domingo, 17 de maio de 2015

EUA dominam ranking mundial da mídia

Por Altamiro Borges

Pesquisa divulgada nessa semana pela consultoria ZenithOptimedia, ligada à multinacional francesa de publicidade Publicis, confirma a força do imperialismo estadunidense nos meios de comunicação. O estudo intitulado "Os 30 maiores donos de mídia em 2015" revela que a maior parte das empresas deste setor estratégico está sediada nos EUA. O Google se mantém com folga na dianteira mundial e ainda ampliou a sua liderança. Agora ele tem uma receita de mídia 136% maior que a da Disney, que ocupa a segunda colocação no ranking. O Grupo Globo, da bilionária famiglia Marinho, aparece em 17º lugar no planeta.

Para elaborar o ranking, a ZenithOptimedia considera receita de mídia como "toda receita derivada de negócios que dão suporte para a publicidade". O seu propósito com a lista é "determinar quais são as empresas mais importantes para o setor de marketing". Depois do Google e Disney estão a Comcast, a 21st Century Fox e a CBS - as cinco primeiras do ranking são estadunidenses. A consultoria credita o vertiginoso crescimento do Google à força da internet e à maior penetração de aparelhos móveis no período, que abriu "novas oportunidades para atingir consumidores com anúncios, componente importante de seu negócio". 

Estes fatores também explicam o resultado do Facebook, o primeiro dos 30 grupos em aumento da receita de mídia - saltou 63% de um ano para outro. A rede social passou de 24ª para a 10ª maior no mundo. Os dois grupos seguintes em aumento da receita de mídia foram o chinês Baidu (cresceu 43%, ao passar do 28º para o 14º lugar) e o brasileiro Grupo Globo (avançou 15%, do 20º para o 17º posto). No caso do Baidu, que deixou para trás seus concorrentes ianques Yahoo! (18º) e Microsoft (21º), pesaram o crescimento do mercado publicitário chinês e as "melhorias na tecnologia de busca".

A lista das maiores empresas de mídia em 2015:

1- Google

2- Walt Disney Company

3- Comcast

4- 21st Century Fox

5- CBS Corporation

6- Bertelsmann

7- Viacom

8- Time Warner

9- News Corp

10- Facebook

17- Grupo Globo


*****

Leia também:





Um comentário:

Comente: