quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Globo e a imprensa bipolar


Por Theófilo Rodrigues, no blog Cadernos de Cultura e Política:

Se um desavisado quiser ler o jornal O Globo de hoje ficará perdido.

O editorial do jornal O Globo de hoje (12/02) intitulado “Os inimigos da democracia” afirma que “é a publicidade privada que garante a independência de fato (dos veículos da imprensa profissional), ao contrário de sites, blogs e publicações bancados por verba pública”.

Contudo, se abrirmos na página 24 do mesmo jornal encontraremos matéria sobre como a liberdade de imprensa na Argentina está sendo atacada através dos cortes de verbas de publicidade oficial. A matéria diz que “a Suprema Corte argentina determinou ontem que o governo promova de forma igualitária a distribuição da publicidade oficial aos órgãos da mídia”.

Na edição de segunda-feira (10/02) o jornal O Globo já havia dito que “apesar de ter uma das maiores circulações do país, Clarín recebeu só uma página de publicidade oficial em 2013” e que isso seria uma manobra política para sufocar a liberdade de imprensa na Argentina.

Alguém entendeu alguma coisa? O mesmo jornal afirma em uma página que o que garante a liberdade de imprensa é a publicidade privada, enquanto em outra página alega que a liberdade de imprensa depende da publicidade oficial. Afinal de contas, é a publicidade privada ou a publicidade oficial que garante a liberdade de imprensa?

Essa confusão precisa ser desfeita.

Em primeiro lugar, receber publicidade oficial nunca significou subordinação de pautas políticas. Jornais como O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Correio Braziliense e revistas como Veja e Época sempre receberam verbas milionárias de publicidade oficial do governo federal. Alguém diria que por esse motivo esses veículos são governistas? Não acredito. A publicidade oficial é pública, requer transparência, além de ser fiscalizada por diversos órgãos de controle como o TCU entre outros.

Em segundo lugar, publicidade privada garante independência? Bom, há de se imaginar, por exemplo, que a Fetranspor (Federação das empresas de transporte de passageiros do estado do Rio de Janeiro) financie apenas os jornais que defendam em seus editoriais aumentos de passagem. Há de se imaginar que instituições do mercado financeiro financiem apenas os jornais que defendam em seus editoriais os consecutivos aumentos nas taxas de juros do Banco Central. Há de se imaginar que as construtoras invistam apenas em jornais que de algum modo defendam em seus editoriais a especulação imobiliária e a consequente gentrificação. Claro, tudo isso é apenas intuitivo. Ou não?

Em terceiro lugar, a publicidade oficial não deve ter apenas um objetivo, qual seja, ser instrumento de divulgação das iniciativas públicas. Há um outro fim que deve ser buscado pelo Estado através de suas verbas oficiais de publicidade: a construção de uma imprensa plural, diversificada e regionalizada. Para isso é necessário que os recursos sejam distribuídos não apenas para os grandes veículos já estabelecidos, mas também para os pequenos que ainda buscam seu espaço. O grande de hoje foi o pequeno de ontem. O pequeno de hoje será o grande de amanhã.

Pluralidade e diversidade. É disso que a democracia precisa.

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