segunda-feira, 12 de agosto de 2013

TV dos Engenheiros discute mídia

Por Rosângela Ribeiro Gil, no sítio do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo:

Um dos temas levantados nas manifestações que tomaram as ruas brasileiras em junho último, e prossegue com força total no país, é o da democratização da mídia nacional. O programa de televisão do SEESP, o Jornal do Engenheiro (JE), entra no debate. Por isso, nesta semana, o jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, mostrará quais as mudanças necessárias para que os meios de comunicação se tornem mais democráticos e representativos dos interesses da sociedade brasileira.

Borges observa que a questão se torna ainda mais importante com a internet, onde o papel passivo não cabe mais, como se tem nos modelos tradicionais de televisão, jornais impressos e rádios. Hoje, observa o jornalista, não se quer apenas receber ou ler informações, mas produzir também conteúdo próprio ou apresentar outras versões sobre fatos e notícias. Nesse sentido, toda a atenção à discussão do marco civil da internet para que não sejam aprovados dispositivos que tirem o caráter mais democrático da mídia digital.

Economia
Ainda no JE na TV desta semana tem a entrevista com o economista e professor Antonio Corrêa de Lacerda, também professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e integrante do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). Ele falará sobre as perspectivas da economia brasileira e como o tripé superávit primário, taxa de juros e câmbio flutuante se reflete na vida do brasileiro.

O quadro “No Ponto”, com o presidente do sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro, defende um serviço público de qualidade, principalmente nas áreas de saúde, educação, habitação e transporte.

Tudo isso e muito mais você confere no JE na TV que é exibido às segundas-feiras, às 19h30, na capital paulista, nos canais 9 (NET), 72 (TVA) e 186 (TVA Digital) ou pela internet (neste link) no mesmo dia e horário. O programa é transmitido para mais 40 municípios paulistas e de outros estados conforme grade variada, confira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: