domingo, 2 de junho de 2013

FHC é o bafômetro de Aécio

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, morre de medo do bafômetro. O mineiro já foi barrado por um deles no Rio de Janeiro – seu local de preferência, como atestam os gastos com passagens aéreas do senador. Mas o que ele devia temer, de fato, é a ligação da sua imagem com a do ex-presidente FHC. Num evento do PSDB na semana retrasada, em que foi eleito presidente da sigla, ele até afirmou que defenderá o “legado” do seu mentor. Mas uma pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta semana pode fazê-lo mudar rapidinho de ideia na sua inglória corrida para o Palácio do Planalto.

As resoluções do Congresso da UNE

http://www.une.org.br/
Do sítio da União Nacional dos Estudantes (UNE):

A União Nacional dos Estudantes chega à reta final de seu Congresso, em Goiânia, neste sábado e domingo. Com participação recorde de jovens, representando universidades de todo o país, o Congresso definiu hoje as principais resoluções da UNE para o próximo período. Foram aprovados documentos nas áreas de Conjuntura, Educação e Movimento Estudantil. A plenária aconteceu na Goiânia Arena durante todo o dia e, em consequência da grande disposição dos estudantes, seguiu pelo início da noite na capital goiana.

Falta um Ministro na Justiça

Por Luis Nassif, em seu blog:

Vocação pública é algo raro, mesmo entre homens públicos. Trata-se do sentimento de servir ao público, de modificar a realidade, de assumir para si a responsabilidade pela solução de problemas que afetem o público, a comunidade, especialmente os mais vulneráveis.

O grande homem público busca a solução de problemas, mesmo que não estejam sob sua responsabilidade.

Aécio tem linha política

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A principal novidade do programa de Aécio Neves é política. Pela primeira vez desde 2002, o PSDB apresenta um candidato que caminha pelas próprias pernas, com uma linha política clara.

Explico. Em 2002, José Serra disputou a presidência sem assumir que era herdeiro de FHC e sem propor uma alternativa clara às ideias de Lula.

Saindo do armário do preconceito

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - APOGLBT
Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Pouca gente entre o pessoal que se vê como progressista, grupo em que acho que me enquadro, admite reconhecer o caminho que teve que percorrer para abandonar seu preconceito contra gays, lésbicas, transexuais, transgêneros, bissexuais. Agem como se tivessem sido, desde sempre, imunes à sociedade patriarcal, machista e homofóbica em que vivemos.

As escolhas de Dilma na economia

Jorge Alaminos/Rebelión
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

As notícias que chegam dos correspondentes de Carta Maior na Europa formam um denso exclamativo de alerta.

A austeridade estala o relho do desemprego nas costas de quase 27 milhões de pessoas no continente –mais de 19 milhões só na zona do euro.

UPPs: Jornalismo virou propaganda

Por Sylvia Debossan Moretzsohn, no Observatório da Imprensa:

Os mais recentes acontecimentos no chamado Complexo do Alemão, conjunto de favelas na Penha, Zona Norte do Rio, deveriam servir de alerta contra a inutilidade do jornalismo transformado em propaganda.

Quem acompanha a cobertura dessa novidade que o governo estadual do Rio de Janeiro instituiu em fins de 2008 – o mesmo governo que adotava a tática do confronto com traficantes, a ponto de afirmar que a população deveria se “acostumar ao estresse da guerra”, e que passou a privilegiar a “pacificação” das favelas, com as UPPs – deve perceber os comoventes esforços que a imprensa carioca, especialmente os veículos das Organizações Globo, faz para sustentar o discurso oficial de “retomada do território”, cuja incongruência já foi criticada aqui (ver “O jornalismo veste a camisa” e “A novilíngua na cobertura das UPPs”).

A força da UNE

http://www.une.org.br/
Por Joanne Mota, no sítio Vermelho:

“Nossa geração é muito boa. Ela é inteligente, generosa, talentosa, crítica e combativa. Penso que nossa geração já esquadrinhou sua marca, com conquistas fundamentais e o caminho agora é ampliar essas conquistas, mas isso só ocorrerá com unidade, luta e muito debate”, afirmou Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em exclusiva para o Portal Vermelho, ao falar da juventude brasileira.

Freire pesca eleitor para Marina

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Reveladora a matéria publicada ontem a noite pelo O Globo.

Além de dizer o óbvio – que Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina Silva “estão conversando e traçando estratégias conjuntas, de ajuda mútua, para concretizar as candidaturas” – revela que a coisa vai além. Roberto Freire diz que ”seus partidários atuam na linha de frente para permitir a criação do partido de Marina Silva”. E diz ao jornal que “lideranças políticas do ex-PPS estão abrindo postos de coleta de assinaturas para o Rede em vários estados”.

Dilma caiu e o PIG não viu?!

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Quem quiser ter uma pálida ideia da quantidade de trapaças políticas que serão empreendidas pela direita midiática no ano que vem para tentar recolocar o PSDB no poder tem que prestar atenção a uma das mais claras que já se viu e que foi lançada neste domingo.

A morte das revistas semanais

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Nada mostra tão bem o declínio das revistas semanais quanto a agonia da Newsweek, que durante décadas foi a influente e admirada número dois do mundo, com uma circulação de 3 milhões de exemplares.

Na redação da Veja, nos anos 1980, a Newsweek e a líder Time eram acompanhadas com rigor e com devoção pelos jornalistas, incluído eu em meu começo de carreira.


Os dois lados do Atlântico Sul

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A Presidente Dilma Rousseff acaba de voltar da Etiópia, onde assistiu, como convidada, à Cúpula Presidencial do 50ª Aniversário da União Africana. Lá, além de reiterar os laços culturais e econômicos que nos ligam àquela região, ela anunciou, também, a eliminação de antigas dívidas de 12 países africanos com o Brasil, no valor de 980 milhões de dólares.

Hipocrisia do império estadunidense

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Os capitalistas estadunidenses usam de todas as armas possíveis para enganar seu povo, iludir a humanidade e seguir fazendo suas ameaças a todos os que ousam colocar em risco suas taxas de lucro e seus privilégios.

O debate que aparece na imprensa internacional sobre a base militar de Guantánamo talvez seja o caso mais claro da hipocrisia da política do governo e do capital estadunidenses.