domingo, 21 de setembro de 2014

Marina mentiu sobre palestras pagas?

Por Altamiro Borges

Até hoje, a ex-verde Marina Silva não explicou direito a origem da grana que recebeu com palestras proferidas nos últimos três anos – cerca de R$ 1,6 milhão. Num primeiro momento, ela disse que era alvo de “calúnias”. Na sequência, garantiu que não poderia dar os nomes dos pagadores em função de uma “cláusula de confidencialidade” nos contratos firmados. Neste domingo (21), porém, a Folha tucana – a mesma que trouxe o caso à tona – questionou a desculpa na matéria intitulada “Clientes contrariam versão de Marina Silva”. A candidata-carona do PSB cada dia se enrola mais em temas delicados, como o do jatinho fantasma ou o das doações da banqueira Neca Setubal, herdeira do Itaú.

O ex-vice de Aécio já sumiu da mídia

Por Altamiro Borges

É impressionante a seletividade da mídia na sua escandalização da politica. Quando uma denúncia atinge alguma pessoa próxima ao governo, a revista Veja estampa suas capas sensacionalistas; na sequência, o Fantástico da TV Globo repercute o caso; e os jornalões mantêm o tema nas manchetes. Já quando a denúncia afeta um político ligado aos tucanos, rapidamente o caso some da mídia. Nesta semana, estourou o escândalo do desvio de R$ 20 milhões de entidades do setor de transporte. O ex-senador Clésio Andrade, que foi vice-governador de Aécio Neves em Minas Gerais (2003-2006), é um dos acusados. O “escândalo” não mereceu capa da Veja, nem matéria na TV Globo e já desapareceu da mídia tucana!

Ninho tucano: “Casa das Garças” em SP

Por Altamiro Borges

Os economistas neoliberais e alguns agiotas do mercado financeiro tinham como ponto de encontro uma mansão no Rio de Janeiro, batizada de “Casa das Garças”. Agora, eles também poderão realizar suas reflexões econômicas – e algumas conspirações – em São Paulo. Já está em pleno funcionamento a “Casa Ibiá”, localizada na Rua Ibiapinópolis, no bairro nobre do Jardim Paulistano. A própria Folha, que não omite sua adoração ao “deus-mercado”, abriu o jogo em reportagem neste domingo (21) intitulada: “Economistas abrem versão de 'Casa das Garças' em SP”.

Ibope está à venda – nos dois sentidos!

Por Altamiro Borges

Crescem os rumores de que o Ibope – instituto que monopoliza as pesquisas de audiência da tevê brasileira e que realiza milionárias sondagens em períodos eleitorais – será vendido nos próximos dias à multinacional britânica WPP. Segundo reportagem do Estadão desta sexta-feira (19), “um dos maiores grupos de publicidade do mundo, dono de agências Ogilvy, Young & Rubicam e JWT, quer ficar com 80% do capital da empresa brasileira de pesquisa. O grupo de comunicação já é sócio do Ibope e detém atualmente 44% do negócio... As negociações estão em estágio avançado”.

A morte melancólica do PSDB

Por Altamiro Borges

O PSDB está em clima de velório. Amargando o terceiro lugar na disputa presidencial, o pior resultado desde a sua fundação, o partido já prevê a redução da bancada federal e a diminuição do número de governadores eleitos em outubro. A consequência, pós-eleição, é que as bicadas serão mais sangrentas no ninho, com fortes divisões internas e fuga das lideranças mais pragmáticas. Os tucanos mais pessimistas já falam na extinção da espécie, na morte melancólica do PSDB. Em sua coluna no insuspeito O Globo, neste domingo (21), Ilimar Franco descreveu o trágico cenário:

Eleições, Pnad e as lentes de cada um

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

As edições de sexta-feira (19/9) dos jornais sofrem da entressafra de novidades. Mesmo com a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de voto, desta vez realizada pelo Datafolha para a Folha de S.Paulo e a Rede Globo, o fato é que a imprensa se tornou dependente da agenda dos candidatos.

Porque apoio Dilma Rousseff

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Pela primeira vez assinei um manifesto de apoio a um candidato a presidente, no caso Dilma Rousseff.

As razões são as seguintes.

Acredito em um determinado modelo de desenvolvimento do país.

Eleições e direitos dos trabalhadores

Por José Dari Krein e Vitor Filgueiras, no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU):

A regulação do trabalho é um dos temas centrais do grande empresariado no Brasil, desde anos 1990, dentro do contexto das reformas liberalizantes. É o tema, por exemplo, de destaque na agenda das duas mais importantes entidades patronais, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), que publicaram suas demandas nas últimas semanas (respectivamente: Propostas da indústria para as eleições 2014. – Brasília: CNI, 2014; O que esperamos do próximo presidente 2015-2018. / CNA – Brasília: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, 2014).

"Onda vermelha" afoga Aécio em MG

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Caiu como uma bomba atômica no cenário político pesquisa publicada na edição do último sábado (20/9) do jornal mineiro O Tempo. Manchete principal de primeira página não poderia resumir melhor o quadro no feudo político de Aécio Neves – quem, passo a passo, vai se tornando o coveiro do PSDB: “Dilma dispara e Marina encosta em Aécio em MG”

O que está em jogo no Brasil

Por Boaventura de Sousa Santos, no site da Adital:

Escrevo esta crônica de Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso e que é também a capital do que no Brasil se designa por agronegócio (agricultura industrial de monocultura: soja, algodão, milho cana do açúcar), a capital do consumo de agrotóxicos que envenenam a cadeia alimentar e da violência contra líderes camponeses e indígenas que defendem as suas terras da invasão e do desmatamento ilegais. Reúno-me com líderes de movimentos sociais, um deles (indígena Xavante) chegado à reunião clandestinamente por estar sob ameaça de morte. Deste lugar e desta reunião torna-se particularmente claro o que está em jogo nas próximas eleições no Brasil.

As eleições e a pauta trabalhista

Editorial do site Vermelho:

Ligado ao tema do desenvolvimento nacional soberano e à luta pela ampliação e aprofundamento da democracia, mais uma vez o debate sobre as questões sociais e trabalhistas emerge como um dos aspectos mais relevantes da campanha eleitoral.

Nos últimos dias, ocupou o principal lugar da cena política a partir de mais uma declaração de Marina Silva, quando a candidata do PSB, percorrendo afanosamente o caminho ditado pelos espúrios interesses do capital financeiro, sinalizou que, caso eleita, proporá modificar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), numa clara ameaça de regressão.

Por que o ódio ao PT?

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

O ódio ao PT e aos petistas em geral é um eixo importante sobre o qual também gira a campanha presidencial de 2014.

Esse sentimento antigo, manifestado abertamente por adversários de influência forte no eleitorado de oposição, permanece em estado latente e se manifesta mais claramente nas “guerras” presidenciais. Em tempos de “paz” é cochichado pelos cantos do Congresso e, igualmente, em reuniões sociais onde não há preocupação em expor preconceitos.

Eleições brasileiras e reflexo no mundo

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

As eleições brasileiras eram uma a mais no denso calendário eleitoral latino-americano, até que a candidatura da Marina colocou os focos do mundo sobre o Brasil. Alguns com esperanças de uma virada radical na política interna e externa do país, outros preocupados com essas possíveis mudanças.

Império em pânico no Oriente Médio

http://www.cartoonmovement.com/
Por Immanuel Wallerstein, no site Outras Palavras:

O presidente Barack Obama disse aos Estados Unidos, e em particular ao Congresso, que o país deve fazer algo no Oriente Médio, para interromper um desastre. Sua análise do suposto problema é extremamente turva, mas os tambores do patriotismo estão batendo forte e, no momento, quase todo mundo, nos EUA, está contagiado. Alguém mais sensato diria que todos estão se debatendo em desespero, diante de uma situação pela qual Washington é o principal responsável. Não sabem o que fazer. Por isso, agem em pânico.

sábado, 20 de setembro de 2014

Dilma pode ser eleita no primeiro turno

Por Altamiro Borges

Neste sábado (20), o jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo, postou uma notinha que deve atormentar os comitês de Aécio Neves, de Marina Silva e dos barões da mídia. “A pancadaria da campanha da presidente Dilma para cima da adversária Marina funcionou. As pesquisas internas de ambas registraram a ampliação da diferença entre elas para cerca de 10% a 12%. O programa de TV em que Marina diz que é a favor do ‘Bolsa Família’ busca deter a sangria. Por isso, o PT vai manter o ataque e explorar a dúvida quanto a capacidade de Marina dirigir o país”. Se a pesquisa Datafolha, que apontou a ampliação da vantagem para sete pontos, já tinha feito soar o sinal de alerta, agora a tendência será a do desespero.

Afiliada da Globo na Bahia será punida?

Por Altamiro Borges

Na quarta-feira (17), mais um episódio grotesco evidenciou que os donos da mídia se consideram acima das leis no Brasil. A TV Oeste, repetidora da Rede Globo na região de Bom Jesus da Lapa (a 796 quilômetros de Salvador), veiculou durante todo o dia uma imagem congelada de Paulo Souto, o candidato do DEM ao governo do Estado. O crime eleitoral poderia até resultar na cassação da outorga da empresa, que explora uma concessão pública de televisão. Mas a tendência é que a propaganda ilegal da TV Oeste e dos demos não resulte em qualquer punição.

Por que a Folha não sobe no palanque?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

No sábado passado (13), durante um comício em Belo Horizonte, o empresário Álvaro Teixeira da Costa, maior acionista dos Diários Associados – empresa que controla os jornais ‘Estado de Minas’ e ‘Correio Braziliense’ –, subiu ao palanque de Aécio Neves e Pimenta da Veiga. Ele tentou ser discreto, mas foi flagrado pelos fotógrafos. Até hoje os seus diários não explicitaram apoio ao PSDB, mas basta ler a cobertura “jornalística” para conhecer a torcida – seja nas disputas dos governos de Minas Gerais e do Distrito Federal, ou na corrida presidencial. Álvaro Teixeira da Costa até se expôs ao participar do comício. Seria mais honesto, porém, que os barões da mídia formalizassem os seus apoios, como ocorre em vários países do mundo.

Datafolha: Alegria de Aécio é falsa!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Aécio Neves está embriagado com os números do último Datafolha. Já alguns “calunistas” da mídia, que detestam a “lulopetista” Dilma Rousseff, mas não confiam plenamente na “ex-petista” Marina Silva, soltam rojões e garantem que a reação do cambaleante tucano é inevitável. Toda esta euforia, porém, não se justifica e pode virar uma baita ressaca. O Datafolha divulgado nesta sexta-feira (19) apontou um aumento de apenas dois pontos percentuais nas intenções de voto do presidenciável do PSDB – ou seja, dentro da margem de erro. Ele subiu para 17% e ainda está distante dos 21% que ostentava antes da trágica morte da Eduardo Campos e da “providência divina” de Marina Silva.

As muitas razões para votar em Dilma

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Reconhecendo os percalços e erros que houve nos últimos 12 anos do governo de Lula-Dilma e vendo os esboços de projetos políticos apresentados pelos partidos de oposição, estou convencido de que o projeto liderado pelo PT com Dilma é ainda o mais adequado para o Brasil. Só por isso já meu voto vai para Dilma Rousseff.

Mas tenho outras razões a serem ponderadas.

Globo tenta explicar a sonegação

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Toda vez que a Globo fala sobre a sua própria sonegação, acaba se enrolando mais.

É o que acaba de acontecer.

A essa altura, todo mundo já viu o vídeo no qual Garotinho menciona a sonegação da Globo.

A empresa ficou numa guerrinha contra as redes sociais, mandando retirar, a galera postando de novo, até que as redes ganharam, claro.