quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Celso Amorim desagrada direita e mídia

Por Altamiro Borges

Nelson Jobim finalmente caiu. Ótima notícia! Ele já vai tarde. O novo ministro da Defesa será o embaixador Celso Amorim. Notícia melhor ainda. Como chanceler de Lula nos seus oito anos de mandato, Amorim conseguiu reerguer a política externa brasileira, tornando-a mais ativa e altiva. Agora, retorna ao governo, que pode ganhar assim uma nova fisionomia – mais à esquerda.

Mídia esqueceu os “indignados” da Espanha

Por Altamiro Borges

No final de julho, teve início uma marcha mundial para denunciar os culpados pela grave crise que atinge a Europa. A largada foi dada na praça Puerta de Sol, em Madri, famosa pela “revolta dos indignados”. O seu ponto de chegada é o Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde está previsto um ato, em 15 de outubro, com o slogan “os cidadãos não são mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros”.

Dilma pede desculpas aos sindicalistas

Por Altamiro Borges

Do repórter Chico de Gois, no sítio do jornal O Globo:

*****

Depois de ter anunciado o plano de industrialização, chamado Brasil Maior, na terça-feira, enfrentando a resistência das centrais sindicais, que se recusaram a participar da cerimônia por se sentirem preteridos na discussão do projeto, a presidente Dilma Rousseff apareceu de surpresa, nesta quinta-feira, numa reunião das centrais na Secretaria Geral da Presidência e desculpou-se pela atitude do governo, segundo disseram os sindicalistas em entrevista coletiva. Ela fez um mea-culpa pelo que considerou um erro. As centrais aceitaram o pedido de desculpas, mas querem que o governo coloque em prática a sugestão apresentada por elas, de manter câmaras setoriais, com participação paritária, nas 25 cadeias de produção. Dilma prometeu atender ao pedido.

FMI volta a atacar a economia brasileira

Por Altamiro Borges

Apesar da perda de credibilidade e das recentes mudanças na sua direção, o Fundo Monetário Internacional (FMI) continua sendo um instrumento da oligarquia financeira e um antro de neoliberais. Ele não tem nada de neutro, de técnico. Ele reflete as opiniões e os interesses do capital rentista, responsável pela desregulamentação do setor e pela quebradeira da economia no mundo.

O bravateiro Jobim já dançou?

Por Altamiro Borges

Tudo indica que o ministro Nelson Jobim dançou. Segundo o UOL, “Dilma Rousseff está reunida desde as 9h40 desta quinta-feira (4) com os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Helena Chagas (Comunicação Social) e discute as novas declarações dadas pelo titular da Defesa, que pode perder o cargo nas próximas horas”.