terça-feira, 21 de outubro de 2014

FHC ficou sem tomar banho?

Por Altamiro Borges

Mônica Bergamo publicou uma notinha hilária em sua coluna na Folha tucana desta terça-feira (21):

“Hoje, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aloysio Nunes [candidato a vice na chapa de Aécio Neves] e eu vamos ficar sem banho. Acabou a água no califado de Higienópolis”, escreveu o escritor Fernando Morais no Facebook na semana passada, fazendo referência aos tucanos do bairro. Quando o problema passou, ele celebrou: “Vou jantar limpinho. A água voltou ao califado”... A assessoria do Instituto FHC diz que não teria como checar se faltou água também no prédio em que ele mora, pois o ex-presidente está no exterior.

A notinha revela a gravidade da crise de abastecimento de água em São Paulo. Ela agora atinge até os tais bairros nobres da capital – “o califado”, segundo a irônica descrição de Fernando Morais. O problema já era sentido pela população da periferia da região metropolitana há três meses. Mas a velha imprensa ocultou o drama por razões eleitoreiras – num criminoso estelionato para garantir a reeleição do governador Geraldo Alckmin. Além disso, a mídia privada – nos dois sentidos da palavra – nunca se incomodou muito com a situação dos moradores das periferias.

Agora, porém, a tragédia finalmente chegou ao noticiário dos jornalões e de algumas emissoras de rádio e televisão. Somente a revista Veja, que é obrada no esgoto da marginal, evita tratar do tema em suas capas tenebrosas. Mesmo assim, a mídia privada ainda tenta limpar a barra do PSDB, que comanda o Estado há duas décadas. O principal culpado, segundo alguns “calunistas”, ainda é o esquerdista São Pedro, inimigo do cambaleante Aécio Neves. Há poucas críticas à falta de planejamento e de investimentos dos governos tucanos neste setor estratégico.

A própria Folha tucana afirma, nesta terça-feira, que “o PT usa a falta de água em SP contra Aécio” – como se o problema não fosse real. Para o jornal, o tema é “explorado nos programas de TV da petista e também nos debates – sempre procurando associar a imagem dos tucanos a falhas de planejamento que acabam prejudicando a população”. A Folha inclusive dá espaço para o presidenciável tucano justificar o problema no setor, afirmando que a crise decorre “da ausência de apoio do governo federal”. Haja cinismo e falsidade! O cara é um "leviano e mentiroso"!

Há dez anos o Palácio do Planalto alertou o governo paulista sobre o colapso do Sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo. Os tucanos, porém, preferiram beneficiar os acionistas da Sabesp, garantindo elevados lucros, ao invés de investir na ampliação dos reservatórios e na manutenção do sistema, que tem vazamentos e desperdícios crônicos e conhecidos. Agora, a falta de água atinge até o “califado” de Higienópolis. Mas FHC não ficará sem o seu banho. Ele sempre fugiu para o exterior nas horas mais difíceis!

*****

Leia também:









Um comentário:

Comente: