segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ignacio Ramonet e a explosão do jornalismo

Reproduzo matéria publicada no sítio Outras Palavras:

Surgiu novo sinal de que a comunicação compartilhada tem futuro e enorme potência transformador. O jornalista francês Ignacio Ramonet – um dos estudiosos mais profundos, refinados e críticos da mídia convencional – acaba de lançar "A Explosão do Jornalismo" (disponível por enquanto, apenas em francês). A grande novidade na obra é a esperança militante que o autor deposita na blogosfera, nas redes sociais e num novo jornalismo que se associe a elas.

Assange: Guantánamo é "monstruosidade"

Reproduzo artigo de Natalia Viana, publicado no sítio Pública:

“Os Arquivos de Guantánamo, que o WikiLeaks começou a publicar, jogam luz sobre essa monstruosidade da era Bush que a administração Obama decidiu continuar”, afirmou Julian Assange em exclusividade para a Pública nesta segunda-feira.

"A banda larga é um direito seu"

Reproduzo documento que será lançado hoje em vários estados:

Banda Larga é direito de todas e todos, independentemente de sua localização ou condição sócio-econômica. O acesso à internet é essencial porque permite o mergulho na rede que integra diferentes modalidades de serviços e conteúdos, funcionando como um espaço de convergência de distintas perspectivas sociais, culturais, políticas e econômicas.

A audiência com o ministro Paulo Bernardo


Foto: Herivelto Batista

Por Altamiro Borges

Na véspera do feriado, representantes de 20 entidades que lutam pela democratização da mídia tiveram uma audiência, de quase duas horas, com o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, em Brasília. Foi o primeiro encontro oficial de um ministro desta área estratégica com um conjunto de movimentos do setor, fato inédito que indica uma postura mais aberta ao diálogo.

Dilma e direitos humanos em Guantánamo

Por Altamiro Borges

O Wikileaks divulgou na noite de domingo (24) uma série de documentos secretos do Pentágono que confirmam que o governo dos EUA usou a prisão de Guantánamo ilegalmente para obter informações dos detidos. Diante a revelação bombástica, Barack Obama, o falsário que prometeu fechar Guantánamo, saiu na defesa dos abusos cometidos e criticou o Wikileaks.

A polarizada eleição no Peru

Por Altamiro Borges

O Instituto Ipsos, o mais tradicional do Peru, divulgou ontem a primeira pesquisa nacional sobre intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial, marcada para 5 de junho. O nacionalista Ollanta Humala, que reúne o apoio das forças de esquerda, surge com 42% das preferências, contra 36% da direitista Keiko Fujimori, filha do ex-presidente preso por corrupção.

Cuba atiça anticomunismo da mídia

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Partido Comunista de Cuba realizou o seu sexto congresso nacional, que aprovou “mudanças estruturais” nos rumos do país. Fidel Castro só compareceu ao último dia do evento (19) para anunciar a sua saída da direção do partido e para conclamar a juventude a fazer as necessárias “retificações” para manter o socialismo em Cuba.