terça-feira, 1 de novembro de 2022

O significado mundial da vitória de Lula

Umpiérrez/Rebelión
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:


A histórica vitória de Lula ganhou muito destaque nos principais jornais do mundo.

O The New York Times, por exemplo, publicou várias matérias sobre o assunto, com grande visibilidade e ênfase. O mesmo aconteceu com jornais e revistas da Europa e da América Latina.

A vitória de Lula foi a grande manchete do planeta.

Pudera. Em primeiro lugar, trata-se de uma ressureição política poucas vezes vista na história.

Há poucos anos, Lula, como ele mesmo diz, estava enterrado vivo nas masmorras do Juiz Sergio Moro e de seus procuradores políticos, que o condenaram sem provas, apenas com base em depoimentos extraídos de acusados em desespero e em adolescente power point.

Na época, diziam que Lula estava “acabado para sempre” e que o PT tinha sido “destruído”.

Bolsonaro semeou o golpismo e se isolou

Charge: Thiago
Por Umberto Martins, no site da CTB:


O chefe da extrema direita brasileira continua expondo o Brasil ao vexame mundial. Até o início da tarde desta terça-feira (1), Bolsonaro ainda não tinha se pronunciado sobre o pronunciamento das urnas no domingo, 30 de outubro. Uma vergonha.

A leitura do seu prolongado e eloquente silêncio é de que continua apostando suas fichas num novo golpe de Estado e, por debaixo do pano, estimula o movimento criminoso de bloqueio nas rodovias, liderado por ruralistas, empresários do setor de transportes e um pequeno grupo de caminhoneiros.

Abandonado por aliados e assessores

Conforme notou o jornalista Tales Farias, em sua coluna desta terça (1) no Uol, o presidente “esperou durante toda a segunda-feira, 31, pela adesão popular, que não ocorreu, às manifestações de nas estradas. Agora se sente isolado e abandonado por aliados e até por assessores”.