Folha: de rabo preso com as ditaduras

Reproduzo artigo de Sergio Domingues, publicado no sítio Correio da Cidadania:

A Folha de S. Paulo completou 90 anos no sábado, dia 19 de fevereiro. Nascido em 1921, o jornal só ganhou o nome atual em 1931. Até então, era Folha da Noite. De 1986 a 2010 foi a publicação jornalística de maior circulação do país. Perdeu o primeiro lugar para o tablóide mineiro Super Notícia. Mas, sem dúvida segue sendo um dos mais influentes no país.

Aeronáutica desmente reporcagem do Globo

Reproduzo matéria de José Augusto, publicada no blog "Os amigos do presidente Lula":

O jornal "O Globo" inventou uma "reporcagem", dizendo que o Comando da Aeronáutica teria gasto R$ 8 milhões "para hospedar a presidenta Dilma na base militar Barreira do Inferno", no Rio Grande do Norte, durante o carnaval.

O jornalão mentiu ao misturar o gasto total de custeio da base em 2010 com "preparativos" para receber a presidenta (que nem sequer imaginava onde passaria o carnaval 2011, quando os gastos foram feitos).

Dossiê: tucanos e Folha desmascarados

Reproduzo artigo de José Dirceu, publicado em seu blog:

Vocês se lembram do tal "dossiê" sobre os gastos de Fernando Henrique Cardoso com cartões corporativos quando ele era presidente da República? Recordam-se o quanto o inexistente dossiê foi explorado à exaustão pela oposição na campanha eleitoral contra a presidenta Dilma Rousseff?

Lembram-se do estardalhaço que fizeram, então, com intuito eleitoreiro e oportunista? E das falas empoladas e indignadas dos caciques tucanos incensadas diariamente pela mídia que os apoiava com páginas e páginas sobre o suposto dossiê?

Banda Larga é um direito seu! Participe!

No dia 14 de março, às 16 horas, na sede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, as entidades envolvidas em torno da campanha "Banda Larga é um Direito Seu! Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos", realizarão uma reunião para preparar os próximos passos do movimento.

São muitos os desafios e debates que envolvem o acesso à banda larga e sua plena utilização no Brasil. O Plano Nacional de Banda Larga nasceu com o objetivo de reverter a atual situação de uma Internet cara, lenta e para poucos, mas é insuficiente para isso, e sofre com a pressão das empresas de telecomunicações, que ameaçam seus objetivos.

Uma resposta certeira ao jornal O Globo

Reproduzo mensagem enviada por Ivana Jinkings, diretora da Boitempo Editorial:

A Boitempo Editorial lamenta que como parte da ofensiva contra o sociólogo e autor desta casa, Emir Sader, o jornal O Globo tenha descontextualizado informações referentes às publicações da editora na reportagem “Projeto pensado por Emir Sader agora na UERJ”, publicada na edição desta sexta-feira, 4 de março de 2011.