quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resposta a Nassif sobre Erundina

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

O jornalista e blogueiro Luis Nassif publicou hoje um texto, intitulado "Luiza Erundina: tudo por uma foto" em que analisa a renúncia da deputada federal (PSB/SP) à candidatura de vice-prefeita pelo PT/SP, na chapa liderada por Fernando Haddad. O texto que se segue ao mencionado post, abaixo reproduzido, é uma resposta às críticas de Nassif.


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"Luiza Erundina: tudo por uma foto"

"Tenho um carinho histórico por Luiza Erundina.

Quando foi alvo de uma tentativa de golpe por parte do Tribunal de Contas do Município (TCM) devo ter sido o único jornalista a sair em sua defesa. Tinha o programa Dinheiro Vivo, na TV Gazeta, de público majoritariamente empresarial. Externei minha indignação que teve ter tido algum peso na decisão do presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Mário Amato, de visitá-la com uma comitiva de empresários, hipotecando-lhe solidariedade.

Defendia-a também quando operadores do PT criaram o caso Lubeca. E, recentemente, o Blog conduziu uma campanha de arrecadação de fundos, para ajudar Erundina a pagar uma condenação injusta dos tempos em que foi prefeita.

Sempre admirei sua luta pelos movimentos sociais, das quais sou periodicamente informado por irmãs lutadoras.

Por tudo isso, digo sem pestanejar: ao pedir demissão da candidatura de vice-prefeita de Fernando Haddad, Erundina errou, pensou só em si, não nas suas bandeiras políticas nem nos seus movimentos sociais. Foi terrivelmente individualista.

À luz das entrevistas que concedeu ontem, constata-se que os motivos foram fúteis. Estava informada da aliança do PT com Paulo Maluf; chocou-se com a foto de Lula e Haddad com ele. Foi a foto, não a aliança, que a chocou.

A foto tem uma simbologia negativa, de fato. Aqui mesmo critiquei o lance. Mas apenas simbologia. Não se tenha dúvida de que, eleito Haddad, Erundina seria a vice-prefeita plena para a periferia, seria os movimentos sociais assumindo uma função relevante na administração municipal.

No entanto, Erundina abdicou dessa missão, abriu mão de suas responsabilidades em relação aos movimentos sociais, devido ao simbolismo de uma foto. Ela sabia que, eleito Haddad, seria mínima a participação do malufismo na gestão da prefeitura; seria máxima a intervenção de Erundina nas políticas sociais.

Poderia ter dado uma entrevista distinguindo essas posições, externando sua repulsa do malufismo, mas ressaltando a diferença de poder entre ambos.

Mas Erundina se sentiu preterida, não por Haddad, mas por Lula, que deixou-se fotografar com Maluf e não com Erundina.

Seu gesto foi para punir Lula, pouco importando o quanto prejudicaria seus próprios seguidores, os movimentos sociais. Ela abriu mão de um cargo que não era seu, mas de seus representados, para punir Lula.

E quem ela procura para a retaliação? Justamente os órgãos de imprensa que mais criminalizam os movimentos sociais, que tratam questão social como caso de polícia. Coloca a bala no revólver e o entrega à revista Veja. A quem ela fortaleceu? Ao herdeiro direto do malufismo na repulsa aos movimentos sociais: Serra.

Saiu bem na foto da mídia, melhor do que Lula com Maluf, mas a um preço muito superior. E quem vai pagar a conta são os movimentos sociais, pelo fato de sua líder ter abdicado de um cargo que a eles pertencia."

Fim do texto de Nassif.


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Uma primeira questão a ser analisada diz respeito à premissa adotada pelo título e reproduzida pelo post: Erundina teria renunciado "por uma foto", ou seja, por atenção e holofotes midiáticos. Teria sido mesmo essa sua motivação? Parece pouco provável. Em primeiro lugar, porque Erundina está na política profissional há quase quatro décadas e em nenhum momento demonstrou avidez por holofotes midiáticos - pelo contrário: discrição e a recusa em modelar o seu discursode acordo com o que a mídia quer ouvir são duas características distintivas de sua atuação.

Em segundo, porque, se se mantivesse candidata, ela teria, no mínimo, mais de três meses de exposição diária, sendo que exclusivamente positiva nas propagandas eleitorais. Achar que ela trocou tudo isso por uma exposição momentânea na mídia e a qual, ao mesmo tempo em que a promove, incita ódios exacerbados entre sinpatizantes do partido mais votado do país parece pouco lógico.

O poder da imagem

Além dessa premissa questionável, o texto omite que Erundina renunciou à posição de vice mas se comprometeu a continuar fazendo campanha, ou seja, a atuar junto às bases sociais do partido, embora com menos proeminência - dado que desmonta um dos principais argumentos de Nassif, de que Erundina "abriu mão de suas responsabilidades em relação aos movimentos sociais".

Há, ainda, dois pontos altamente questionáveis no artigo: o primeiro é a afirmação de que uma foto é "só simbologia", fingindo desconhecer que simbologia é a essência, o fator preponderante em uma eleição. E sendo que a foto em questão, de Lula "beijando a mão" de Maluf na mansão deste - comprada sabe-se lá com que dinheiro -, é até agora, e tende a continuar sendo por um bom tempo, a imagem-símbolo da campanha.

Para além da Veja

O segundo ponto questionável é aproveitar-se da disseminação de justificado sentimento antimídia para tipificar Erundina como uma espécie de parceira da Veja - e, portanto, de Serra. "Coloca a bala no revólver e o entrega à revista Veja" é um período indigno do jornalista equilibrado que Nassif costuma ser, trai o (em seu caso, particularmente justificável) ódio subjacente à revista dos Civita e, escrito com o fígado, evidencia as reais motivações do ataque a Erundina.

Porém, haja simplismo: para além das maquinações da mídia, o fato é que tanto a surpreendente desistência de Erundina, como a aliança do outrora combativo PT com o político de cujas práticas deriva o verbo "malufar" são, inquestionavelmente, matéria de interesse jornalístico, de Veja inclusive.

Protagonismo das redes

A bem da verdade, quem alienou movimentos sociais e beneficiou Serra, quando Erundina ainda "era" vice, foi o PT/SP ao se aliar à mais nefasta figura do conservadorismo populista paulista, um individuo que não pode botar os pés fora do país sob risco de ser preso pela Interpol. Quem convive com petistas e com os movimentos sociais sabe que foi a partir dessa aliança esdrúxula que uma parte talvez minoritária, mas certamente volumosa da militância passou a se dizer "broxada" e "sem tesão" pela campanha.

E, como boa matéria de Luciano Coutinho no Observatório da Imprensa revela, foi ao receber esse feedback negativo de setores da militância nas redes sociais que Erundina convenceu-se de que deveria renunciar à candidatura - um gesto que não pode, portanto, ser classificado de "terrivelmente individualista" nem de dar-se sem levar em consideração os movimentos sociais. Pelo contrário: como observa Coutinho, "O episódio marca o momento em que as novas mídias se sobrepõem à mídia tradicional numa disputa eleitoral no Brasil".

Quem tudo quer...

Ainda mais importante: por paradoxal que pareça, a decisão de Erundina, não obstante prejudicial, neste momento, à candidatura petista, tem tido um efeito renovador, ao escancarar o autoengano da direção e de muitos militantess, dispostos a vender a alma, a mandar "às favas os escrúpulos", em troca de um minuto e meio na TV.

A culpa pelo desastre é deles, quem deu uma banana aos movimentos sociais ligados ao PT foram eles, quem impôs uma decisão vinda de cima, acabando com a tradição de democracia interna do PT são eles, que devem agora responder por suas ações, ao invés de transferirem covardemente o ônus destas a terceiros, que tiveram o desplante de expô-los como mero mercadores. Erundina não pode ser responsabilizada por agir de forma límpida e restituir a primazia da ética sobre o ultrapragmatismo.

Gesto desmistificador

Sua atitude é o contrário de uma ação individualista e covarde, de prima-dona, como sugere Nassif: é um gesto de extrema coragem e de altruísmo, que renuncia à possibilidade iminente de ascensão ao poder e à chance única de encerrar sua carreira política em alto estilo; um gesto que tem e terá consequências dolorosas, que já lhe cobram um preço altíssimo, através da agressão de petistas descontentes que ora udo fazem para transformá-la em um pária e em conspurcar sua imagem (até com Demóstenes Torres ela foi hoje comparada...).

Achar que a figura pública diferenciada que ela sempre foi ousou um gesto tão redentor e que acarreta tantos revezes pessoais só para "ficar bem na foto" é indigno de Erundina - e de Nassif.

12 comentários:

  1. Ainda acompanho o ponto de vista do Nassif, porque a própria Erundina afirmou para a imprensa que a sua decisão de renunciar à vice de Haddad ocorreu quando viu a foto de Lula com Maluf. Até porque ela já sabia que se cogitava da aliança com o PP.

    Então, a foto foi sim determinante na decisão dela.

    E pelo que li, Lula não esteve na cerimônia que anunciou o nome dela como vice por recomendação médica.

    A impressão que ficou, então, foi de uma renúncia por questão de vaidade ferida.

    Houvesse coerência, ele deveria ter condicionado claramente que seria vice sem a participação do PP e, por consequencia, de Maluf.

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  2. A verdade é a seguinte: Maluf ficou famoso com a frase "estupra mas não mata". Agora foi desbancado pela Erundina que declarou "apoia mas não fotografa".Ridicula.Concordo totalmente com o Nassif.

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  3. Erundina aplicou um golpe-renúncia invocando a "ética demostiniana" cínica e demagógica. O personalismo dela falou mais alto que o socialismo da sigla de seu partido. O sistema político eleitoral impõe que se faça alianças. Ela sabia, portanto, houve dôlo. Não adianta ela dizer que é uma mulher "de partido". Os fatos a desmentem, pois saiu do PT por não aceitar as decisões do Partido. Quem pode invocar a ÉTICA é o presidente Lula. A de Erundina desendadeará um beija-mão de cerra, alckmin, alvaro dias, paulo preto, cívita, mesquitas, marinhos e, até do "paladino da ética": o próprio Demóstenes e seu comparsa Cachoeira. Ela obteve - com seu personalismo traduzido em golpe-renúncia - o passaporte da graça para o céu neoliberal e demotucano.A luta para transformar São Paulo em uma cidade mais justa, mais democrática e mais fraterna continuará sendo a luta do PT. Erundina pode descansar integrando-se ao grupo "Cansei". Ou, se preferir, filie-se ao PSDB. Sua "ética demostiniana" a credencia para isso. Erundina é passado. Vamos para o NOVO!

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  4. Bela defesa.Tudo muito bonito ,só que isso não apaga o fato de que a nossa cidade continuará um lixo a céu aberto e com o caminho aberto paro o nazifascismo!Mas a honra da companheira lhe garantirá um final de carreira decente.Viva o Brasil!

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  5. Perfeito: foi a foto. Ela mesmo afirmou.

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  6. Concordo tb com o Nassif! Pelo bem do povo da cidade, se é q o povo quer mesmo mudança, vale a pena dar um banho nesses arrogantes e incompetentes direitistas q conseguiram deixar a cidade inviável.

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  7. Ninguém se deu conta de que a decisão de Erondina de não participar da chapa de vice do Haddad não tem nada a ver com Maluf. Como todos devem saber, no ano passado, Erondina foi condenada pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo a devolver dinheiro aos cofres públicos, como demonstra o artigo do Nassif.

    A decisão do Tribunal de Contas é colegiada, e, como tal, torna Erondina inelegível, segundo a Lei da Ficha Limpa.

    Portanto, a desistência de Erondina de não figurar na chapa como vice do Haddad foi uma antecipação do que, fatalmente, iria acontecer, com um pedido de indeferimento de seu registro à Justiça Eleitoral.

    É claro que Erondina não vai dizer isto em público. Por isto arranjou essa desculpa esfarrapada da visita de Lula a Maluf para expressar sua indignação, fato este que ela sabia antecipadamente, e mesmo assim aceitou compor a chapa com Haddad.

    Então, quando ela se deu conta de seu impedimento, saiu com essa conversa de cerca-lourenço.

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  8. Foi por uma foto sim, cá e lá.
    Erundina ficou bem na foto de pessoa ética e moral nos jornais e revistas que procurou (veja, estadão, folha, globo e rede globo), justamente porque renunciou informando que sim, a foto (agora a do Lula, Haddad e Maluf) era inaceitável. Tornou-se a rainha da ética para reinaldo azevedo, noblat, entre outros direitistas raivosos. Ela pode ter ganhado muito pelo lado deles (direitistas), mas perdeu, devido a incoerência, para muitos esquerdistas.

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  9. Discordo do colega Luiz Fernando. Pra mim, a foto foi a gota d'água. Quando ela soube da aliança, já teceu críticas bastante contundentes e, ao acenar continuar na chapa, ressaltou que teria de "delimitar campos". A foto, pra mim, mostrou uma postura frágil de Lula, avalista da chapa, e isso, não a imagem em si, é o que creio ter esgotado a paciência da Erundina.
    Abraços,
    Grilo D

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  10. "A impressão que ficou, então, foi de uma renúncia por questão de vaidade ferida."

    - Como a desinformação corre solta!

    O problema maior é a foto onde Lula aparece SORRIDENTE e com ares de AMIZADE E CUMPLICIDADE com alguém que foi um dos suportes da ditadura em São Paulo.

    Nas palavra da própria Erundina:

    "Engrandecer este homem no momento em que queremos passar a limpo o regime militar, o regime da ditadura, não dá, não dá. O Maluf atuou na ditadura e quando eu fui prefeita, 22 anos atrás, encontrei uma vala clandestina no cemitério de Perus, com 1049 corpos, sendo cinco corpos de desaparecidos políticos... Subir no palanque com ele, não vou."

    Já o Lula, representante máximo do petismo, posa e sorri para fotos ao lado da figura.

    É como tenho dito por aí: Nada contra a atitude do PT, DESDE QUE ESTE PARE DE SE AUTOPROCLAMAR COMO "ESQUERDA"...

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  11. Também fico com o Nassif!!!
    Se o que chocou Erundina foi a foto com Maluf, como é que fica a foto dela com o Quércia??? Será que o Quércia foi menos ladrão que o Maluf???!!!

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  12. 90% das acusações aqui feitas à Luíza Erundina só podem partir de quem não a conhece, nem de perto nem de longe. Admito que se critique sua renúncia à chapa anunciada, mas falar-se em "vaidade ferida", "vingança dela contra o Lula", dizer-se que ela "procurou" a veja, o PIG, aí é abusar da falácia. Esse tipo de ataque à uma das figuras mais dignas da política brasileira é que dá munição ao Serra e à direita - e tenho o direito de desconfiar que esta seja a intenção.
    Não é possível que pessoas que se dizem de esquerda (desconto os do "holerite", que viraram esquerdistas anteontem) ignorem que a Ética é um dos maiores valores desta ideologia. Foi por Ética que muitos morreram e foram torturados; foi por Ética que a Luíza desistiu, ao ver que era uma campanha pelo poder a qualquer preço - talvez se o Maluf tivesse mais votos fosse ele o convidado para vice...
    Alto lá, companheiros! Vamos vencer com Haddad, com um bom (ou boa) vice), e com todo empenho da Erundina. Toda esta polêmica fará o Haddad crescer uns dez pontos, como o próprio Lula sabe e festeja.
    Criticar o ato de Erundina é salutar, sem problemas (aliás, criticar o Lula também, neste caso). Atacá-la, dizer que ela pode ser útil ao Serra e à direita, é querer colocar-lhe uma coleira, despersonalizá-la e ignorar a extrema (e rara) seriedade desta grande mulher.
    Se alguém se dignar a discordar, agradeço e respeito; repilo ataques e ofensas a quem pratica os valores do Socialismo há quase 40 anos (e sem holerite...)

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