segunda-feira, 30 de maio de 2011

Risco de fraude nas eleições do Peru

Por Camila Queiroz, no sítio da Adital:

Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais no Peru, a ocorrer no próximo dia cinco de junho, o candidato Ollanta Humala, do partido Gana Perú, denunciou ontem (26), durante comício, indícios de fraude a favor da rival conservadora Keiko Fujimori. "Há uma série de indícios que nos preocupam e que podem conduzir a uma fraude, há indícios que não mostram uma equidade, isso sim nos preocupa”, afirmou, acrescentando que se deve defender o voto, um instrumento "democrático”.

Os ativistas digitais do Amazonas

Por Conceição Oliveira, no blog Maria Frô:

Este final de semana, em Manaus, participei do Primeiro Encontro de ativistas digitais do Amazonas. Cerca de 130 participantes, majoritamente jovens universitários, estiveram presentes no sábado, durante todo o dia, para debater a democratização da comunicação e a luta pela banda larga de qualidade, rápida e acessível a todos.

Globo abafa crise da Fifa

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Amigo navegante mineiro chama a atenção deste ansioso blog para a forma pela qual o G1, o Globoesporte.com e o Bom (?) Dia Brasil tratam do escândalo que enrola a Fifa e Ricardo Teixeira.

Quem tem medo da internet livre?

Por José Dirceu, em seu blog:

Os debates e as decisões do G-8 sobre a Internet, por sua importância, continuam sendo repercutidos na imprensa. No domingo, O Globo trouxe um editorial a respeito, "Os limites na regulação da Internet", sobre a proposta do presidente Nicolas Sarkozy, que defende intervir na web para torná-la menos “caótica” e mais “civilizada”. Já O Estado de São Paulo, no caderno Link, descreve o embate que se travou na cúpula dos líderes globais numa ampla matéria “Um debate com quase todos do mesmo lado”, em duas páginas.

Blogueiros do AM debatem prioridades

Do sítio Vermelho:

No último sábado (28), 127 blogueiros, twitteiros e usuários de redes sociais em geral estiveram presentes no I Encontro Estadual de Ativistas Digitais do Amazonas, realizado no auditório da unidade de Direito da Uninorte. A atividade contou com a participação da blogueira e representante do Centro de Mídias Alternativas Barão de Itararé, Maria Frô, que qualificou o debate sobre o papel da internet na democratização da comunicação.

Política pública de comunicação: para quê?

Por Marco Aurélio Weissheimer (*), no blog RS Urgente:

Estive na TVE esta semana para participar do programa Cidadania. O tema era justamente a divulgação do primeiro encontro de blogueiros e tuiteiros do Rio Grande do Sul. Fazia tempo que não entrava na TVE. Alguns anos. Tive um sentimento misto de alegria por voltar lá e tristeza por ouvir de funcionários da casa relatos sobre o processo de sucateamento que atingiu a emissora nos últimos anos, particularmente no governo da senhora Yeda Crusius. Fui informado que a última vez que se comprou equipamentos para a TVE foi durante o governo Olívio Dutra. A situação se agravou muito nos últimos quatro anos. A impressão que dá é que, se tivesse mais um mandato, Yeda Crusius acabaria por fechar a TVE.

Quarto líder camponês assassinado no Pará

Marcelo Lacerda/Terra Magazine
Por Luana Lourenço, na Rede Brasil Atual:

Um agricultor foi encontrado morto no assentamento agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna (PA), onde na última terça-feira (24) o casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foi assassinado.

A volta de Zelaya a Honduras

Por Beto Almeida:

No último sábado, dia 28, a Telesur exibiu, ao vivo, por satélite, para toda a América Latina, para os latinos que vivem nos EUA e para parte da Europa, o retorno do ex-presidente Manoel Zelaya a sua pátria, Honduras, depois de ter sido deposto por um golpe de estado articulado por alas do governo estadunidense, juntamente com a oligarquia interna hondurenha que não admitia a aproximacão de Zelaya de Chávez, de Cuba e da Alba.

O sucesso do encontro de blogueiros do CE

Por Carolina Campos, no sítio Vermelho:

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte Che Guevara (Cuca da Barra), em Fortaleza, sediou neste final de semana, nos dias 28 e 29 de maio, o 1º Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará, uma iniciativa do Centro de Estudos de Mídia Livre Barão de Itararé/CE, em parceria com a Revista Nordeste Vinte Um.

Impressões sobre o BlogProg do RS

Por Cris Rodrigues, no blog Somos Andando:

Recém terminado o I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS, só consigo escrever sobre sensações e impressões. Talvez mais adiante venha um relato de maior conteúdo prático e político.

Ustra: torturador e colunista da Folha

Por Antônio Mello, em seu blog:

Que o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra é sequestrador e torturador não é uma opinião minha, é sentença do juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de São Paulo, 9 de outubro de 2008. A notícia, que reproduzo em parte abaixo, mostra quem é o que fazia o coronel no período mais infame da ditadura (a tal ditabranda da Folha).

Pois não é que a Folha abriu espaço em sua página 3 de sexta-feira para que Brilhante Ustra dê sua versão sobre acusações que sofre de outro que o acusa de tortura, o ex-presidente do BC no governo FHC Pérsio Arida?

PSDB sepulta o serrismo

Por André Barrocal, no sítio Carta Maior:

“Contem comigo para qualquer problema, para qualquer necessidade de presença, eu estarei lá. Sou um ativista político desde minha juventude. Estou nessa luta há muitas décadas e, se deus quiser, permanecerei nela durante muitas décadas ainda (….) Antes de ser um oficial da política, eu sou um soldado.”

Faltou Aécio Neves na lista da Folha

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Nas últimas semanas, militantes de esquerda, blogueiros, lideranças políticas e sindicais concentraram-se num (saudável) processo de crítica ao governo Dilma e às atitudes recentes da direção do PT. Aqui no Escrevinhador, procuramos alimentar esse debate – o que gerou reação irada de alguns leitores que preferiam a “defesa firme” do governo. Recuso-me a seguir por esse caminho do “apoio incondicional”, e lembro que a crítica dura pode ser uma ótima forma de colaborar com o país – ainda que ninguém tenha me pedido colaboração alguma.

As rivalidades da primavera árabe

Por Robert Fisk, no jornal argentino Página/12:

A primavera árabe esconde seus segredos. A Turquia e o Qatar começaram a demonstrar certa irritação contra o regime sírio de Bashar al Assad. Os turcos, inclusive, estão planejando uma espécie de “lugar seguro” dentro do território sírio para evitar que uma maré de refugiados invada a fronteira turca. Enquanto os árabes do Golfo suspeitam que a Argélia esteja fornecendo armas à Líbia.

"Não mais sangue", do México a Barcelona

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

Neste sábado, 28, na Cidade do México, ativistas pintaram de vermelho a água da fonte de Diana Caçadora. A performance ocorreu no centro do “Paseo da Reforma” e durou meia hora, quando as autoridades deixaram de bombear o líquido, escreve o diário La Jornada. No protesto, com temas como “Não mais sangue” e “Nem mais um morto”, um grupo de manifestantes exigiu o retorno do exército para o quartel e denunciou a estratégia governamental de enfrentar o narcotráfico, que muitos acreditam que só faz aumentar a violência.