Por Altamiro Borges
Na histórica cassação do ex-demo Demóstenes Torres ocorrida hoje, 56 senadores votaram a favor, 19 votaram contra e cinco se abstiveram. Quem foram os 24 parlamentares que ainda tentaram salvar a pele do "despachante de luxo" do mafioso Carlinhos Cachoeira e do "mosqueteiro da ética" da revista Veja? Não dá para saber. Afinal, o voto nos casos de cassação de mandato ainda é secreto, apesar do projeto que tramita no Congresso Nacional garantindo o voto aberto.
Na dúvida, muitos fazem apostas para descobrir os "amigos do Demóstenes". Um nome aparece em todas as listas em Brasília. O do mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB para as eleições de 2014. Diante dos holofotes da mídia, o tucano se mostrou indignado com as revelações sobre as ligações do ex-demo com o crime organizado. Mas ninguém esquece o seu aparte no Senado (vídeo acima), quando a oposição demotucana e a sua mídia ainda tentavam abafar as denúncias contra o ex-líder do DEM.
A prima de Carlinhos Cachoeira
As relações entre Aécio Neves e Demóstenes Torres eram bem íntimas e conhecidas. Escutas da Operação Monte Carlo da Polícia Federal inclusive mostram que o senador mineiro atendeu aos pedidos do ex-demo e ajudou a nomear uma prima de Carlinhos Cachoeira para o governo de Minas Gerais. Uma reportagem do jornalista Fausto Macedo, publicada no Estadão em meados de abril, deu detalhes sobre a ajudinha:
“Escutas telefônicas da Polícia Federal revelam que o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) intercedeu diretamente junto a seu colega, Aécio Neves (PSDB-MG), e arrumou emprego comissionado para uma prima do empresário [o Estadão ainda insistia neste rótulo] do jogo de azar Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Mônica Beatriz Silva Vieira, a prima do bicheiro, assumiu em 25 de maio de 2011 o cargo de Diretora Regional da Secretaria de Estado de Assistência Social em Uberaba”.
Já a Folha trouxe alguns trechos do grampo autorizado pela Justiça:
Conversa em 20 de maio de 2011
Cachoeira: Oi, doutor.
Demóstenes: Seguinte, o Aécio arrumou o trem lá. É, e vão dar pro deputado um outro cargo. Agora, ele perdeu o currículo da mulher, então na hora que eu chegar aí você me dá o nome inteiro dela e o telefone pra eles ligarem, falou?
Conversa em 21 de maio de 2011
Cachoeira: O governador deu OK aí no seu emprego de chefia.
Mônica: Hum.
Cachoeira: O Aécio acabou de ligar pro senador aqui, viu?
Conversa em 26 de maio de 2011
Cachoeira: A pessoa te ligou?
Conversa em 26 de maio de 2011
Cachoeira: A pessoa te ligou?
Mônica: Ligou, ligou, no sábado de manhã.
Cachoeira: Qual é o cargo?
Mônica: Diretor regional da Sedese.
Cachoeira: Uai, bom demais.
*****
Diante da grave revelação, o senador mineiro até tentou se distanciar do velho amigo Demóstenes Torres. "Me sinto traído na minha boa-fé", afirmou o ingênuo ex-governador de Minas. Agora, surge a dúvida: como votou o senador e presidenciável tucano Aécio Neves?
*****
Diante da grave revelação, o senador mineiro até tentou se distanciar do velho amigo Demóstenes Torres. "Me sinto traído na minha boa-fé", afirmou o ingênuo ex-governador de Minas. Agora, surge a dúvida: como votou o senador e presidenciável tucano Aécio Neves?
Será que ele compareceu pra votar?Estva nos EUA comemorando namorada nova segundo mexericos da candinha...se esteve presente no SENADO,e seria intereessante checar se ele estava presente mesmo,provavelmente é um dos 5 muretas.....kkkkkk
ResponderExcluirNo início do caso, 30 senadores subiram para defender o Demostenes. Os 24 estão entre esses 30...
ResponderExcluirEsse aecinho...Na verdade, ele tentou "santificar" o demo demóstenes para ver se se safava do embroglio que ele bem conhecia... Que senadorzinho, em? E ainda quer ser candidato a presidente! É, o Serrauro tá bem acompanhado. Aliás, no PSDB, só tem esse tipo de gente: cínica, mentirosa, demagógica e corrupta.
ResponderExcluirDe qualquer forma,se o voto fosse aberto,o espertíssimo minerim votaria contra o senador.
ResponderExcluirO que se pode esperar de tucanalhas ou demonios? Honestideade jamais.
ResponderExcluirVamos trocar cebolas, Miro? Se quiser, veja comentário a respeito do sigilo da votação, em http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/07/o-congresso-brasileiro-fica-velho-mas.html.
ResponderExcluirVocê jamais irá saber!
Voltarei ao seu blog.