Mostrando postagens com marcador Mundo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mundo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

2020: marcas e cicatrizes

Por Flávio Aguiar, no site A terra é redonda:

Que imagens ficarão nas nossas retinas tão fatigadas como marcas e cicatrizes deste 2020 tão pandêmico quanto pandemônico?

Vamos recorrer a certas – ou incertas – modalidades literárias para arriscar alguns palpites.

No palco trágico ficarão as fotos das covas rasas, improvisadas aos milhares em diferentes pontos do Planeta, devido à mortandade que a Covid-19 provocou, algumas vezes ajudada pela incúria genocida de governantes como Trump, Bolsonaro e inicialmente Boris Johnson.

Se nos movermos para o plano dramático, encontraremos aquilo que talvez venha a ser o símbolo dos paradoxos deste ano terrível: a máscara, incensada por muitos como o ícone do salvamento de vidas, condenada pelos negacionistas de todas as estirpes e pontos cardeais como a tenaz do autoritarismo estatal a cercear o campo das “liberdades individuais”, qual seja, neste caso o campo onde se manifesta o desprezo pela própria vida e sobretudo pela vida dos outros.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O capitalismo é para poucos

Por Michael Roberts, no site A terra é redonda:


Apenas 1% do topo das famílias possui 43% da riqueza global, os 10% seguintes possuem 81%, enquanto os 50% da base têm apenas 1%. Este 1% é formado por multimilionários em riqueza líquida (descontadas já as dívidas); há apenas 52 milhões deles. Dentro desse 1%, há 175.000 pessoas ultraricas que abocanham mais de $50 milhões de dólares em riqueza líquida. Ou seja, um número minúsculo de pessoas (menos de 0,1%) possuem 25% da riqueza mundial!

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Bispos da Universal são presos em Angola

Ilustração: Rodrigo Bento/The Intercept Brasil
Por Gilberto Nascimento, no site The Intercept-Brasil:


Três bispos angolanos e um brasileiro da Igreja Universal do Reino de Deus, ligados à cúpula brasileira da instituição, foram detidos e levados a julgamento sumário nesta segunda-feira, 23, na comarca de Benfica, no município de Belas, em Angola. Eles foram acusados de privação de direitos humanos, desacato à autoridade e agressões a agentes da Polícia Nacional Angolana.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Fora das manchetes: mortes por coronavírus

Por Fernando Brito, em seu blog:

Enquanto acompanha, a toda hora, a lenta contagem de votos nos Estados Unidos, o mundo não está prestando a atenção que deveria no que já se configura numa nova onda mundial da Covid-19 que já ultrapassou o volume da primeira, com mais casos e mais mortes em todo o planeta.

Ontem, segundo o acompanhamento da Universidade John Hopkins (gráficos acima) foi o dia com maior registro de novos infecções e novas mortes provocadas pelo vírus: 685 mil, com quase 11,5 mil óbitos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Espanha taxa os mais ricos; Brasil ataca o SUS

Por Altamiro Borges


Enquanto a dupla macabra Bolsonaro-Guedes decide acabar com o auxílio-emergencial e impõe um decreto para privatizar o Sistema Único de Saúde (SUS), o governo de centro-esquerda da Espanha anuncia que vai taxar os mais ricos e as grandes empresas para superar a crise econômica agravada pela pandemia da Covid-19.

Segundo o jornal El País, "os partidos PSOE [Socialista] e Unidas Podemos, sócios na coalizão de esquerda que governa a Espanha, pactuaram finalmente o aumento de impostos para os mais ricos e grandes empresas, como forma de fechar a conta da crise provocada pelo coronavírus".

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Sinais de 'lockdown' na Europa. E no Brasil?

Por Fernando Brito, em seu blog:

A Itália viveu ontem uma noite de conflitos em protestos contra medidas de restrição da circulação e o mesmo aconteceu em Barcelona, na Espanha. Na Alemanha, as notícias dão conta de que, numa reunião de ministério, Angela Merkel disse que tinham “perdido o controle da situação”. Na França, Jean-François Delfraissy, presidente do conselho científico do país, disse que o número de casos diários deve chegar a 100 mil e que está “surpreso” com a brutalidade do que está acontecendo”.

Além das óbvias preocupações humanitárias, está evidente que estamos às portas de um novo “lockdown” na Europa.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Neonazistas da Grécia, Alemanha e... Brasil

Por Altamiro Borges


Na quarta-feira passada (7), a Justiça da Grécia declarou o partido neonazista “Amanhecer Dourado” como “organização criminosa” e indicou que seus líderes serão condenados a penas severas de prisão. A sentença, considerada histórica, foi comemorada por mais de 15 mil pessoas diante do Palácio de Justiça, em Atenas.

Segundo relato da agência de notícias France-Presse (AFP), o processo judicial durou mais de cinco anos e foi descrito pelo promotor Thanassis Kambagiannis como “o maior julgamento de criminosos fascistas desde Nuremberg” – o famoso tribunal que condenou os líderes sanguinários da Alemanha hitlerista.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Covid: 400 milhões de empregos viraram pó

Por César Locatelli, no site Carta Maior:


“Estamos vivendo tempos de partir o coração. Seis meses após a Organização Mundial da Saúde ter declarado que a Covid-19 é uma pandemia, mais de 800.000 pessoas perderam suas vidas em decorrência da doença. Estima-se que 400 milhões de pessoas, a maioria mulheres, perderam seus empregos. Até meio bilhão de pessoas poderá ter sido empurrado para uma situação de pobreza até a pandemia acabar.” Assim principia o mais recente relatório da Oxfam, que tem ‘titulo: “Poder, Lucros e a Pandemia: da distribuição excessiva de lucros e dividendos de empresas para poucos para uma economia que funcione para todos”.

domingo, 30 de agosto de 2020

Jeff Bezos, Covid-19 e a fortuna dos ricaços

Por Altamiro Borges

Enquanto a pandemia do coronavírus gera milhões de desempregados, famélicos e desesperados em todo o planeta, os ricaços ficam cada dia mais ricos no capitalismo. A revista Forbes divulgou na semana passada que Jeff Bezos, dono da Amazon, é o primeiro bilionário no mundo a alcançar uma fortuna de US$ 200 bilhões.

A riqueza recorde foi atingida na quarta-feira (26), em plena tragédia da Covid-19, após a valorização de 2% das ações da empresa lhe render um ganho extra de US$ 4,9 bilhões. Convertida em reais, Jeff Bezos já pode ser chamado de trilionário: a fortuna do ricaço ultrapassa o R$ 1,1 trilhão.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A vacina russa e a competição geopolítica

Por Jeferson Miola, em seu blog:

O registro, pela Rússia, da 1ª vacina contra o coronavírus, é um passo extraordinário na corrida científica mundial para proteger a humanidade desta terrível peste. Se confirmar a eficácia, a eficiência e a segurança da vacina, estaremos diante de um marcante acontecimento da história contemporânea.

Mais que um extraordinário êxito médico-científico, este pioneirismo coloca a nação russa, em geral, e Vladimir Putin, em particular, na dianteira do jogo geopolítico que, tudo indica, deverá se desenrolar globalmente em novas bases políticas, econômicas e sociais depois da pandemia.