terça-feira, 27 de agosto de 2024

Grande imprensa a serviço do rentismo

Charge: Bira
Por Neiva Ribeiro, no site da TVT News:


Um editorial publicado recentemente, com o título “Privatizar Petrobras, Caixa e BB”, no jornal Folha de S.Paulo, mostra, mais uma vez, a grande imprensa a serviço do mercado financeiro. A quem interessa a privatização das três maiores estatais brasileiras, estratégicas, com altos lucros?

A Petrobrás, a Caixa e o Banco do Brasil são empresas estatais com a missão de garantir os interesses da coletividade nacional, e não de atender a interesses de grupos privados, que operam em uma lógica de maximização do seu lucro. As estatais brasileiras tiveram lucros somados de R$ 197 bilhões em 2023, dos quais, R$ 49 bilhões foram para a União na forma de dividendos e participações.

O resultado da falta de compromisso dos governos anteriores com os trabalhadores e a população mais pobre foi evidente nos últimos anos.

As distorções nas emendas parlamentares

Charge: Jorge Braga
Editorial do site Vermelho:


A decisão do ministro Flávio Dino, unanimemente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a execução de emendas parlamentares anômalas desencadeou a possibilidade, na gradação da correlação de forças, de se corrigir distorções graves do uso do Orçamento Federal. É uma medida contra o crescente e indevido deslocamento para o Legislativo da gestão de parte do Orçamento que, na prática, subtrai do Executivo prerrogativas constitucionais, retirando-lhe recursos indispensáveis para a realização do programa de governo aprovado nas urnas.