Por Altamiro Borges
A âncora da TVeja, a hidrófoba Joice Hasselmann - que já foi batizada de "Sheherazade da Veja" -, está na berlinda. Ela adora fazer comentários ácidos contra a corrupção e em defesa da ética, sempre tendo como alvo o PT. Nesta semana, porém, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR) acatou a resolução do Conselho de Ética da entidade que comprovou vários plágios praticados pela apresentadora. Diante das graves denúncias, o sindicato decidiu vetar sua participação no quadro de associados.
Segundo o Sindijor, o conselho identificou o plágio em 65 reportagens, escritas por 42 profissionais diferentes, entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014. Eles tiveram seu trabalho apropriado de forma ilícita quando a jornalista mantinha o "Blog da Joice". A apuração do crime foi deflagrada a partir da solicitação de 23 jornalistas, que se sentiram prejudicados pela atual vedete da direita da Veja.online. Para o sindicato, a falsa moralista "se apropriou do trabalho intelectual de colegas de profissão, utilizando isso para dar visibilidade à sua carreira, como se fosse a autora das reportagens".
Segundo relato do Portal Imprensa, "Joice Hasselmann foi advertida por contrafação, quando ocorre produção comercial de um artigo sem autorização do profissional e da entidade que possui a propriedade intelectual. O presidente do Conselho de Ética, Hamilton Cesário, disse que a jornalista teve o direito de se manifestar sobre as denúncias, mas não atendeu a nenhuma convocação. Os jornalistas prejudicados podem ainda encaminhar processos civis contra a profissional que, de acordo com o SindijorPR, além de ter infringido o Código de Ética, feriu a legislação de direito autoral".
A revelação do plágio deixou irritadíssima a serviçal da famiglia Civita. Ao invés de se explicar, ela partiu para o ataque. Nas redes sociais, ela esbravejou: "A escória do jornalismo só podia estar num sindicato ligado à CUT. Minha resposta aos vira-latas. Retournez a la Merde! Caros amigos: vamos pensar numa equação nefasta. Imagine o produto do ócio de gente frustrada aliado ao pseudo intelectualismo (ignorância, burrice, estupidez e, sobretudo, má-fé). Imaginou? Ruim né? Mas tudo pode piorar. Junte a mistura preguiça, inveja, uma boa dose de canalhice e, para finalizar, empacote tudo num sindicato sem vergonha ligado à CUT. Voilá! Temos ai o Sindicato dos Jornalistas do Paraná, que consegue ser boi de piranha e, ao mesmo tempo, um ativista da imbecilidade".
Gente frustrada, ignorante, burra, estúpida, canalha... Será que Joice Hasselmann plagiou estes adjetivos de algum amiguinho amoroso da Veja?
*****
Leia também:
Diante das ameaças de morte a Jô Soares, fernando Morais e outros defensores da Democracia, convidamos a todos a assinarem esta Petição, que será encaminhada ao Ministro da Justiça e ao diretor-geral da Polícia Federal. É preciso que os criminosos sejam identificados e presos, como manda a lei, antes que façam alguma vítima.
ResponderExcluirhttp://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT77590
QUE DEUS ABENÇOE E PROTEJA OS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA QUE LUTAM PARA LEVAR A "VERDADE" E OS FATOS AS PESSOAS.
ResponderExcluirÉ QUE AQUI NO BRASIL SE DEVE SEMPRE, ANTES DE EXPRESSAR OPINIAO SOBRE ALGUNS TEMAS, PESSOAS OU CATEGORIAS, FAZER ALGUM TIPO DE PROLOGO, PORQUE EM SEGUNDOS VOCE É CONDENADO A SER CENSOR, COMUNISTA, FASCISTA, MACHISTA, GAY, TROUXA, PETISTA, TUCANO, ETC ETC (NAO ESCREVO ISSO PARA O SENHOR, ALTAMIRO, MAS EVENTUAIS OUTROS LEITORES, DE DIREITA OU DE ESQUERDA QUE REAGEM ANTES DE LER O TEXTO).
OCORRE QUE TODA VEZ QUE UM PROFISSIONAL DE IMPRENSA EXPRESSA SUA OPINIAO E NAO OS FATOS, LANÇA MAO DE TECNICAS DE MASSIFICAÇAO PARA CONVENCER E NAO PARA INFORMAR, INVENTA FATOS OU COMETE QUALQUER OUTRO TIPO DE BIZARRIA PROFISSIONAL, É DE IMEDIATO, LANÇADO NO ROL DA LIBERDADE DE EXPRESSAO DESDE QUE DEFENDA O NEOLIBERALISMO E O CONSERVADORISMO, QUE SOMOS FORÇADOS A ENTENDER NAO COMO IDEOLOGIA, TENDENCIA, OU O QUE O VALHA E SIM A "VERDADE", A REALIDADE OU O NATURAL. EFEITO DE INCONTAVEIS "EDITORIAIS" AO LONGO DOS ANOS.
ACREDITO QUE PARA LEVARMOS O JORNALISMO A CUMPRIR O SEU NOBRE PAPEL EM NOSSAS VIDAS, DEVAMOS DEIXAR DE TRATAR OS JORNALISTAS COMO SEMI-DEUSES, ANJOS OU DEMONIOS, SUPERMANS OU VITIMAS DE SEUS PATROES. DEVEMOS COMEÇAR A PENSAR NELES COMO GENTE... PESSOAS QUE ERRAM E ACERTAM EM SUAS PROFISSOES E QUE DEVEM SER PREMIADOS AO ACERTAREM E PUNIDOS QUANDO ERRAREM. HA MUITA INDULGENCIA COM VARIAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS NA SOCIEDADE.
LI EM ALGUM BLOG, QUE A BELA JORNALISTA, FOI "ADVERTIDA' PELA ENTIDADE QUE APURAVA A CONDUTA...
NAO QUERO QUE ELA SEJA AMARRADA A UM POSTE E AGREDIDA ATE A MORTE, MAS A ATITUDE DE TER DÓ E LEVA-LA PARA CASA TAMBEM NAO VAI TORNA-LA MELHOR PROFISSIONAL OU SANAR OS DANOS QUE CAUSOU A SEUS COLEGAS. ENTENDO QUE A PUBLICAÇAO DE UMA MATERIA NA MIDIA PRODUZ EFEITOS IMEDIATOS NA VIDA DAS PESSOAS ENVOLVIDAS, QUER PARA PROMOVE-LAS (MUITAS VEZES EM PREJUIZO DE OUTROS) OU DENEGRI-LAS, PORTANTO, O PROFISSIONAL QUE PRATICOU A AÇAO DEVERIA TER ALGUM TIPO DE SANÇAO QUE NAO DEMANDASSE ANOS NA JUSTIÇA PARA PUNIÇOES MINIMAS E QUE FUGISSEM DO CARATER APENAS RETRIBUTIVO DA CONDUTA, MAS TAMBEM COMO FORMA A SANEAR A PROFISSAO. COM O TEMPO, ACREDITO QUE O MERCENARISMO DIMINUIRIA ENTRE OS JORNALISTAS.
CONFESSO QUE SOU EXTREMAMENTE EGOCENTRICO QUANDO ESCREVO ESTE TEXTO. QUERO VOLTAR A VER TELEJORNAL E NAO AS PERFORMANCES DO HORARIO NOBRE; QUERO ACESSAR UM BLOG E NAO ME PREOCUPAR COM QUEM FINANCIA O MESMO (SITUAÇAO OU OPOSIÇAO, QUE NO BRASIL PARECE SER O MESMO...); QUERO ENTRAR NO METRÔ E LER UMA REVISTA OU JORNAL E NAO SER PRESENTEADO COM NARIZ DE PALHAÇO; MAS ACHO QUE O QUE EU QUERO MESMO É TER DE DEIXAR DE ESCREVER PRÓLOGOS QUANDO FOR DAR MINHA OPINIAO. ESTES PROLOGOS SAO, EM PARTE, FRUTO DA AÇAO DE ALGUNS JORNALISTAS QUE NAO CONHECERAM LIMITES.
ABRAÇO.