quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A “guerrilha” da TV Globo por audiência

Por Altamiro Borges

O jornalista Daniel Castro observou nesta semana no seu antenado sítio Notícias da TV que “a Globo não é mais a mesma. No último domingo, a emissora permaneceu durante uma hora e 54 minutos sem intervalos comerciais, em pleno horário nobre. Ela lançou mão de uma estratégia de programação que sempre criticou na Record e SBT, por privilegiar a audiência. Depois de um bloco de quatro minutos de comerciais no Domingão do Faustão, a Globo ficou sem intervalos das 19h20 até as 21h14. Foram uma hora e 25 minutos de Domingão do Faustão e 29 minutos de Fantástico sem ir para o break... O que a Globo fez é chamado de estratégia de guerrilha”.

Ainda segundo o jornalista, “a emissora fez um intervalo comercial exatamente no momento em que a Record trocava O Melhor do Brasil pelo Domingo Espetacular, sua maior audiência atualmente, e só voltou a ter break quase uma hora e meia depois. Assim, fez tudo o que podia para manter seu telespectador longe do controle remoto. Funcionou. O Domingo Espetacular perdeu um ponto em sua média (deu 9 na Grande São Paulo). Fontes da Globo negam que tenha sido uma estratégia de programação para combater a Record. Dizem que o Domingão do Faustão já estava gravado desde dezembro com a ‘paginação’ levada ao ar. E que o longo tempo sem intervalo foi uma coincidência”.

A desculpa das “fontes” da emissora, porém, não convence. Várias estatísticas confirmam que a TV Globo está em franco declínio. O tradicional e envelhecido “Fantástico” já perdeu há muito tempo a sua condição de líder incontestável das tardes de domingo. Já o Jornal Nacional teve a pior audiência da sua história em 2013. Nos últimos dois anos, o principal programa jornalístico da emissora registrou perdas anuais de 10%. Na última década, o afastamento dos telespectadores do JN é ainda mais drástico. O telejornal perdeu quase 30% da sua audiência.

As novelas e outros entretenimentos também estão em baixa. Como registrou Keila Jimenez, da Folha, a emissora não terá saudades de 2013. “De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a média diária (das 7h à meia-noite) da TV Globo na Grande São Paulo foi de 14,3 pontos. Em 2012, a rede marcou 14,7 pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo”. É o pior índice já registrado pela poderosa rede durante um ano. O uso de “estratégias de guerrilha” visa exatamente estancar este sangramento, que pode afetar os seus bilionários recursos em publicidade!

8 comentários:

  1. Se voce fosse viver de audiencia tava morrendo de fome. Só quem passa por aqui sou eu, quando quero ler umas besteiras que voce escreve, e outra meia duzia de mal sucedidos de esquerda. Dava tudo pra ver o saldo bancário desse povo. Deve estar sempre no vermelho. Fora os males da Globo para o Brasil e dos EUA para o mundo, voce deveria preparar alguma coisa sobre o McDonalds. Eles devem estar tentando alguma coisa contra nós, fragéis latino-americanos....

    ResponderExcluir
  2. Avisa a Chagas que é pra compartilhar lá na Secom.

    ResponderExcluir
  3. Eu não assisto esse lixo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho nojo dessa emissora.

    ResponderExcluir
  5. O povo já começou a fazer a sua parte. De todas as emissoras, a audiência da Rede Podre é a que mais tem DESPENCADO.
    A mistura de programação ruim com falta de credibilidade deu nisso.
    Parabéns Brasil!

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais gente deixar de assistir esse lixo, melhor.

    ResponderExcluir
  7. A Globo vai de mal a pior...

    ResponderExcluir
  8. ainda bem que agora temos esses recursos e nao somos mais induzidos por esses lixos

    ResponderExcluir

Comente: