sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Venezuela rechaça patifaria de Jabor

Por Altamiro Borges

No Jornal da Globo de ontem à noite, o "calunista" Arnaldo Jabor voltou a destilar seu ódio teatral contra o governo da Venezuela. Acusou Hugo Chávez de ser um "Mussolini tropical" e disse que com a sua morte se instalará de vez uma "ditadura radical" no país vizinho. De forma irresponsável e criminosa, ele garantiu que "a milícia boliviarana tem 50 mil soldados prontos para a guerra" e outros "60 mil expedicionários cubanos armados" para derrotar a oposição. Num total desrespeito ao povo venezuelano e à democracia, disse ainda que Chávez se sustenta graças à "ignorância popular" e à "distribuição de porções de esmola".

Num linguagem típica dos serviçais da CIA, o "calunista" da famiglia Marinho não poupou os governos da América Latina que manifestaram sua solidariedade ao presidente Hugo Chávez e defenderam a estabilidade democrática na Venezuela. Sobre o Brasil, Jabor novamente atacou o assessor Marco Aurélio Garcia, que "recebe ordens de Cuba". As mentiras difundidas numa concessão pública da televisão mereceriam uma rápida resposta do poder concedente. Mas, no Brasil, Jabor e outros tralhas esbravejam suas patifarias sem qualquer responsabilidade. A única manifestação contra as bravatas de Jabor coube à corajosa embaixada da Venezuela no Brasil. Reproduzo a íntegra da sua nota divulgada hoje:    

*****  

Além de desrespeitar os venezuelanos, povo irmão do Brasil, e de proferir acusações sem base nos fatos reais, o comentário de Arnaldo Jabor nesta quinta-feira, 10 de janeiro, no Jornal da Globo, demonstra total desconhecimento sobre a realidade de nosso país.

Existe hoje na Venezuela, graças à decisão de um povo que escolheu ser soberano, um sistema político democrático participativo com amplo respaldo popular, comprovado pela alta participação da população toda vez que é convocada a votar em candidatos a governantes ou a decidir sobre temas importantes para o país. Desde que Hugo Chávez chegou ao poder, o governo já se submeteu a 16 processos democráticos de consulta popular – entre referendos, eleições ou plebiscitos.

Não nos parece ignorante ou despolitizado um povo que opta por dar continuidade a um projeto político que diminuiu a pobreza extrema pela metade, erradicou o analfabetismo, democratizou o acesso aos meios de comunicação e que combina crescimento econômico com distribuição de renda. Esse povo consciente de seus direitos não se deixa manipular pelas mentiras veiculadas por um setor da mídia corporativa – essa que circula livremente também na Venezuela.

Considerando o alto grau de organização e conscientização da população venezuelana, não são nada menos do que absurdas as acusações feitas por Jabor da existência de um aparato repressor contra o livre pensamento. Na Venezuela, civis e militares caminham juntos no objetivo de garantir a defesa, a segurança e o desenvolvimento da nação. É importante lembrar que se trata do mesmo comentarista que em 11 de abril de 2002, quando a Venezuela sofreu um golpe de Estado que sequestrou seu presidente durante 48 horas, saudou e comemorou este ato antidemocrático, durante comentário feito na mesma emissora, a Rede Globo.

14 comentários:

  1. Realmente!!! Bem mais corajosos do que os bundões brasileiros!!!

    ResponderExcluir
  2. Nosso governo deveria aproveitar e copiar a nota da embaixada e responder com ela as acusaçoes sistematicas do jabour

    ResponderExcluir
  3. Tenho 65 anos de idade. Procurei a essência do termo idiota. Vi cambaleantes, ditadores, o pessoal do dem/psdb/pps, os latifundiários, comandados pela abreu, alguns membros do stf, os álvaros, sérgios, os thcs,
    e muitos outros enviados de planetas contra a terra. Mas, o maior idiota que conheço é esse sujeito,JABOR.Deve receber uma renda boa,que não merece, para falar asneiras.

    ResponderExcluir
  4. Ontem tive a infelicidade de assistir os absurdos ditos Arnaldo Jabor no Jornal da Globo. Foi uma verdadeira aula de má educação e de falta de cultura. Sabemos que existem ignorantes em todos os setores e temos que ter certa tolerância com estes, mas em se tratando de relações internacionais, é inaceitável a passividade bovina do governo brasileiro diante da ofensa feita a um país amigo por uma emissora detentora de uma concessão pública. Uma punição a Globo e uma nota de desagravo a Venezuela é o mínimo que devia ser feito

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=wU1bBkdKx_0

    ResponderExcluir
  6. Esse caluniador é reincidente. Repetiu o crime pelo rádio, pela manhã. Se for uma reprodução das bravatas ditas à noite, é cumplicidade.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia

    Arnaldo Jabor é um ex-cineasta, um ex-comunista (?), ex-isso ex aquilo.

    Jabor não é nada hoje, além de alguém que reproduz e defende fielmente, servilmente, o pensamento dos reacionários e ricaços furiosos com as mudanças na América Latina,que não mais fica de quatro diante dos EUA.

    Há um apagão de credibilidade na imprensa brasileira,que atua como partido político e defende a volta dos que sempre dominaram e empobreceram nosso país e seu povo.

    Infelizmente o governo ainda não tem uma estratégia,democrática e inteligente, para rebater tal tipo de situação.

    Não fosse a atuação dos blogs independentes na INTERNET e a situação seria ainda pior,pois não haveria nenhum canal para rebater as mentiras e distorções que os monopólios pregam diariamente via jornalões e TVs.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Se vocês acham que ele falou mentira, processam ele. Porque não processa? Com medo de um juiz pegar as provas que o Arnaldo apresentar e validar?

    E se existe democracia na Venezuela e se o povo é tão organizado e consciente, porque esconder a real situação a respeito da saúde de Chavez? Se Chavez está em coma induzido, como ele pode escrever uma carta pedindo pra adiar a posse??

    ResponderExcluir
  9. Não me preocupo com os vômitos verbais do Jabor, porque só os de sempre (a turma da kombi) acreditam nesse e em outros imbecis da mídia venal brasileira.

    ResponderExcluir
  10. Para mim ele näo tem credibilidade, por isso só fico sabendo o que ele fala através dos Blogs, pois näo perco tempo ouvindo besterol da globo, e nem mesmo dou ao luxo de dar audiencia.

    ResponderExcluir
  11. A falta, pela mediocridade, de tentar fazer filmes, essa triste figura vem garantindo seu salário global a custa de acusações infundadas a aqueles queridos por seus povos. Trata-se de um boçal.

    ResponderExcluir
  12. Ah, o Jabour. Como outros dos seus pares é muito BEM PAGO para proferir tais sandices, de público, no Brasil, onde o PIG - Partdo da Imprensa Golpista deita e rola,livre e desimpedido para insuflar, dentre outras "mandrakeisses" e com aval de Washington o "maior julgamento (político) do século" visando aprisionar e destruir os adversários políticos dos seus mamulengos sob cordéis. Não se pode esquecer que a Venezuela está sentada sobre as maiores reservas de petróleo do mundo. A cobiça internacional não dará jamais folga a Chavez,um patriota que enfrenta dia após outro as conspirações da superpotência espoliadora. Jabour e os seus semelhados são os jagunçõs da palavra e da caneta, na linha de frente da mentira e da manipulação capitaneadas pela SIP, orgão sob as rédeas da CIA, que prepara e faz o amanteigamento dos efeitos sobre as massas dos golpes de estado promovidos dia e noite e segundo os interesses do vizinho império espoliador.

    ResponderExcluir
  13. Jabor é o fiel e trite retrato que mais se vê hoje nos meios de comunicação; alguém que molda sua opinião de forma que uma "empresa" queira comprar.

    Jabor dá a cara a tapas e opina aquilo que seus chefes mandam e querem que ele diga.

    Se não fosse isso, o que seria dele? Morreria de fome?

    Se fosse um cineasta de verdade, estaria produzindo filmes, mas o que lhe resta pra sobreviver é "opinar" asneiras... fazer o quê?

    A gente nunca vai ver esses (Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Miriam Leitão, Monica Bérgamo "Cheirosa" et catreva idem)caras opinarem aquilo que condis com os interesses do povo. Ele está ali pra defender os interesses de seus donos.

    Prontofalei.

    ResponderExcluir
  14. Estive na Venezuela, no mes de setembro, fiz campnha pra Chaves, conversei com muitas pessoas o povo, ama Chaves. A qualidade de vida dos camponeses, dos aposentados e pobres melhorou muito, nao vi uma crianca nas ruas, o analfabetismo é zero, e o sistema de cooperativimos funciona em todos os setores produtivos. Chaves é um governo dos excluidos, essa é a grande diferenca!!

    ResponderExcluir

Comente: