Por Altamiro Borges
Crise
- É inadmissível que esses blogueiros sujos recebam dinheiro público para atacar as instituições e seus representantes. Num caso específico de um desses, eu já ponderei ao ministro da Fazenda que a Caixa Econômica Federal, que subsidia o blog, não pode patrocinar ataques às instituições.
( Eu sei bem de quem o ministro está falando, mas, como me disse Jobim sobre essa confusão toda, "eles que são branco é que se entendam" . Jobim, Heraldo, FH e eu vamos ficar na nossa. No caso, Heraldo, não é pra menos, quer distância desse blogueiro. Eu só não sabia que a Caixa Econômica patrocinava esse tipo de blog )
O ministro explicou que, nem de longe, sua decisão visa atingir a liberdade de expressão. Pelo contrário, é em defesa que se luta contra as pessoas que não se acostumaram a viver dentro de um regime democrático.
- O direito de crítica, de opinião, deve ser respeitado. Mas o ataque às instituições é intolerável - acrescentou o ministro Gilmar Mendes.
Saiu agora à noite no blog de Jorge Bastos Moreno, hospedado no sítio do jornal O Globo:
*****
Crise
Gilmar questiona uso do dinheiro público para atacar instituições
O ministro Gilmar Mendes acaba de informar à Rádio do Moreno que vai entrar com uma ação na Procuradoria Geral da República, solicitando o substrato das empresas estatais que usam o dinheiro público para o financiar blogs que atacam as instituições.
- É inadmissível que esses blogueiros sujos recebam dinheiro público para atacar as instituições e seus representantes. Num caso específico de um desses, eu já ponderei ao ministro da Fazenda que a Caixa Econômica Federal, que subsidia o blog, não pode patrocinar ataques às instituições.
( Eu sei bem de quem o ministro está falando, mas, como me disse Jobim sobre essa confusão toda, "eles que são branco é que se entendam" . Jobim, Heraldo, FH e eu vamos ficar na nossa. No caso, Heraldo, não é pra menos, quer distância desse blogueiro. Eu só não sabia que a Caixa Econômica patrocinava esse tipo de blog )
O ministro explicou que, nem de longe, sua decisão visa atingir a liberdade de expressão. Pelo contrário, é em defesa que se luta contra as pessoas que não se acostumaram a viver dentro de um regime democrático.
- O direito de crítica, de opinião, deve ser respeitado. Mas o ataque às instituições é intolerável - acrescentou o ministro Gilmar Mendes.
*****
Ataque à liberdade de expressão
Desesperado, sem conseguir sustentar as suas acusações e difamações contra o ex-presidente Lula - até o amigão Nelson Jobim o abandonou nas suas bravatas sem provas -, o ministro Gilmar Mendes, que se acha o "Supremo", resolveu investir contra a liberdade de expressão e contra a blogosfera. Ele agora quer asfixiar financeiramente os "blogs sujos" - expressão usada primeiramente por seu outro amigão, o tucano Serra.
A coluna de Moreno insinua que o alvo principal de Gilmar Mendes é o jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada. Ao citar Heraldo Pereira, serviçal da TV Globo que processou o blogueiro, ela dá pistas sobre o blogueiro odiado pelo "jagunço midiático" Gilmar Mendes - a expressão jagunço, que adora os holofotes da mídia, foi usada por outro integrante do STF, o ministro Joaquim Barbosa.
Suspensão dos anúncios da Veja
A blogosfera realmente está incomodando as forças conservadoras deste país. Capas da Veja, editorias do jornal O Globo, ataques dos "calunistas" amestrados da mídia e, agora, a histeria do próprio Gilmar Mendes indicam que os tais "blogueiros sujos" crescem em influência no cenário político nacional. Apavoradas, estas forças investem novamente contra a liberdade de expressão - como já fizeram no golpe e na ditadura militar.
Já que pretende discutir o uso do dinheiro público na blogosfera, o "isento" ministro do STF deveria também questionar os anúncios publicitários na revista Veja. Afinal, ela foi acusada de envolvimento com o crime organizado, com a máfia do Carlinhos Cachoeira. Não seria o caso de Gilmar Mendes propor a suspensão da publicidade oficial até que a publicação de seu outro amigão, Bob Civita, seja investigada?
Toda solidariedade ao blogueiro Paulo Henrique Amorim, alvo de dezenas de processos de Daniel Dantas, de Ali Kamel e de outros fascistóides nativos! O momento é de forte unidade em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão! Os que defendem a democracia não podem se calar nesta hora!
Parabéns aos blogueiros sujos. Se estamos incomodando essa gente é porque estamos no caminho certo.
ResponderExcluirTodo o meu apoio ao Paulo Henrique Amorim, que foi quem, durante a baixaria da campanha de 2010 abriu-me as portas para saber da existência de um movimento sério de resistência e de contraponto à safadeza da grande mídia. Até então eu me sentia sozinho em minha indignação com o tom e a parcialidade da mídia. Via Conversa Afiada fui me enfronhando em outros blogs sujos e senti que havia, e há, esperança de fazer brotar a verdade.
ResponderExcluirParabéns a todos vocês, grandes blogueiros sujos. Eu sou blogueiro, mas do baixo clero, mas fico satisfeito em poder repassar informações aos meus leitores e, por vezes, atrevo-me a produzir textos meus, em momentos em que a indignação traval a garganta e em que preciso escrever para desafogar. Meus mestres são vocês, mais experientes e jornalistas de fato. Estou aprendendo, engatinhando, e só tenho a agradecer a todos por me permitirem vislumbrar que há saídas para todo esse "imbroglio". E a saída será triunfante para a nossa nação, tenho certeza.
VIVA OS BLOGS SUJOS!
LIBERDADE DE EXPRESSÃO PÁRA TODOS.
Democracia implica no embate de ideias e ideologias, argumento e contra-argumento, de forma civilizada e honesta.
Não é possível, mais, aceitar imposições de verdades por parte daqueles que detêm o poder financeiro e dispõem do monopólio da mídia.
Cordiais saudações!
O lamentável ministro Gilmar Mendes desce da dignidade do cargo que ocupa para deblaterar como um político qualquer. Quem jogou sua credibilidade no lixo foi ele próprio, ao mancomunar-se com Demóstenes Torres,o quadrilheiro com o qual costuma passear, e com Dom Bob Civita, aquele que prometeu "derrubar a Dilma" - há algo mais contra as instituições do que prometer um golpe de Estado?
ResponderExcluirGilmar fez isso no episódio do falso grampo. Fez isso ao dar dois habeas-corpus em 48 horas, no meio da noite, para um banqueiro condenado a 10 anos de cana.
Quem atenta contra as instituições e contra o próprio STF? Gilmar deveria sofrer impeachment por sua postura indecorosa e agitadora.
Ataque as instituiçoes(no caso o STF)é a nomeaçoa e a permanencia de um bandido como integrante e ate presidente dessa instituição.
ResponderExcluirO ministro poderia fazer o mesmo com as verbas de publicidade do governo federal investidas em veículos como Veja, Folha SPaulo, Estadão e Globo. Esses atacam sistematicamente o governo, manipulando, mentindo e inventando. O ministro deveria ter um comportamento imparcial, mas o que esperar de cidadão que está mais para coronel?
ResponderExcluirMeu deus!
ResponderExcluirgilmar se confunde com as instituições...será por isso que ele as trata como extensão de seus negócios privados?
Acatemos a sugestão do ministro gilmar, e vamos além:
Auditoria e investigação minuciosa sobre todas as contas e verbas oficiais em TODOS os veículos de mídia nos três entes de todos os poderes(União, Estado e Municípios, Executivos, Legislativos e Judiciário).
Como o trabalho é muito grande, sugiro uma amostragem:
Para cada blog investigado, um grande veículo e um entre de poder público, por exemplo:
Blog do PHA ou do Miro. Editora Abril e Governo de SP.
E por aí vai.
Ou a lei é para todos ou é injusiça seletiva.
A prefeitura de São Paulo comprar assinatura da Folha, isso pode, né? O governo do estado de SP comprar assinatura da Veja e da revista dos Civita sobre educação, isso pode, né?
ResponderExcluirA efervescência dos movimentos que primam pelos direitos dos cidadãos ecoa fortemente em todos os cantos do planeta. O ser humano, como espécie, não consegue mais tolerar tamanha desigualdade ocasionada por sistemas corruptos e práticas neoliberais. Não consegue tolerar porque nossas capacidades criativas e solidárias emergem fortemente a dissipar a ilusão da escassez que as próprias escolas de economia insistiam em nos doutrinar. Os blogs "sujos" são instrumentos que desvelam toda a sujeira que estava debaixo do tapete social, político e econômico. São espaços compatilhados por cidadãos que estão colocando a mão na massa para discutir e causar transformações sociais, urgentes e necessárias. E isso é apenas o começo...
ResponderExcluirNa minha opinião, todo Estado Policial começa com a censura à imprensa mais crítica. Cabe à imprensa fiscalizar e criticar o comportamento de agentes políticos, estejam em que instituições estiverem. Todos os dias eu leio os Blogs Sujos, para saber da verdade que os monopólios da mídia tentam ocultar, sabe-se lá por que motivos e interesses. Acho que todos os cidadãos têm direito à diversidade de informações e isso é inerente à Democracia. Se a Caixa tem publicidade em veículos como a revista Veja, envolta em relações muito íntimas com o Sr. Cachoeira, digamos assim, por que não pode financiar o Conversa Afiada, que é um Blog ácido, crítico e necessário à dialética da Democracia? O Ministério da Justiça não pode ceder a qualquer tentativa indirea de censura. E deve fazê-lo de maneira a evitar que o indeferimento seja usado para criar, artificialmente, uma "crise institucional". Aqueles que não sabem conviver numa Democracia devem se adaptar a ela. Os indivíduos NÃO SÃO as instituições às quais pertencem.
ResponderExcluirMe coloco a disposiçao com IP e tudo para qq movimento contra o Gilmar Dantas Veja, e o blogueiros sujos deveriam se organizar para um protesto ou processo contra esse defensor dos corruptos e corruptores,que deixa o Poder Judiciario a cada dia mais fétido e podre na sua estrutura juridica???
ResponderExcluirSegunda-feira, dia 04, o ministro Gilmar mendes vai estar na Uninove/Vergueiro às 19h00. Que tal organizarmos uma recepção bem adequada a esse empregado do Cachoeira?
ResponderExcluirSe valer essa "lei" do gilmarmentes, acabará o patrocínio federal da globo, da band, da rbs, etc, etc.
ResponderExcluirNo pasarán.
Vamos prestar nossa solidariedade a Paulo Henrique Amorim e a qualquer outro blogueiro atacado por Gilmar Dantas e outros do mesmo quilate, direitista e inimigo da liberdade de expressão.
ResponderExcluirGilmar Dantas é filhote da ditadura, como diria o saudoso Leonel Brizola. Fez sua infeliz carreira sem nunca colidir com o governo ilegal dos militares, governo de fato, aplicando uma legislação de fato, leis aprovadas por decurso de prazo em um Congresso de quatro e os famigerados decretos-leis da ditadura.
É este homem sem consciência ético-jurídica que quer vir dá lição de moral e respeito às instituições, logo ele...
Foram proféticas as palavreas do jurista, este sim um jurista, Dalmo Dalari sobre Gilmar Dantas. Realmente todos nós estamos amargando o fato de termos um chefe de jagunços de Mato Grosso no STF.
Abração.Miro foi uma grande satisfação conhecê-lo.
O Paulo Henrique Amorim foi o ponto de partida para eu conhecer os blogueiros sujos, por isso a minha defesa e solidariedade a seu favor. Somente a partir do contato com esses blogues pude digerir o que de fato e de verdade ocorre nesse país, e mais que isso, passei a ser participante da luta pela liberdade do meu país. Agora posso entender, opinar e lutar pelas mudança estruturais e possíveis no meu país. Sou extremamente grata a esses blogueiros, e quem mexer com eles, mexem comigo também, estamos nessa luta juntos. Viva o Brasil, viva os blogueiros sujos.
ResponderExcluirTemos que nos manter unidos pois agora que a cobra vai fumar,esse senhor perdeu a noção do certo e do errado,Se estamos incomodando é sinal que ele deve mais do nossa vã comunicação pode esclarecer.
ResponderExcluirAGORA SIM ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, VAMOS CONTINUAR E SEJA O QUE DEUS QUIZER.