segunda-feira, 26 de setembro de 2022

TSE proíbe lives no Palácio da Alvorada

Charge: Clayton
Por Altamiro Borges

O neofascista Jair Bolsonaro segue sofrendo derrotas no Tribunal Superior Eleitoral. Agora foi a vez do corregedor-geral do TSE, ministro Benedito Gonçalves, que proibiu o presidente de gravar e transmitir lives de cunho eleitoral dentro do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, e do Palácio do Planalto, sede do governo federal.

A decisão vale para discursos destinados a promover sua candidatura e de terceiros, utilizando-se de bens e serviços públicos “a que somente tem acesso em função de seu cargo de presidente da República”. A medida do TSE também veda serviços de tradução de libras custeados com recursos públicos, “sob pena de multa de R$ 20 mil por ato”.

Voto já está migrando. Ciro afunda no Ceará

Charge: Nei Lima
Por Fernando Brito, em seu blog:

Vai dar 1° turno? Claro que não dá para cravar, porque os 50% estão ainda no photochart e eleição não se ganha de véspera.

Mas que parece, parece.

E vai parecer ainda mais se a pesquisa Ipec de amanhã mantiver ou ampliar a vantagem da rodada anterior, que já estava em 16 pontos.

Se isto ocorrer, será inevitável que o clima vitorioso entre os lulistas e o de derrota entre os bolsonaristas acelere o movimento que, embora ainda não perceptível em pesquisas mas sensível nas ruas se intensifica e produza um arraste de votos.

É que há um sentimento geral de repugnância por uma disputa política que virou um festival de barbaridades e na qual as pessoas passaram a ter medo de serem agredidas por conta de suas preferências políticas.

Como escapar da armadilha do debate da Globo?

Foto: Ricardo Stuckert
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Se o debate do SBT, no sábado, foi visto como uma armadilha por alguns quadros políticos do PT e partidos aliados – e, por isso, Lula fez muito bem em não ter ido –, o que dirá o da TV Globo, marcado para a próxima quinta-feira, dia 29.

Sim, porque, em linhas gerais, o formato é o mesmo, inclusive com a presença do falso padre Kelmon, que caiu de paraquedas na eleição aos 47 minutos do segundo tempo, para servir de escada para Bolsonaro.

A propósito, o comando da campanha de Lula agiria muito bem se condicionasse a participação do ex-presidente à exclusão do religioso de araque, pois já basta ter que aturar candidatos inexpressivos e sem voto como Felipe D’Ávila e Soraya.