domingo, 9 de abril de 2023

PF investigará grupos neonazistas no Brasil

Charge: Ricardo Welbert
Por Altamiro Borges


Antes tarde do que nunca. Finalmente, a Polícia Federal vai investigar a ação de grupos neonazistas no Brasil. A decisão foi tomada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, na quinta-feira (6). Ele determinou a abertura de um inquérito com base na existência de “indícios da atuação interestadual” destas células terroristas. O bárbaro assassinato de quatro crianças em uma creche em Blumenau e uma investigação da Polícia Civil de Santa Catarina motivaram a decisão do governo federal.

Lula cancela privatizações e mídia esperneia

Charge publicada no Sindibancários/ES
Por Altamiro Borges


Cumprindo compromisso da campanha eleitoral, o presidente Lula cancelou nesta quinta-feira (6) o processo de privatização de sete estatais, retirando-as do Programa Nacional de Desestatização (PND). São elas: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

4º Encontro de Ativistas Digitais de São Paulo

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

A Comissão Estadual de Blogueir@s e Ativistas Digitais, com o apoio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, realiza no dia 6 de maio o 4º Encontro Estadual de Blogueir@s e Ativistas Digitais de SP.

O evento acontece das 9h às 17h, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo - Sindisep (na rua Quitanda, 101 - Centro, São Paulo - SP), com o propósito de debater formas de fortalecimento da mídia alternativa em São Paulo e no Brasil, além de propostas para a democratização da comunicação e a regulação democrática da mídia e das plataformas digitais.

Vitória contra a privatização merece um brinde

Abrigo Santa Terezinha, em Bacabal, no Maranhão, onde estão famílias desabrigadas pelas cheias (09/4/23) Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Em duas canetadas, Lula permitiu que as famílias brasileiras façam uma pequena celebração política na Páscoa de 2023.

O presidente assinou as primeiras medidas para interromper o processo privatização e entrega de empresas estatais, projeto essencial da política economica entreguista de seus antecessores, que governaram o país entre o golpe de Michel Temer em 2016 e a derrota de Jair Bolsonaro em 2022.

Três empresas foram retiradas do PPI, o programa de parceria de investimentos. A Conab, de abastecimento. A Telebrás, de Comunicações. E claro, a Petrobras, marco histórico da luta da população brasileira por sua soberania.

O papel da mídia no estímulo à violência

Por André Curvello


Os ataques a escolas no Brasil são uma triste realidade. Desde o ano 2000, quase 40 estudantes e professores foram mortos e mais de 70 ficaram feridos em ataques ocorridos em estabelecimentos de ensino em todo o país.

Esse fenômeno, que antes era visto principalmente em outros países, como nos Estados Unidos, agora se multiplica por aqui.

A imprensa tem dado grande espaço para a questão, abordando vários aspectos, como as motivações dos perpetrantes, seu perfil psicológico e social, e a segurança nos estabelecimentos de ensino.

No entanto, muitas vezes a mídia negligencia o debate sobre sua própria responsabilidade e, porque não dizer, sobre sua participação no incentivo aos ataques. Estudos mostram que a repetição constante de notícias sobre violência fomenta a própria violência, mas a imprensa parece relutante em lidar com esse tema.