Por Altamiro Borges
Pesquisa do Ibope revela que a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), é um fenômeno nacional. Ela superou Gilberto Kassab no quesito ruindade. Apenas 1% dos entrevistados respondeu que a sua gestão foi “ótima” ou “boa”. Para 92% dos ouvidos, ela é “ruim” ou “péssima”. Já o prefeito de São Paulo é avaliado negativamente por 47% dos paulistanos. A diferença é que a "verde" Micarla bateu em retirada e anunciou a sua desistência da vida política. Já o ex-demo é o principal cabo-eleitoral do tucano José Serra, que afunda nas pesquisas.
Entrevistada ontem pelo jornal O Globo, a prefeita de Natal ainda se disse satisfeita com os resultados. "Estou feliz, em paz comigo, com a minha consciência, sabendo que um dia, lá para a frente, as pessoas vão saber que teve uma mulher de 38 anos, uma jornalista do Partido Verde, sonhadora, que pensou em gente, não pensou em asfalto. Tenho minha consciência tranquila e durmo toda noite sabendo que fiz o que achava que era melhor para a minha terra". Indagada sobre qual nota daria para o seu desempenho na prefeitura, ela nem vacilou: "Eu daria dez".
Micarla teve uma carreira meteórica na política do Rio Grande do Norte. Midiática, ela se projetou como apresentadora de TV. Em 2004, ela foi eleita vice-prefeita de Natal e, em 2006, conseguiu uma vaga de deputada estadual. Dois anos depois, com o apoio ostensivo de Agripino Maia, presidente nacional do DEM, ela foi eleita prefeita da capital. "Tão rápido quanto subiu, caiu. Com 14 meses de governo, a sua gestão já era reprovada pela maioria", relata o jornal O Globo.
Lula esteve em Natal durante a campanha em que ela tinha como principal opositora a deputada do PT Fátima Bezerra.
ResponderExcluirEm comício na zona norte da Cidade, ele é claro afirmou a sua confiança na vitória de Fátima.
Após a eleição, Agripino foi para o Senado fazer zombaria e crítica a Lula, assumindo, é claro, como vitória sua e derrota do Governo o resultado da eleição.
Como parte do acordo para elegê-la, instalou-se com a sua equipe na Prefeitura e sugou-lhe as finanças.
Quando ela começou a cair na aprovação popular, eles caíram fora e passaram à sua oposição, deixando a prefeitura na lona e sem condições de atender aos compromissos financeiros com empreiteiras.
Ainda por cima, ela candidatou a irmã e o marido nas eleições para deputado e conseguiu eleger um deputado federal seu aliado, mostrando que não pretendia somar votos para Agripino e cia, e sim fazer seu próprio reinado.
Por outro lado, ela não demonstrou a menor aptidão para o trabalho e dizem, preferiu investir muito dinheiro num resort que constrói em Portugal.
Por fim, virou crente e rompeu com as tradições folclóricas da Cidade que remontam à sua fundação e usou o dinheiro dos folguedos populares para financiar convenções de "Evangélicos" e financiar a gravação em Israel de um dvd do grupo gospel "Diante do Trono", indo inclusive assistir com toda a sua família às custas da prefeitura.
O seu partido não apoiou a sua candidatura à reeleição e agora seus planos são trazer para Natal uma Igreja Protestante chamada "Ministério da Lagoinha" de MG, que terá também uma sede em Miami.
É pouco ou quer mais?