sábado, 2 de março de 2013

O PIB medíocre e as eleições

Por Osvaldo Bertolino, no sítio da Fundação Maurício Grabois:

A reação da mídia e dos tucanos em geral ao desempenho medíocre do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2012, com um miserável crescimento de 0,9%, já raiou a indecência. Imediatamente após a divulgação dos números, a manipulação tomou conta do noticiário econômico. Há, evidentemente, problemas muito mais graves do que os apontados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas os diagnósticos midiáticos passaram longe deles.



A Itália no labirinto

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Houve um tempo, o do Renascimento, em que os principados italianos faziam da política uma obra de arte, como constatou o historiador Jacob Burckhardt em seu livro sobre a Civilização do Renascimento na Itália. Violentos uns, astutos, outros, sábios alguns mais, aos príncipes italianos não faltava inteligência na escolha de seus conselheiros militares e políticos. A esses, confiavam as táticas e estratégias, na condução do poder interno e na defesa dos interesses externos. Eram homens que só se dedicavam a mandar e, mandando, conservar o poder. Um dos segredos da sobrevivência de tais estados era a autonomia de cada um deles, assegurada com a astúcia e com a força, posto que viviam em estado permanente de guerra.

Monstros e bodes expiatórios

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O passado recomenda muita cautela diante da denúncia contra a médica acusada de provocar a morte de pacientes numa UTI de um hospital que, até então, era referência em Curitiba.

Vivemos um tempo de imprensa barata, com poucos repórteres, poucos recursos e uma necessidade imensa de receitas rápidas. O caminho usual para isso é o sensacionalismo.

PT apóia lei popular para regular mídia

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Dilma mandou dizer que o governo não levará adiante o debate sobre a necessária regulação da mídia no Brasil. As prioridades dela são outras: retomar o crescimento, convencer os velhos rentistas de que a redução dos juros é definitiva e que, portanto, é preciso tirar o dinheiro do banco e investir.

Razões da queda de audiência da Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O jornalista Ricardo Feltrin, editor do sítio de entretenimento da Folha (F5), apresentou ontem novos dados sobre a queda de audiência dos principais programas da TV Globo. Segundo ele, este acentuado declínio é que explica "as profundas mudanças que a emissora fez em vários de seus escalões neste ano". O objetivo é o de tentar recuperar alguns pontos no ibope, antes que a queda afete seus lucros. Até agora, o império global tem mantido e até elevado o seu faturamento graças a mecanismos desleais de concorrência. Mas, com o tempo, o declínio poderá causar prejuízos à famiglia Marinho no bilionário mercado publicitário.

PT e a urgência da regulação da mídia

Por Altamiro Borges

Reunida ontem em Fortaleza, a direção nacional do PT aprovou uma resolução corajosa em que cobra do governo Dilma a retomada das discussões sobre a regulação democrática da mídia. A nota não esconde as críticas da legenda à postura do Palácio do Planalto no tocante a este tema estratégico. O mais importante, porém, é que o maior partido de esquerda e da base governista também formalizou seu apoio à iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que pretende coletar assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular em defesa de um novo marco regulatório do setor. A nota é explícita ao conclamar "a militância do Partido dos Trabalhadores a se juntar decididamente a essa campanha".