domingo, 8 de setembro de 2024

STF nega recursos do X e mantém 83 bloqueios

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


Na sexta-feira passada (6), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou 39 recursos apresentados pelo X e por outras plataformas contra decisões do ministro Alexandre de Moraes de bloqueio de perfis na internet. Foram rejeitados 33 recursos da corporação do bilionário excêntrico Elon Musk e mais seis das redes digitais Rumble, Locals e Discord. A votação no plenário virtual foi unânime. Ela aconteceu uma semana após o ministro ter determinado o bloqueio do X no Brasil.

No total, as plataformas estrangeiras apresentaram recursos contra o bloqueio de 83 perfis nas redes. A maioria é ligada à milícia bolsonarista. Entre as contas que foram derrubadas estão as dos jagunços digitais Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio, Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza e Bruno Aiub, o patético Monark. Também estão perfis de alguns “patriotários” investigados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

Jatinho e iate atropelam Nunes Marques

Charge: Miguel Paiva/247
Por Altamiro Borges


Dizem as más línguas que o ministro Kassio Nunes Marques, nomeado por Jair Bolsonaro, vive isolado no Supremo Tribunal Federal e até já virou motivo de chacota entre seus pares. Mas fora do STF, ele parece andar “bem” entrosado. Na semana passada, ele pegou carona no jatinho do empresário Fernando Oliveira Lima para participar da festança de aniversário de 35 anos do cantor sertanejo Gusttavo Lima em um iate de luxo na Grécia. Ambos têm ligações com empresas de apostas online – as famosas bets.

Segundo matéria do site UOL, o proprietário da aeronave – também conhecido como Fernandin OIG – é o CEO da empresa One Internet Game (OIG). Em junho deste ano, ele ganhou fama ao arrematar, por R$ 1,4 milhão, uma chuteira banhada a ouro do jogador Neymar num leilão. “Nunes Marques, que é do Piauí, afirma que conheceu o empresário em Teresina há cerca de dez anos”. O ministro do STF também se jacta de ser amigo do músico sertanejo, que é garoto-propaganda da empresa Vai de Bet.

Brasil: ainda o paraíso do financismo

Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


O nosso país segue batendo recordes atrás de recordes, em inúmeras variáveis e modalidades, para assegurar o título de campeão mundial de juros. Para a elite do financismo local, pouco importa que tal pódio seja considerado uma vergonha internacional e um escândalo no que se refere a definições de prioridades de política econômica. Aliás, para um governo que se pretende reformador da ordem da profunda desigualdade que marca também a cena global, a insistência em continuar com esse misto de política fiscal da austeridade e política monetária do arrocho em suas próprias praias se apresenta como um péssimo cartão de visitas.