Por Altamiro Borges
Nesta semana, a Comissão de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica divulgou o seu relatório final sobre as causas da queda do jatinho, em agosto de 2014, que resultou na triste morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de mais seis integrantes da sua comitiva. Ela concluiu que o cansaço dos pilotos e as condições meteorológicas contribuíram para o acidente. "Não é finalidade nossa identificar a culpa ou a responsabilidade de quaisquer pessoas ou instituições. Nosso trabalho é voltado para prevenção", explicou o brigadeiro Dilton José Schuck, chefe do órgão.
Nesta semana, a Comissão de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica divulgou o seu relatório final sobre as causas da queda do jatinho, em agosto de 2014, que resultou na triste morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de mais seis integrantes da sua comitiva. Ela concluiu que o cansaço dos pilotos e as condições meteorológicas contribuíram para o acidente. "Não é finalidade nossa identificar a culpa ou a responsabilidade de quaisquer pessoas ou instituições. Nosso trabalho é voltado para prevenção", explicou o brigadeiro Dilton José Schuck, chefe do órgão.
A mídia privada, que adora fazer sensacionalismo com as tragédias, deu grande repercussão para o relatório. Ela só não fez uma pergunta básica: a quem pertencia o famoso jatinho? Até hoje os donos da aeronave não vieram a público; os recursos usados para sua compra ou locação também não foram explicados. O '"jatinho fantasma" segue gerando indagações em setores da sociedade.
Diante da divulgação do relatório, os familiares do ex-governador de Pernambuco questionaram o seu resultado. "O alegado cansaço e as falhas dos pilotos constituem culpa concorrente, precisando ser elucidada a possibilidade de erro de projeto", afirma a nota dos advogados da família. Mas ela não elucida a quem questionar. Quem é o dono do jatinho? A direção nacional do PSB, responsável legal pela aquisição da aeronave e pela prestação de contas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também não se posicionou.
Já a ex-verde Marina Silva, que voltou a ganhar os holofotes da mídia com as suas posições golpistas pelo impeachment de Dilma, também nada falou sobre o relatório final. Como substituta de Eduardo Campos na vaga de candidata do PSB, que tanto usou o "jatinho fantasma", ela deveria se pronunciar sobre o caso. Mas a tagarela preferiu o silêncio. Já a mídia sensacionalista, que adora escandalizar a corrupção na política, nada investigou sobre a procedência da aeronave. Estranho, muito estranho!
*****
Leia também:
No Jornal Nacional o escárnio com as vítimas em terra, aquelas que aguardam a definição de quem é o proprietário para a cobrança dos reparos nas edificações destruídas pela queda da aeronave. Além de outras indenizações de praxe.
ResponderExcluirDisse o locutor de teleprompter Willian Bonner: "O desafio agora dos proprietários de prédios em Santos é descobrir quem é o dono da aeronave para cobrar seus prejuízos".
E fez cara de paisagem.
A Polícia Federal do Zé Cardoso não conseguiu ainda descobrir o proprietário de uma aeronave identificada, e quer descobrir as fraudes da Petrobrás por meio de doações legais a campanhas eleitorais. É de lascar!
A única certeza é que nem Dilma, Lula, Lulinha ou o PT são proprietários do avião acidentado. Porque se houvesse qualquer possibilidade de envolvê-los, é certo que o PIG o faria... Resta imaginar que os envolvidos se situam em posição contrária a esquerda, de braços dados com filosofias neoliberais. Estranho mesmo é a ANAC não saber informar quem é o dono do avião. Do alto da minha ignorância não vejo dificuldade, afinal todo equipamento que entra no Brasil tem um prontuário. Ou será que não? Hummmmmm........
ResponderExcluir