sábado, 28 de julho de 2012

Gilmar Mendes, CartaCapital e os bandidos

Por Altamiro Borges

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou irritadíssimo com a matéria de capa da CartaCapital desta semana. Ele já anunciou que irá processar a revista. Em conversa com Reinaldo Azevedo, o pitbull da Veja, ele chegou a dizer que a reportagem é “coisa de bandidos” e insinuou que ela foi obra do PT. “Cheguei a pensar que eles fossem me acusar de ter matado o Celso Daniel”.

A matéria da CartaCapital, com base em documentos que revelam que Gilmar Mendes recebeu R$ 185 mil do caixa dois da campanha à reeleição de Eduardo Azeredo ao governo mineiro, em 1998, agitou o STF – que se prepara para julgar o chamado “mensalão do PT”. Ela colocou em suspeição a participação no julgamento do ministro, agora acusado de envolvimento no chamado “mensalão tucano”.

"Autoritário até a truculência"

Diante da ameaça da abertura de processo, o jornalista Mino Carta, proprietário e editor da CartaCapital, desdenhou o bravateiro. “Autoritário até a truculência, Mendes é aquele que chamou às falas o presidente Lula. E denunciou ser vítima do grampo, executado pelos agentes da Abin, de suas conversas com o amigão Demóstenes Torres, escuta que nunca houve”.

“Mendes é sócio de um instituto de ensino, a contrariar a Lei Orgânica da Magistratura, que exige dedicação exclusiva... Mendes é também acusador de Lula ex-presidente, apontado, um mês depois dos eventos alegados, como autor de pressões para influenciar seu voto no processo do ‘mensalão’. Foi desmentido inexoravelmente pelo próprio ex-ministro Nelson Jobim, anfitrião do encontro com Lula”.

Suspeição mais que evidente

Para Mino Carta, a reportagem de capa desta semana simplesmente faz o ministro do STF voltar à ribalta. Ela talvez explique as razões do seu voto contrário à investigação do chamado “mensalão tucano” e justifique a sua exclusão do julgamento do chamado “mensalão do PT”. Como conclui o editor da CartaCapital, “a suspeição de Mendes no processo que se inicia é muito mais que evidente”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Celso Daniel, de fato, seria forçar a barra. Mas por algo em Diamantino, eu não colocaria a mão no fogo; o que já expuseram deste senhor na blogosfera é tal qual a opinião daqueles em cima do muro "ou é, ou foi ou vai ser..."

pelegrini disse...

A coisa ficou preta pra boca de fole.

Anônimo disse...

Esse senhor que sob o amparo da toga tem cometido as mais suspeitas ações para proteger bandidos das mais altas periculosidade no nosso país, já deveria de a muito ter sido impedido de fazer parte do corpo de magistrados do nosso país. É cada vez mais tênue a linha de separação da suspeição da identidade entre Gilmar Mendes e Daniel Dantas,Demóstenes Torres,o tal do Perillo, FHC, Serra etc... É preciso fazer urgentemente uma reforma do STF brasileiro para que essa Instituição esteja sobre o controle da sociedade e evitar a sua contaminação por desviados de conduta.

Unknown disse...

Gilmar Mendes envergonha os magistrados não só do Brasil, mais do mundo todo.

Alício disse...

Nem criança hoje em dia tem medo de cara feia. Sinhô gilmau pode guardar sua cara feia que ninguém tem medo