Por Renato Rovai, em seu blog:
Alguém já tinha ouvido falar do Instituto Paraná Pesquisas? Pois é, hoje a revista Época divulgou aquela que seria a primeira sondagem do segundo turno dando Aécio Neves oito pontos à frente de Dilma, mas o que subiu nos trending topics do Twitter não foi o resultado, e sim de onde surgiu o instituto.
As referências no Google são escassas, e em geral tratam de pesquisas feitas só no estado do Paraná. No site do TSE, só há duas sondagens nacionais, registradas no dia 3 de outubro. As duas dizem respeito ao segundo turno, uma com a hipótese de uma disputa entre Dilma e Marina e a outra com um cenário de Dilma contra Aécio.
Ficam algumas questões: por que a revista Época contratou um instituto com rasa experiência em sondagens nacionais para ser o primeiro levantamento divulgado no segundo turno? Será que a ideia é preservar um clima de “onda Aécio”, servindo de assunto nas redes sociais? Ou alguém tem dúvidas de que a campanha tucana não está produzindo dezenas de materiais para circular no Twitter e no Facebook passando a impressão de que a candidatura Aécio deslanchou de vez, sendo sua vitória inevitável?
O Miguel do Rosário já cantou uma outra bola nesse post a respeito do diretor do instituto, Murilo Hidalgo, que seria o escolhido do governador reeleito Beto Richa para dirigir a Celepar, companhia paranaense de TI. Além disso, Miguel também faz o cálculo dos votos obtidos por Dilma no primeiro turno no Nordeste e os projetados pela sondagem. Fazendo as contas, a petista não só não teria herdado nada dos outros candidatos como teria perdido mais de 1 milhão de votos no Nordeste.
A pesquisa já aponta como será a disputa eleitoral no segundo turno. E o PSDB e a mídia tradicional já deram início ao vale-tudo.
Alguém já tinha ouvido falar do Instituto Paraná Pesquisas? Pois é, hoje a revista Época divulgou aquela que seria a primeira sondagem do segundo turno dando Aécio Neves oito pontos à frente de Dilma, mas o que subiu nos trending topics do Twitter não foi o resultado, e sim de onde surgiu o instituto.
As referências no Google são escassas, e em geral tratam de pesquisas feitas só no estado do Paraná. No site do TSE, só há duas sondagens nacionais, registradas no dia 3 de outubro. As duas dizem respeito ao segundo turno, uma com a hipótese de uma disputa entre Dilma e Marina e a outra com um cenário de Dilma contra Aécio.
Ficam algumas questões: por que a revista Época contratou um instituto com rasa experiência em sondagens nacionais para ser o primeiro levantamento divulgado no segundo turno? Será que a ideia é preservar um clima de “onda Aécio”, servindo de assunto nas redes sociais? Ou alguém tem dúvidas de que a campanha tucana não está produzindo dezenas de materiais para circular no Twitter e no Facebook passando a impressão de que a candidatura Aécio deslanchou de vez, sendo sua vitória inevitável?
O Miguel do Rosário já cantou uma outra bola nesse post a respeito do diretor do instituto, Murilo Hidalgo, que seria o escolhido do governador reeleito Beto Richa para dirigir a Celepar, companhia paranaense de TI. Além disso, Miguel também faz o cálculo dos votos obtidos por Dilma no primeiro turno no Nordeste e os projetados pela sondagem. Fazendo as contas, a petista não só não teria herdado nada dos outros candidatos como teria perdido mais de 1 milhão de votos no Nordeste.
A pesquisa já aponta como será a disputa eleitoral no segundo turno. E o PSDB e a mídia tradicional já deram início ao vale-tudo.
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