quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bancos e teles lideram em picaretagem

Por Altamiro Borges

O Procon de São Paulo divulgou ontem um balanço dos atendimentos realizados no ano passado. O setor bancário e o das telecomunicações (telefonia fixa e móvel, acesso à internet e TV por assinatura) foram os líderes nas reclamações dos consumidores. Controlados na sua ampla maioria por empresas privadas, tão paparicadas pelos adoradores do “deus-mercado”, eles despontam nas seis primeiras colocações das picaretagens contra os clientes – conforme demonstra a tabela abaixo:

Atendimentos do Procon-SP em 2012

1º - Banco comercial: 35.012

2º - Telefonia celular: 28.332

3º - Telefonia fixa: 27.519

4º - Cartão de crédito: 25.111

5º - Telefone (convencional, celular, interfone etc.): 18.253

6º - Financeira: 14.864

7º - Móveis: 14.250

8º - Plano de saúde: 13.491

9º - Microcomputador / Produtos de informática: 12.560

10º - TV por assinatura (cabo, satélite etc.): 10.767

O grupo Itaú/Unibanco foi o que mais recebeu reclamações (10.306); em segundo ficou Vivo/Telefônica (9.683); em terceiro, o grupo Claro (7.403). Entre os problemas mais comuns nos bancos estão a cobrança de valores não reconhecidos em faturas de cartões de crédito e conta corrente e a cobrança de tarifas, especialmente as relacionadas a financiamento de veículos. Já contra as teles, os clientes reclamam do não cumprimento dos pacotes ofertados, falhas do serviço e dificuldade de cancelamento dos contratos.

A mídia hegemônica, que adora criticar as irregularidades no setor público – o que é justo, mas confirma o seu viés privatista –, até que poderia produzir reportagens mais aprofundadas sobre as picaretagens destas empresas privadas. O problema é que os bancos e as teles garantem as fortunas em anúncios publicitários nos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão! Não dá para falar mal de quem garante os lucros dos barões da mídia e os altos salários de alguns “calunistas”!

2 comentários:

  1. http://www.coletivodigital.org.br/index.php/component/content/article/36-carrossel/145-radio-digital-mundial-e-a-comunicacao-social-no-seculo-xxi

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