domingo, 3 de fevereiro de 2013

Argentina devia “censurar” o FMI

Foto: Télam
Por Altamiro Borges

O Fundo Monetário Internacional (FMI), organismo responsável pela quebradeira de várias economias do mundo e pelo desemprego e miséria de milhões de habitantes no planeta, divulgou na semana passada uma moção de “censura” ao governo da Argentina. A nefasta instituição alega que o governo do país vizinho manipula os índices de inflação. A “censura” é o primeiro passo de um processo que pode resultar na expulsão da Argentina do FMI, como se este organismo prestasse para alguma coisa nos dias atuais.

Folha detesta os programas sociais

Por Altamiro Borges

A Folha deste domingo deu mais uma manchete espalhafatosa e sacana: “Programa social consome metade dos gastos federais”. O título induz o leitor do jornal, que já tem uma forte tendência elitista – como atesta a sua seção de cartas – a se contrapor à “gastança pública”. A reportagem interna também insiste em apresentar números sobre os recursos investidos pelo governo. A manchete até poderia ser outra: “Programas sociais retiram milhões da miséria”; mas a Folha neoliberal e tucana prefere omitir esta “conta”.

Merval Pereira ingressará no PSOL?

Por Altamiro Borges

Merval Pereira, o “imortal” da Academia Brasileira de Letras, deveria se dedicar mais aos seus “talentos literários”. Na política, ele só tem se dado mal. No ano passado, ele sofreu baita frustração com a cassação do “ético” Demóstenes Torres, o senador demo que ele tanto bajulou nas páginas de O Globo. Agora, nesta semana, ele voltou a se decepcionar com o seu partido do coração, o PSDB, por causa da traição de vários tucanos que votaram em Renan Calheiros. Deprimido, ele hoje ele fez rasgados elogios ao... PSOL!

Roberto Freire, o “pau mandado”

Por Altamiro Borges

O deputado Roberto Freire, chefão do PPS, é a expressão mais escancarada do servilismo na política nacional. Desde a sua conversão ao neoliberalismo, com o fim do bloco soviético, ele se tornou um “pau mandado” da direita nativa, com generosos espaços na mídia. Ele hoje é mais serrista do que o próprio José Serra e transformou seu partido num apêndice do PSDB. Na semana passada, sem se olhar no espelho, ele esbravejou contra Rui Falcão, presidente do PT: “É lamentável que ele seja pau mandado do José Dirceu”.

A fortuna dos filhos do Marinho


Por Altamiro Borges

Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto, herdeiros do império das Organizações Globo, não têm o que reclamar dos governos Lula e Dilma. Eles ganharam muita grana neste período e só fazem oposição raivosa por razões políticas, de classe. Após quase dez anos de ausência na lista dos bilionários da revista Forbes, a família Marinho voltou a ocupar posição de destaque no ranking mundial. Segundo a publicação, os filhos de Roberto Marinho acumulam fortunas individuais próximas de 5 bilhões de dólares.

O oportunismo de Beto Richa

Por Esmael Morais, em seu blog:

Leitores deste blog reclamam que estão sendo vítimas de trote passado pelo governador Beto Richa (PSDB).

Em campanha pela reeleição, o tucano está ligando para as casas dos paranaenses dizendo que baixou a conta de luz em 18%.

Roberto Gurgel desmoraliza MPF

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A Constituição de 1988 dotou o Ministério Público do Brasil de funções, competências e garantias sem precedentes em relação às Constituições anteriores. As prerrogativas conferidas à instituição pelo texto constitucional por certo permitiram um significativo avanço de nossa ainda imberbe democracia. Contudo, o MP brasileiro se encontra sob ameaça.

Imprensa e toga: a tentação do golpe

Por Gilson Caroni Filho, no sítio Carta Maior:

Como realizar uma tarefa desmedida, a retomada da agenda neoliberal, se na direita nada há que não seja um imenso vazio? A sua ideologia, incapaz de se reciclar, continua se apoiando em um pensamento econômico que, além do fracasso retumbante, exige para sua implantação, a derrocada das mínimas condições democráticas vigentes.

Gurgel para iniciantes

Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

As motivações do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ao denunciar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) duas semanas antes das eleições para a presidência do Senado Federal e, em seguida, vazar o relatório da mesma denúncia pelo site da revista Época, no dia da eleição, nada tem a ver com preocupações morais ou funcionais.

A surpresa dos indicadores econômicos

Marcello Casal Jr/ABr
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Alguns aspectos do desempenho da economia brasileira em 2012 parecem apanhar desprevenida a imprensa na sexta-feira (1/02). Diferentemente do especializado Valor Econômico, que deu o assunto com menos destaque, os três principais jornais de circulação nacional trazem em suas primeiras páginas reportagens sobre a queda do desemprego em 2012 – tratando a informação como um fato surpreendente.

A "midiazona" e a eleição no Senado

Antonio Cruz/ABr
Por Cadu Amaral, em seu blog:

No último primeiro de fevereiro, Renan Calheiros (PMDB/AL) foi eleito presidente do Senado Federal e consequentemente do Congresso Nacional com 56 votos. Contra ele concorreu o senador Pedro Taques (PDT/MT).

Logo os moralistas de ocasião mostraram sua indignação nas redes sociais. Aos sinceros sempre o erro de olhar o específico ao invés do todo. O problema não é nome, é o modus operandi da política nacional que é ruim. A própria existência de senado gera polêmicas que se finge que nada existe.

Vitória de Renan, derrota da mídia?

Antonio Cruz/ABr
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Tentando me ensinar a não brincar de afogamento, minha mãe me contou a história do menino que vivia fazendo isso e quando realmente estava se afogando ninguém mais acreditou. A eleição de Renan à presidência do Senado, em meio a um ataque generalizado da grande mídia, me fez lembrar essa história.

Tanto denuncismo vazio, tanta manipulação de escândalos, verdadeiros ou falsos, tantas mentiras em seguida desmentidas, cansaram a opinião pública. Aí quando vemos um escândalo porventura legítimo, como talvez seja o das notas frias de Renan Calheiros, ninguém mais dá bola.

Surge em Havana um Lula menos cordato

Foto: http://www.cubadebate.cu
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Lula governou apanhando calado das viúvas do Antigo Regime, representadas pelas grandes corporações de mídia.

Ele fez uma opção, desde o início, pela conciliação. Na Carta aos Brasileiros, garantiu ao 1% que nada de substancial mudaria.

Petroleiros ameaçam entrar em greve

http://www.fup.org.br
Da Rede Brasil Atual:

Com impasse nas negociações sobre participação nos lucros ou resultados (PLR), os petroleiros ameaçam fazer uma greve durante cinco dias, de 20 a 24 de fevereiro. A partir das próxima segunda-feira (4), eles farão atos em unidades de todo o país para pressionar a Petrobras a usar, segundo afirma a Federação Única dos Petroleiros (FUP), regras claras para o pagamento da PLR. Os 12 sindicatos ligados à federação também vão convocar assembleias a partir da semana que vem.

Bolsa Família reduz miséria em 80%

Cisterna em Guaribas (Foto: CCom)
Por Lucas Rodrigues, na Agência Brasil:

Lançado no dia 3 de fevereiro de 2003, no município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, o Programa Fome Zero foi criado com o objetivo de erradicar a miséria, com a transferência de renda e garantindo o alimento para as famílias que viviam na extrema pobreza. Hoje, o Brasil ainda tem pelo menos 5,3 milhões de pessoas sobrevivendo com menos de R$ 70 por mês, diferentemente do início dos anos 2000, quando eram 28 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza.