Por Altamiro Borges
Alguns “calunistas”, mais realistas do que o rei, foram mais
longe nas intrigas e futricas. Eliane Cantanhêde, sempre ela, escreveu no
dia seguinte que “chega a ser patética a foto de Lula no gabinete do prefeito
de São Paulo, sentado entre Fernando Haddad e a vice Nádia Campeão, dando
ordens, mostrando quem é o chefe. Pobre Haddad... Reduzido a pau-mandado,
Haddad não vai poder reclamar quando os secretários despacharem diretamente com
Lula”, esbravejou a patética Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB.
Na semana passada, após um curto período de férias, o
ex-presidente Lula retomou sua agenda política. Foi o que bastou para a mídia
tucana ficar ouriçada. Um simples encontro do líder petista com o novo prefeito
da capital paulista gerou reações hidrófobas. A Folha
serrista foi a mais agressiva. “Lula encontra Haddad e dá diretrizes a seus
secretários”, foi o título da matéria de 17 de janeiro. O Globo e o Estadão
também trataram o prefeito como marionete, sem autonomia e personalidade. Um
baita desrespeito!
A mídia tucana não esconde o seu medo com o retorno de Lula
à cena política. Ela adora dar destaque às platitudes neoliberais de FHC, mas
tem ojeriza quando o petista ocupa seu papel de incontestável liderança
popular. O seu temor agora é que o ex-presidente, tão caluniado pela direita
nativa, volte a percorrer o país nas “caravanas da cidadania. A direita hegemoniza a mídia comercial, mas teme o
poder de comunicação e o carisma de Lula. Por isso, ela quer “travar o líder petista”, como
recomenda Cantanhêde.
Bla bla...
ResponderExcluirNinguém aguenta mais esse papo de conspiração midiática...
"A direita hegemoniza a mídia comercial, mas teme o poder de comunicação e o carisma de Lula." É para rir? Só no Brasil mesmo.
Ao menos identifique-se, Anônimo.
ResponderExcluirHá uma quantidade bastante grande de literatura sobre o papel de Aparelho Ideológico de Estado exercido pela mídia e outras agências. Como tudo ficou, agora, ridicularizado por esta expressão (conspiração), você não consegue ver como as classes sociais (não apenas pessoas ou líderes) disputam cada espaço na cena social: este, o da mídia tucana, é um deles!
Correção: nenhum tucano aguenta esse papo de conspiração midiática. Mas como o tucanato está indo a pique, não faz diferença.
ResponderExcluirSó não vê, quem não quer, ou...
ResponderExcluirÉ mesmo, o Lula aparece e logo vira manchete; pena que na maioria das vezes é caluniado pela grande imprensa.
Por que tanta agressividade?!
Elisa
engracado, o anonimo tem tanto espaco nos jornalöes para dar os ataques dele, mas prefere vir nete espaco dar seu pito. Näo basta, eles tem mesmo que meter o bico em todo canto. Que horror !
ResponderExcluirEdir
A mídia toma as dores dos rentistas, da turminha da especulação financeira, dos que fazia fortuna fácil na bandalheira dos tempos do FHC. Todos os setores produtivos da sociedade estão trabalhando e lucrando como nunca no Brasil. A turminha é pequena, mas faz barulho alto, como se fosse um gigante.
ResponderExcluirO anonimo tem um pouco de razão...
ResponderExcluirE essa literatura a que se refere o Edmundo Alves sobre Aparelho Ideologico do Estado é mais do que ultrapassada... Meados de 1900!
Essa abordagem retrógrada da esquerda brasileira não dá mais. Eu como bom filho dessa esquerda vejo o quanto precisamos nos modernizar.
E tem gente que vem até aqui para meter o pau no Lula.
ResponderExcluirIsso quer dizer que o Miro esta certo.
Forte Abraço
Rodrigo Bresca