terça-feira, 3 de maio de 2011

Bin Laden e a mídia brasileira

Reproduzo artigo de Alexandre Haubrich, publicado no blog Jornalismo B:

O anúncio da morte de Osama Bin Laden, líder da organização Al Qaeda, pode ter sido a notícia de 2011 com maior repercussão mundial – talvez maior até do que o terremoto seguido de tsunami no Japão. A segunda-feira, 2 de maio, foi de notícias (algumas barrigadas), reportagens e entrevistas infindáveis sobre a trajetória de Bin Laden, as circunstâncias que cercaram o anúncio de sua morte e os desdobramentos que essa situação pode trazer.



Em meio à enxurrada de conteúdo, optei por inverter a lógica tradicional, e usar as velhas mídias apenas como complemento às informações e análises partidas dos blogs e das redes sociais. Foi uma boa escolha. Empapuçados pela “vitória norte-americana”, pela “vitória da democracia”, os principais veículos da velha mídia focaram suas coberturas na boa e velha espetacularização sem questionamento.

Pouco se falou sobre as íntimas ligações de Bin Laden com importantes políticos norte-americanos, sobre seu surgimento como figura internacional a partir do apoio financeiro-militar dos EUA. Quase nada se questionou a noção de justiça defendida por Barack Obama, a execução de Bin Laden, o argumento de “respeito ao islã” para jogar seu corpo ao mar, os fortes interesses implicados em anunciar nesse momento a morte de Osama, a barbárie expressada na comemoração caseira – em frente a Casa Branca – e mundial – através dos líderes nacionais – de um assassinato político.

Todos esses e muitos outros questionamentos foram feitos e aprofundados em diversos blogs. A melhor cobertura que encontrei entre todos os veículos brasileiros foi do Blog do Miro. Em um caso típico no qual a mídia dominante evita discutir os fundamentos da “verdade” divulgada oficialmente, os comunicadores das novas mídias extrapolaram seu já comum papel opinativo e partiram também para a divulgação intensa de informações que não apareceram nos veículos tradicionais. A parte opinativa, independente, desvinculada dos interesses que prendem os rabos da grande mídia, permitiu opiniões mais contundentes e plurais.

Algumas sugestões de bons conteúdos publicados na mídia alternativa na segunda-feira:

- Altamiro Borges (Blog do Miro): Bin Laden, Obama e a música pela paz / “Foto de Bin Laden morto é falsa” / Como os EUA criaram Bin Laden / As ligações dos Bush com os Bin Laden / Bin Laden e o espetáculo da mesmice / Osama Bin Laden: uma história sinistra

- Brizola Neto (Tijolaço): Enterro de Osama no mar foi “desova”, não islâmico / O videogame da morte / Tevês dos EUA e até BBC matam “Obama Bin Laden”

- Rodrigo Vianna (Escrivinhador): Bin Laden já estava morto há dez anos?

- Antonio Luiz M. C. Costa (colunista da Carta Capital): Bin Laden está morto. Missão cumprida?

- Maria Frô: Pepe Escobar em 2001: Peguem Osama já! Se não pegarem… / Morto ou não Osama Bin Laden é antes um ícone que um comandante de guerra

- Rodrigo Cardia (Cão Uivador): A morte (?) de Bin Laden não deixa o mundo mais seguro

- Carlos Latuff (via Twitter)

- Cantando no Toró: Licença para matar

- Mundorama: O papel das Forças de Operações Especiais na morte de Osama Bin Laden

- Opera Mundi: Local em que Bin Laden foi morto já pode ser localizado no Google Maps

- Amálgama: Sobre a morte de Bin Laden e os árabes

- Laerte Braga (Brasil Mobilizado): Nobel da Paz é o mandante do assassinato de Bin Laden

- Celso Lungaretti (Náufrago da Utopia): Bin Laden: o fim de um mito oco

- Revista Fórum: Morte de Osama Bin Laden é irrelevante, diz Robert Fisk

- Diário Liberdade: Obama confirma que ordenou à CIA o assassinato ou captura de Osama Bin Laden.

3 comentários:

Sergei Korolev disse...

franquinha?
os caras tem tamanho desprezo pelas massas que.............que..putz......que isso ae ...

Anônimo disse...

Já leram o livro "A Confraria" de Joh Grismam ? Se não leram leiam, ou dêem uma olhadinha na sinopse, e tudo fará sentido.

Ps: será que o Osama já não havia sido capturado, torturado e só estavam esperando um momento favorável (como tirar atenção da mídia sobre o caso da Líbia e a morte dos parentes do Kadaffi em área civil e não na área de conflito) para matarem? Será que ele já não estava morto a algum tempo?

Rasil disse...

O discurso do Barack Obama na televisão dando conta da morte da cobra criada pelos EEUU Osama Bin Laden; dá-nos a impressão de se tratar de um boneco de ventrilogo desmoralizado e desprovido de razão e convicção do que fáz. Entra e sai do estúdio como que puxado por cordas invizíveis depois de balbuciar as contravenções americanas de invadir a soberania do país alheio para impor sua vingaça e não fazer justiça como propala que fáz. Com essa atitude, o preço da eterna vigilância dos EEUU pode se tornar impagavel a curto prazo para os americanos.Deus queira que estejamos errados!...