sexta-feira, 14 de maio de 2010

Serra é, de fato, a biruta do aeroporto?

Irônica, a pré-candidata Dilma Rousseff disse recentemente que seu maior adversário na disputa presidencial, José Serra, parece “biruta de aeroporto” – aquele coador que fica ao sabor do vento para auxiliar as aeronaves. De fato, as últimas declarações do demotucano parecem amalucadas. Numa entrevista hilária à rádio CBN, ele jurou que “sou um homem de esquerda”, anunciou que convidaria o PT para seu governo e até bateu boca com Miriam Leitão, notória tucana, ao criticar a especulação financeira. Dias antes, ele já afirmara que “não sou de oposição nem da situação”.

A birutice de José Serra, porém, é calculada. Matreiro e com forte senso de oportunidade – para não dizer de oportunismo –, ele segue à risca as orientações dos seus marqueteiros de campanha. Monitorando as pesquisas e preocupados com a crescente popularidade do presidente Lula, estes garantem que seria um grave aparecer como oposição frontal ao atual governo. Por isso, sugerem que o candidato demotucano vista o figurino do “Serrinha paz e amor”, esconda seu programa de matriz neoliberal e se travista de continuador “mais experiente” das obras do atual governo.

Não subestimar a estratégia eleitoral

O slogan de campanha “O Brasil pode mais”, fabricado pelos publicitários do PSDB, serve a esta estratégia. É light e sereno – por mera coincidência, até serviu para inspirar o clip comemorativo dos 45 anos da TV Globo. No mesmo rumo, quem sempre menosprezou os programas sociais do governo Lula, taxando-os de “bolsa esmola” ou “gastança social”, agora virou defensor do Bolsa Família. O cinismo beira o ridículo. Serra até babou em elogios ao presidente Lula após ele ter sido agraciado pela revista Time com o título de um dos maiores lideres mundiais da atualidade.

A birutice do candidato tucano é até engraçada, mas não dá para subestimar a sua estratégia de campanha. Ela deu certo no Chile, onde o pinochetista Sebastián Piñera não atacou a presidente Michelle Bachelet, que também gozava de alto prestígio, e venceu as eleições de janeiro último. Por enquanto, a orientação de campanha do demotucano não está ao sabor do vento, como biruta de aeroporto. Ela é muita precisa: “Serrinha paz amor” evita marola, não bate de frente, não faz o debate programático e procura fugir das comparações FHC-Lula. Ele quer discutir apenas as “biografias”.

Enquanto ele alisa, os seus brucutus mordem – que o diga Eduardo Graeff, ex-secretário de FHC, atual tesoureiro do PSDB e coordenador da campanha na internet de José Serra. Para o candidato demotucano, o pior cenário é o do confronto programático e da comparação das experiências dos governos FHC e Lula. É isto que seus marqueteiros tentam evitar, mas é para este ringue que ele deve ser levado. Nele, o candidato fica, de fato, totalmente biruta, mais vulnerável – que o diga a magoada tucana Mirian Leitão, atingida pelo “fogo amigo”.

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5 comentários:

  1. Altamiro, veja o que disse ontem o presidente Lula: "Uma parte da história da Dilma me lembra muito a do Mandela. Uma vez o Mandela me contou que só foi para o confronto porque não deram outra saída pra ele. O tempo passou e ele virou um dos maiores símbolos da paz e da união no mundo". Altamiro, até o momento, a luta da esquerda tem se pautado pelas vias da legalidade para combater a direita e a força da imprensa golpista. Porém, parece que até mesmo instituições que deveriam sr isentas estão a favor da volta do neoliberalismo e das p´raticas fascistas, como medidas higienistas na Cultura e de extermínio aos pobres, como os recentes incêndios em favelas. Se nda der certo, Altamiro, teremos que seguir o que fez Mandela e lutarmos com todos os recursos possiveis, nem que tenhamos que manchar as mãos de sangue. Serra é uma ameaça!

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  2. Boa analize, isto é que eles estão se preparando muito para esta eleições, penso que se perderem , vai decretar falência do Dem, e tornar o PZDB pequeno, a midía ????,

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  3. Ora, Miro, José Serra quer conquistar o eleitorado petista, como de outras opções ideológicas. Ele imagina que pode ter uma gigantesca vitória eleitoral, e com isso moderou seu discurso da forma mais tendenciosa possível.

    É só comparar duas famosas imagens. A de Serra, olhando para a frente da câmera, com sorriso cínico, apontando uma arma da polícia "contra" nós, ou o Serra meigo e carinhoso, provavelmente tentando seduzir o público feminino, numa capa de Veja.

    A primeira imagem foi feita com ele como o "supergovernador" de São Paulo, (in)capaz de deter o furioso temporal que atingiu a cidade por mais de um mês. A segunda mostra ele já às vésperas da corrida eleitoral, que praticamente começou.

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  4. Estou fazendo minha parte e divulgando essas notícias no meu Twitter!

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  5. AEROPORTO HERCÍLIO LUZ FLORIANOPOLIS SC, RECEBEU EM 2009 EXATOS 2.108.383 PASSAGEIROS (EXCLUINDO ACOMPANHANTES, COMUNIDADE AEROPORTUÁRIA, IMPRENSA, VISITANTES, ETC.)DE ACORDO COM LINK DA PRÓPRIA INFRAERO: http://www.infraero.gov.br/aero_prev_movi.php?ai=94

    POR FGV, ANAC, SNEA, SNA, DENTRE OUTROS, ESTIMA-SE QUE O MOVIMENTO ATINJA: EM 2010 - 2.300.000 DE PASSAGEIROS; EM 2011 - 2.450.000 PASSAGEIROS; 2012 - 2.650.000 PASSAGEIROS; EM 2013 - 2.850.000 PASSAGEIROS; EM 2014 - 3.100.000 PASSAGEIROS.

    OU SEJA, COM ISSO QUALQUER CRIANÇA EM SEUS INICIAIS ANOS ACADÊMICOS JÁ PERCEBE O GIGANTESCO ERRO CONSCIENTE E HIPER PROPOSITAL QUE INFRAERO + GOVERNO DE SANTA CATARINA VÃO COMETER AO ENTREGAREM CONCLUSÃO DO AEROPORTO EM 2014 (SE ENTREGAREM NESTA DATA), SOMENTE COM CAPACIDADE PARA 2.700.000 PASSAGEIROS/ANO. ENTREGARAM UM AEROPORTO JÁ PEQUENO E COM DEFICT DE 400.000 PASSAGEIROS/ANO.

    QUANDO "GESTORES" DA INFRAERO E GOVERNO DE SANTA CATARINA SÃO INDAGADOS, APENAS RESPONDEM QUE AEROPORTO PREVE PROJETO COM CAPACIDADE DE EXPANÇÃO. À MAIORIA DOS REPORTES E A POPULAÇÃO ESTA MEDIOCRE RESPOSTA OS SATISFAZ. PORÉM ESQUECEM QUE AEROPORTO JÁ ESTARÁ ULTRAPASSADO NA SUA INAUGURAÇÃO, COM CAPACIDADE ESGOTADA EM 400.000 PASSAGEIROS/ANO (ISSO É MUITO!!!), QUANDO AEROPORTO DEVERIA SER CONSTRUIDO COM CAPACIDADE EXPANDIDA PARA NO MÍNIMO 10 A 20 ANOS A FRENTE (2024-2034), ALGO EM TORNO DE 5.800.000 PASSAGEIROS/ANO.

    IMPRENSA ATUANTE E POPULAÇÃO PARTICIPATIVA DEVEM REVERTER ESSES ULTRAJES DOS QUE ESTÃO COM A CANETA NA MÃO E O DINHEIRO NA CUECA E MEIAS.

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