O repórter Gustavo Gantois, do Portal Terra, acaba de informar que a presidenta Dilma Rousseff finalmente decidiu anunciar o nome do novo ministro do Trabalho. "O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) vai substituir Paulo Roberto Pinto, que ocupa o cargo há cinco meses como interino. A decisão foi tomada em reunião na manhã desta segunda-feira entre Dilma e o presidente do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi".
Ainda segundo a matéria, "o novo ministro, que está em Brasília, foi chamado às pressas ao Palácio do Planalto para ser comunicado da decisão. Brizola Neto disputava a indicação com outros dois nomes. O também deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) tinha a preferência interna do partido, mas sofria forte resistência de Dilma e dos ministros palacianos, entre eles Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência. O outro nome, com menos chances, era do secretário-geral do PDT, Manoel Dias".
O anúncio ocorre na véspera do Dia Internacional dos Trabalhadores e supera um impasse no governo. Houve forte pressão, inclusive da mídia patronal, para evitar sua nomeação. Neto do ex-governador Leonel Brizola, o mais jovem integrante da Esplanada dos Ministérios sempre defendeu os direitos trabalhistas inscritos na CLT - o que explica a resistência do empresariado. Como blogueiro, ele também nunca se dobrou às manipulações dos barões da mídia, sendo um participante ativo da luta pela democratização dos meios de comunicação.
"Neto" só honra o sobrenome quando não é neto tucano.
ResponderExcluir