uma nova lei que reserva 20% das verbas publicitárias do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado para as chamadas mídias locais, regionais e comunitárias. A medida redistribui a aplicação do dinheiro público, antes direcionada, prioritariamente, ao oligopólio midiático.

Agroecologia e protesto no McDonald's

Por Vinicius Carvalho, no site do MST:

Os 2.500 participantes da 13ª Jornada da Agroecologia realizaram, nesta quinta-feira (5), a Marcha da Agroecologia e Alimentos Saudáveis, no centro da cidade de Maringá, no Paraná.

Na ação, que reuniu camponeses e camponesas, estudantes, professores e pesquisadores de movimentos sociais, além da população que aderiu à ação, terminou num grande ato na Praça Raposo Tavares.

A Copa e a distorções midiáticas

Por Gilberto Carvalho, na revista Teoria e Debate:
Quando, em 2007, o Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo, numa disputa com vários países, comemoramos com orgulho e satisfação. Era mais um acontecimento simbólico daquele momento, em que o presidente Lula demonstrava que o Brasil pode ser um país vencedor. Ele brigou muito para poder realizá-la aqui, assim como a Olimpíada, porque tinha consciência de que esses eventos significariam grandes oportunidades ao nosso país. Para imaginar as possibilidades que a Copa nos traz, basta pensar que é o maior evento de mídia do planeta. Em 2010, sua partida final foi vista por 3,2 bilhões de pessoas, 40% da população mundial.

Renasce o fascismo na Europa

Por Frei Betto, no site da Adital:

Jean-Marie le Pen, líder da direita francesa, sugeriu deter o surto demográfico na África e estancar o fluxo migratório de africanos rumo à Europa enviando, àquele sofrido continente, "o senhor Ebola”, uma referência diabólica ao vírus mais perigoso que a humanidade conhece. Le Pen fez um convite ao extermínio.

Alckmin e os genéricos de chuchu

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:


Curiosamente, na última quarta-feira participei de reunião de ativistas digitais e blogueiros de esquerda na qual disse que Geraldo Alckmin se fortalecera muito com as “jornadas de junho” e com os protestos contra a Copa. E que a blindagem da mídia e a postura dos que concorrerão com o tucano à sucessão estadual ajudaram a fortalecê-lo.

Dito e feito. O governador paulista aparece agora, na última pesquisa Datafolha, com 44% das intenções de voto, seguido de longe por Paulo Skaf (PMDB), que tem 21%, por Gilberto Kassab (PSD), que tem 5%, e por Alexandre Padilha (PT), que tem 3%.

Lula e Dilma criticam a mídia

Do blog Viomundo:

O ex-presidente Lula disse esta noite (6), num encontro do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre, que as eleições de 2014 serão uma disputa entre dois projetos. Um, que prega a inserção de todos os brasileiros na economia. Outro, que representa aqueles que sofrem do “complexo de vira-latas”, ou seja, que valorizam tudo o que vem dos Estados Unidos e da Europa.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Lula e a "canalhice" contra o Brasil

Do blog de Zé Dirceu:

O ex-presidente Lula mais uma vez, e como sempre, foi direto ao ponto, no diagnóstico preciso que fez sobre a situação econômica do país, a campanha movida contra o Brasil, os índices da inflação e a questão da credibilidade internacional do país. Em palestra proferida em seminário em Porto Alegre, promovido pela revista “Voto” - especializada em política, com maior ênfase na da região Sul do país - o ex-presidente comparou a situação da inflação no Brasil com uma “febre de 38″ graus.

PM reprime metroviários em greve

Precisa-se de um governador, urgente!

Por Igor Carvalho, no site SPressoSP:

O estado de São Paulo se afundou em uma profunda crise. Greves eclodiram após a inércia do governo durante os processos de negociação, até mesmo quem reprime em nome do Estado [PM], decidiu protestar contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A água já tem data para acabar, expondo a falta de planejamento da Sabesp. E o maior escândalo de corrupção da história de São Paulo se torna cada vez mais evidente com as falhas em trens reformados, mas completará 10 meses sem que seja investigado na Alesp.

O que esperar de Dilma sobre a mídia

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Dilma Rousseff surpreendeu ao prometer que vai tratar da regulamentação midiática no plano de governo que apresentará à população até outubro próximo, para um possível segundo mandato. Surpreendeu, porque desde que tomou posse do Palácio do Planalto, a presidente não deu qualquer sinal de que colocaria a pauta em sua lista de prioridades. Ao contrário. É público a reação negativa de Dilma sempre que o assunto lhe era, até então, questionado. Controlar os meios de comunicação não soa, a qualquer presidente condicionado a tratar disso, como uma atitude democrática e bem quista.

Cacique do PMDB 'almoça' Aécio no RJ

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O presidente do diretório estadual do PMDB do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, fechou uma churrascaria no bairro nobre da Barra da Tijuca, e ofereceu uma boca-livre em almoço de apoio a Aécio Neves (PSDB-MG). Mas o prato servido para ser almoçado foi o próprio tucano – metaforicamente, é claro.

A política e a economia de Aécio

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Me pedem que analise as propostas de Aécio em si tal como formuladas no Roda Viva.

Ao trabalho.

Mais que tudo, Aécio me pareceu tomado por idéias atrasadas em algumas décadas. Essencialmente, ele repete clichês do thatcherismo num momento em que nem os conservadores ingleses se atrevem a fazer isso.

Blogs brasileiros: segundo lugar no mundo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Pesquisa divulgada há pouco pela Comscore traz estatísticas atualizadas sobre a internet no Brasil, com dados comparativos para a América Latina e o mundo.

Os números mostram que os brasileiros são um dos povos mais entusiásticos por internet e redes sociais no mundo. Pensando nisso, não posso deixar de lamentar a decisão da presidenta de ter abandonado as redes quando assumiu o governo. E lamento também a falta de visão do governo ao não usar mais a internet para estabelecer um diálogo diretamente com a população. Até hoje, o blog da presidenta é apenas um depósito de sua vida analógica. Não oferece um mísero conteúdo exclusivo, um editorial, um vídeo próprio. Não tem instrumentos de interação direta com o usuário.

O que a Folha não disse do Datafolha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Fui ver os dados detalhados da pesquisa Datafolha.

E chamou-me a atenção a agregação regional das intenções de voto.

Dilma vence na região Sudeste (43,2% dos votos do país), onde o Rio de Janeiro é menos de um quinto do total de votos (8,4% do eleitorado nacional), enquanto São Paulo pesa quase o triplo (22,2% do eleitorado brasileiro) e Minas Gerais tem um quarto (10,6% dos votos brasileiros).

Twitter e o "poder" dos presidenciáveis

Por Renan Truffi, na revista CartaCapital:

Ainda que o clima seja de pré-campanha entre os partidos, nas redes sociais o exército de militantes de PT, PSDB, PSB já está formado e em clima de guerra para defender e atacar seus candidatos e adversários. Se a internet teve um papel secundário em 2010, neste ano promete impactar as campanhas presidenciais. A quatro meses da eleição, o Facebook já foi protagonista de um atrito envolvendo PT e PSDB em relação ao perfil da personagem Dilma Bolada. Neste contexto, qual deve ser o peso dos partidos no Twitter?

Reação da direita à participação popular

Editorial do site Vermelho:

A tradicional - e secular - contradição entre democracia representativa e participativa reapareceu, com força, no cenário político desde a publicação, no Diário Oficial da União (em 26 de maio) do decreto nº 8243, que institui a Política Nacional de Participação Social - PNPS - e o Sistema Nacional de Participação Social – SNPS.