quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FHC deporá sobre a “Lista de Furnas”?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional aprovou hoje à tarde um “convite” para que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso preste esclarecimentos sobre a temida “Lista de Furnas” – documento que circulou em 2005 e que revelou suposto esquema de desvio de recursos da estatal de energia para vários caciques tucanos. Ela também decidiu “convidar” o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para explicar os “vazamentos” da operação Porto Seguro da Polícia Federal.

O golpe tardio de Marcos Valério

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Uma das características mais interessantes do golpismo midiático é o endeusamento de bandidos. Desde que estes se prestem a servir a “causa”, ganham ilimitado espaço nos grandes meios de comunicação. Quem irá esquecer os oito minutos que o Jornal Nacional, às vésperas de uma eleição presidencial, deu àquele bandidinho de segunda, que havia acabado de sair da cadeia, Rubnei Quicoli, onde ele acusava a Casa Civil de lhe ajudar a obter um empréstimo de 8 bilhões junto ao BNDES?

"Meu nome também é Lula"

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Estando em pleno gozo de todos os direitos políticos e de todas as demais garantias individuais concernentes à cidadania brasileira, diante da campanha hedionda de difamação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ora promovida por seus adversários políticos (declarados e enrustidos), venho fazer uma declaração.

A mídia e o retorno de Marcos Valério

Adicionar legenda
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E lá vem ele de novo, Marcos Valério.

Pobre leitor.

Mais uma vez, o que é apresentado – a título de “revelações” – é um blablablá conspiratório e repetitivo em que não existe uma única e escassa evidência.

Números da violência contra a mulher

Por Maíra Gomes, no jornal Brasil de Fato:

Ana Cristina Vieira do Amarante, 39 anos, foi assassinada com três tiros à queima-roupa pelo marido.

Rosiane Borges Carvalho, 22 anos, foi assassinada pelo ex-marido a tiros dentro de um ônibus.

Regina Bastos Miranda, 36 anos, foi assassinada a golpes de faca e de pau pelo companheiro.

Maria Aparecida da Cunha Freitas, 37 anos, foi assassinada a golpes de foice pelo marido.

Tucanato tenta sabotar a economia

Por José Dirceu, em seu blog:

A oposição continua com seu jogo eleitoral e prejudicial aos consumidores e à indústria no que se refere à redução da tarifa de energia elétrica. É algo inacreditável a oposição do tucanato a essa medida.

Ontem, a oposição reclamou da “celeridade” no andamento da Medida Provisória que prevê a renovação das concessões do setor elétrico.

Ofensiva contra Lula não tem limites

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Julgamento do mensalão, Operação Porto Seguro e agora o vazamento na imprensa de novo depoimento feito à Procuradoria-Geral da República por Marcos Valério, réu condenado a 40 anos de prisão: a ofensiva contra o ex-presidente Lula não tem mais limites, é uma guerra sem quartel, sem data para acabar.

A ONU e a liberdade de expressão

http://tellaine.deviantart.com/
Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Na próxima quinta-feira (13), o relator especial para Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank de La Rue, participa de debate na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Auditório Prestes Maia – 1º andar), a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

Marcos Valério: "Chame o ladrão"

Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

Em meados dos anos 1990, eu era repórter da sucursal de Brasília de O Globo, então chefiada pelo jornalista Franklin Martins. Por intermédio de um amigo de um amigo, eu havia conseguido uma entrevista exclusiva com José Carlos Alves dos Santos, ex-assessor da Comissão do Orçamento do Congresso Nacional. Estopim do chamado “Escândalo dos Anões do Orçamento”, José Carlos estava preso num quartel da PM, em Brasília, acusado de ter matado a própria mulher, Ana Elizabeth Lofrano, a golpes de picareta. Pelo crime, além de ter participado do esquema de corrupção no orçamento, ele pegou 20 anos de xadrez.

Energia: a oposição mostra sua cara

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Mais uma vez fica bem claro qual o lado da oposição de direita no Brasil diante do projeto de redução das tarifas de energia anunciado pela presidenta Dilma Rousseff (Medida Provisória 579). Do ponto de vista político, a presidenta conseguiu impor mais um marco no crescente isolamento da oposição - capitaneada pelo PSDB -  ao unir trabalhadores e empresários em torno da defesa da produção e da competitividade de nossa indústria.

O parto de um novo ciclo político

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Assim como as vantagens comparativas na economia, a relação de forças na sociedade não é um dado da natureza, mas uma construção histórica. E precisa ser exercida politicamente; não é uma fatalidade sociológica. A emergência de novos atores nas entranhas da economia não cria automaticamente novos sujeitos históricos.Quem faz isso é a ação política.