Por Marco Piva
À primeira vista, uma vastidão de informações e números que surpreendem. Apresentados de forma coloquial, animam o ouvinte a se aproximar de assunto tão árido. Mas, ali, no pentefino, um reprodutor de notícias feitas e mesmice de interpretação. Todos os dias, na CBN, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg destila suas opiniões com um único objetivo: atender aquela parcela do mercado que nasceu na frente de tudo e de todos e agora não tolera caminhar ao lado de tudo e de todos, malfadando a economia que distribui riqueza e gera novas oportunidades.
A opinião é livre, ora pois. A Constituição assim o garante. Mas, pensando bem, aqui encontramos a mesma opinião, todo santo dia. E aí a famosa dúvida filosófica aparece na forma de um biscoito. Inflação descontrolada é a bola da vez. Dia sim, dia sim, o tema aparece como um assustador leão que está prestes a invadir a nossa casa. E o domador do bicho nada faz porque dele nada entende; apenas é o seu dono.
Dito assim, parece que o pessoal da Fazenda acorda tarde, faz uma esteira e depois se manda para o cabeleireiro arrumar as madeixas. Lá no salão mesmo toma importantes decisões: onde almoçar, quem convidar e, de quebra, assina enfadonhos decretos, leis e por aí afora.
Enquanto isso, paladino da moral econômica de mercado, Sardenberg segue triunfante sua saga ideológica. Reza ao deus-mercado como quem cita trechos decorados da bíblia para os fiéis. Não estima ele a possibilidade de que, do outro lado da linha, estejam presentes mentes inquietas e curiosas por outras versões possíveis do mundo da economia. Mas, como disso saber se a principal voz da emissora nessa seara diz sem parar que as autoridades estão erradas, que não aprenderam como se dirige um país! Sardenberg para ministro da Fazenda é a conclusão.
Talvez o Brasil seja um pouco maior do que os raciocínios principistas da economia de livre mercado que o colunista defende ardorosamente e quem sabe com quais resultados pessoais. O fato é que, no fundo, no fundo, só queremos outras vozes, outras opiniões. Para isso, a luta escorre para outro campo: a democratização da comunicação.
* Marco Piva é jornalista e dirigente da Associação Brasileira de Empresários e Empreendedores da Comunicação (Altercom).