quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dilma suspenderá anúncios da Globo?

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Por Altamiro Borges

Pela legislação em vigor no Brasil, empresas que sonegam impostos não podem receber dinheiro público. Elas praticam crime fiscal, prejudicando os investimentos na educação, saúde, transporte e outros serviços. Neste item, a publicidade oficial dos órgãos do governo e das estatais pode ser encarada como um tipo de subsídio. A TV Globo, que abocanhou mais de R$ 500 milhões em anúncios em 2012, foi denunciada pela blogosfera – a partir de Miguel do Rosário, do blog Cafezinho – por ter sonegado milhões em impostos. Até hoje, a poderosa emissora não mostrou o Darf, o comprovante do pagamento. Fica, então, a pergunta: o governo Dilma suspenderá a publicidade na Rede Globo?

Cadê a CPI do propinoduto tucano?

Por Altamiro Borges

As carcomidas lideranças do PSDB, DEM e PPS adoram propor a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) diante de qualquer denúncia da mídia sensacionalista. Agora, porém, com a documentada reportagem da IstoÉ sobre o propinoduto tucano em São Paulo, elas sumiram do mapa. Já a mídia tucana, sempre tão seletiva nos seus escândalos e que tentou pegar carona nos recentes protestos de rua exigindo a crucificação dos “mensaleiros petistas”, simplesmente ignorou o explosivo material da revista.

Para entender a lógica de Dilma

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Por Luis Nassif, em seu blog:

As manifestações de junho pegaram o governo desprevenido. Até então, tinha-se a ilusão de que os indicadores de popularidade superavam qualquer deficiência. Agora, sabe-se que, até o final do mandato de Dilma, vai haver luta ferrenha e diuturna.

Mesmo assim, em círculos próximos a Dilma, considera-se que ela já teria superado a fase mais difícil, que era sair das cordas após as manifestações.

Religião na mídia e a visita do papa

Por Paulo Victor Melo, na revista CartaCapital:

Desde o desembarque do maior líder da Igreja Católica em solo brasileiro, na última segunda-feira (22), as principais emissoras de televisão aberta do país têm dedicado grande parte das suas programações a conteúdos sobre cada passo do Papa Francisco. Pela tela das TVs, o Brasil parece ter parado, e nada que não tenha relação com o cotidiano do argentino Jorge Mario Bergoglio merece destaque nos grandes meios. Os telejornais praticamente se transformaram em extensões da assessoria de imprensa do Vaticano; os programas de variedade e entretenimento resumem-se ao papel de retratar hábitos e curiosidades da passagem do primeiro papa latino-americano pelo Brasil. Enfim, uma série de informações desprovidas de senso crítico que abandonam o jornalismo e o interesse público e escancaram uma relação íntima entre mídia e religião no Brasil.

O trabalhador e a inflação


Por João Sicsú

O trabalhador perdeu rendimento porque houve inflação?

É possível aferir o valor do ganho médio (ou habitual) de um trabalhador. A Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE investiga esse valor. Em janeiro de 2003, era R$ 739,30. Passados mais de dez anos, este valor alcançou R$ 1.664,70 em maio de 2013. Houve um aumento expressivo. Entretanto, é preciso descontar a inflação, já que o rendimento do trabalhador aumentou, mas também houve elevação de preços. A diferença entre o valor nominal do rendimento e a inflação expressa o ganho ou a perda real de poder de compra do salário do trabalhador.

Mídia torce pelo desemprego

Por Altamiro Borges

Depois do terrorismo criado sobre o fantasma da inflação – que transformou o tomate no novo “perigo vermelho” e virou até colar da apresentadora global Ana Maria Braga –, agora a mídia investe no risco iminente da volta do desemprego. Os editoriais desta quinta-feira (25) dos três jornalões paulistas – Folha, Estadão e Valor – dão como certo o aumento das demissões no Brasil. Os dados são conflitantes, mas a mídia oposicionista parece apostar nesta chaga como forma de desgastar a presidenta Dilma Rousseff.

A luta pelo Marco Civil da Internet

Por Renata Bars, no sítio da União Nacional dos Estudantes (UNE):

Nem o frio de quase 6ºC espantou as mais de 100 pessoas que compareceram ao vão livre do Masp, na noite da última terça-feira (23/7), em São Paulo, para uma aula pública sobre a internet livre e a democratização dos meios de comunicação.

Dr. Barbosa e o condomínio do fausto

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Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Como o Dr. Joaquim Barbosa é um homem público e a revista Veja é seu principal cabo pré-eleitoral, tomo a liberdade de oferecer aos mastins de Policarpo material para uma bela reportagem sobre o condomínio onde o presidente do Supremo adquiriu, usando o artifício legal de montar uma empresa na Flórida sediada no seu apartamento na Asa Norte em Brasília.